dcsimg

Tem FIES para Enfermagem? Descubra

Quer estudar Enfermagem mas a grana está curta? Veja se você pode financiar o curso pelo FIES!

Segundo o mais recente Censo da Educação Superior, Enfermagem fica entre os dez cursos superiores com mais alunos matriculados no país, ao lado de outras carreiras tradicionais, como Direito e Administração.

Quem pretende engrossar essa estatística e se formar em uma das carreiras que mais vêm crescendo nos últimos anos precisa se preparar. Como costuma acontecer nos cursos da área da Saúde, a concorrência nas universidades públicas é feroz e as mensalidades nas particulares costumam ser bem caras.

Uma solução para quem está com o bolso apertado e sonha em estudar Enfermagem pode ser o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que abre inscrições duas vezes ao ano.

Com o FIES, o aluno só começa a quitar a dívida depois de formado, quando já estiver trabalhando. E a taxa de juros fica abaixo do que é cobrado no mercado. Em alguns casos, dá até para conseguir financiamento a juro zero!

Veja agora se é possível financiar o curso de Enfermagem pelo FIES, saiba que nota precisa tirar para passar no processo seletivo, quando se inscrever e quais faculdades você pode fazer para ingressar nessa carreira!

É possível financiar um curso de Enfermagem pelo FIES?

Pode comemorar. É possível, sim, financiar um curso de Enfermagem pelo FIES.

São centenas de faculdades nos quatro cantos do país que aderiram ao programa e abrem vagas de Enfermagem com financiamento do FIES. Essa pode ser a chance que você estava esperando para se formar sem estourar o orçamento!

Quem pode pedir FIES para Enfermagem?

O FIES trabalha com critérios que consideram a condição econômica familiar e o desempenho dos candidatos no Enem. A intenção é facilitar o acesso à universidade e, ao mesmo tempo, privilegiar bons alunos entre a população que mais precisa de ajuda.

A condição econômica tem que ser comprovada por meio da renda familiar bruta mensal. Ela precisa ser de até três salários mínimos por pessoa em alguns casos e até cinco salários mínimos por pessoa em outros.

Já o desempenho no Enem para se inscrever precisa ser de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Vale apresentar a pontuação de qualquer edição do exame de 2010 para a frente.

Que nota preciso tirar no Enem para conseguir FIES em Enfermagem?

A nota do Enem que você precisa apresentar para conseguir o FIES em Enfermagem pode variar bastante. Ela depende basicamente de três fatores: quantas vagas a faculdade oferece para esse curso, quantos alunos se inscreveram para concorrer a essas vagas e qual a pontuação desses alunos no Enem.

O cruzamento dessas informações estabelece a denominada nota de corte – a menor nota que vai garantir uma vaga. Como ela está sujeita ao número de inscritos e às suas respectivas notas no Enem, não dá para adivinhá-la.

A boa notícia é que no site de inscrição do FIES é possível acompanhar a evolução das notas de corte parciais enquanto o processo seletivo estiver rolando. Com essa informação, você vai poder avaliar se a sua pontuação no Enem seria suficiente para passar. E se não for, dá para escolher outra opção de curso, turno e faculdade, aumentando assim as suas chances de conquistar uma vaga.

Algumas notas de corte para conseguir FIES em Enfermagem

As notas de corte para Enfermagem podem chegar a ser muito mais altas do que o mínimo exigido (os tais 450 pontos na média das provas), ultrapassando em alguns casos os 600 pontos. Vamos ilustrar com exemplos concretos de notas de corte, extraídos de edições recentes do FIES.

No Centro Educacional Anhanguera,  unidade de São Paulo (SP), por exemplo, a nota de corte para Enfermagem no período matutino foi de 492,86 e, para o noturno, de 529,88.

A Universidade Estácio de Sá,  unidade Macaé (RJ), seguiu média semelhante, e a nota de corte final estabelecida para o curso no período noturno ficou em 523,88.

Na Universidade Norte do Paraná, unidade do município de Arapongas, a nota de corte para o curso noturno era relativamente baixa: 497,50.

No interior de São Paulo, a Universidade de Franca teve nota de corte de 523,04 para o curso matutino e – atenção – 662,94 para Enfermagem no período da noite! Tanta diferença entre as notas de corte para o mesmo curso em uma mesma universidade se deve principalmente a o fato de que o curso matutino oferecia seis vagas, enquanto o noturno oferecia apenas uma. É provável também que o período noturno tenha recebido mais inscrições de alunos com boa pontuação no Enem.

Seja como for, uma coisa é certa: quanto melhor o seu desempenho no Enem, maiores serão as suas chances de conseguir sua vaga no FIES para financiar o curso de Enfermagem.

Quando se inscrever no FIES para Enfermagem?

O FIES abre suas inscrições um pouco antes do início de cada semestre letivo. Os interessados têm, portanto, duas oportunidades por ano para tentar o financiamento.

É preciso ter muita atenção, pois o período para se inscrever é curto – apenas quatro dias, começando em uma terça e fechando na sexta-feira da mesma semana. O resultado já é divulgado na segunda-feira seguinte.

Depois disso, se for pré-selecionado, você terá um prazo para ir à faculdade e validar os documentos e mais um período curto para ir à agência bancária assinar o contrato e formalizar o financiamento.

O calendário específico de cada edição é publicado na página oficial do FIES.  Fique ligado que a gente também avisa por aqui!

É interessante também ficar por dentro das regras da edição do FIES em que você vai se inscrever, pois as normas do programa estão em plena fase de mudanças.

Algumas faculdades de Enfermagem que aceitam FIES

Enfermagem é um dos maiores cursos do Brasil em número de alunos. Há centenas de faculdades em todo o país e milhares de vagas. Muitas delas estão disponíveis no FIES.

Quanto ao nível das instituições participantes do programa, pode ficar tranquilo: todas elas foram avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e receberam boas notas em quesitos como qualidade acadêmica, infraestrutura e nível de qualificação dos professores.

Veja a seguir algumas opções de faculdades que costumam oferecer vagas pelo FIES em seus cursos de Enfermagem:

Veja também:

O que faz um enfermeiro?

Tentar Enfermagem pelo FIES está em seus planos? Já sabe em qual faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin