dcsimg

Faculdades que aceitam o FIES

Pretende pedir o financiamento estudantil do Governo Federal para pagar a faculdade particular? Confira as instituições que aceitam o FIES!

fies-logo

Fazer uma faculdade é uma das formas mais eficazes de evoluir na carreira, principalmente no Brasil. Aqui, ter um diploma de nível superior pode significar um aumento de até 156% no salário, de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado em 2011. Segundo esse levantamento, que envolveu 30 países, os brasileiros são os que mais podem aumentar a remuneração ao fazer uma graduação de nível superior!

No entanto, nem todo mundo consegue passar na universidade pública e a mensalidade da faculdade privada pode pesar bastante no orçamento. Se essa é a sua situação, uma das saídas é tentar o FIES, o financiamento estudantil do Governo Federal que tem juros mais baixos do que os praticados no mercado e oferece uma série de outras facilidades, como prazo de carência para começar a pagar a dívida só depois de formado e parcelamento em vários anos.

O FIES foi criado em 1999, já beneficiou cerca de 2 milhões de estudantes brasileiros e recentemente passou por uma série de modificações. Entre elas, está a exigência de apresentar uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outra mudança importante foi a introdução de um processo seletivo para a concessão dos financiamentos, que passaram a ser limitados.

Com todas essas mudanças, antes de conhecer as faculdades que aceitam o FIES é importante saber se você se cumpre os critérios para pedir o financiamento:

  • Não ter diploma de nível superior.
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Ter participado do Enem com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação, para quem se formou a partir de 2010 (quem concluiu o ensino médio antes de 2010, ou é professor efetivo da rede pública de ensino básico pedindo financiamento para curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisa apresentar o desempenho no Enem).

Você se encaixa nos requisitos? Então descubra a seguir quais são as faculdades que aceitam o FIES!

Faculdades que participam do FIES

Para participar do FIES, a instituição de ensino precisa ter avaliação positiva perante o Ministério da Educação (MEC). São muitas as faculdades particulares que aceitam o FIES em todo o Brasil, com cursos de todas as áreas do conhecimento.

Veja algumas das principais:

Como saber se a sua universidade aceita o FIES

A partir de 2015, a inscrições do FIES passaram a acontecer somente duas vezes por ano e o número de vagas foi limitado. Foi incluída também uma etapa de pré-seleção dos estudantes, um processo muito semelhante ao ProUni, que usa a nota do Enem para classificar os candidatos a um financiamento do FIES.

Devido a esse processo seletivo, agora é necessário escolher uma opção de curso entre aqueles ofertados no semestre. As vagas, portanto, mudam a cada edição do FIES e a forma mais eficaz de descobrir se a universidade onde você pretende estudar aceita o FIES e tem vagas é consultar o site do FIES durante o período de inscrições.

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

A sua universidade aceita o FIES? Você pretende pedir o financiamento? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin