dcsimg

Tem FIES para Psicologia? Descubra

Quer estudar Psicologia mas a mensalidade não cabe no orçamento? Descubra agora mesmo se você pode pedir um financiamento do FIES!

O sonho de se formar em Psicologia muitas vezes esbarra na concorrência das universidades públicas ou no valor das mensalidades das faculdades privadas.

Programas de financiamento, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), podem ser a solução para esse problema. O FIES é uma iniciativa governamental que ajuda a pagar mensalidades de cursos presenciais em universidades particulares.

A dívida só começa a ser quitada depois da formatura, quando o aluno já estiver trabalhando. Há um longo prazo para pagar as parcelas e os juros cobrados estão abaixo da média do mercado.

Ficou interessado no benefício? Então descubra agora mesmo se existe FIES para Psicologia, quando se inscrever, quais as notas de corte e algumas opções de onde estudar!

É possível financiar um curso de Psicologia pelo FIES?

Sim, é possível! A graduação em Psicologia é oferecida pelo FIES em muitas faculdades, em todas as regiões do país.

Quando se inscrever no FIES para Psicologia?

As inscrições para o FIES abrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, geralmente em fevereiro e em julho. Devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site FIES Seleção.

Mas fique de olho, pois é tudo muito rápido. As inscrições abrem na terça-feira, encerram na sexta-feira da mesma semana e o resultado já sai na segunda-feira seguinte.

São poucos dias para se inscrever e poucos dias também para concluir todos os procedimentos caso seja pré-selecionado. É que depois dessa primeira fase feita pela internet, o candidato pré-aprovado tem alguns dias para validar os documentos na faculdade onde vai estudar e, depois disso, mais alguns dias para ir ao banco assinar o contrato.

O calendário exato só é definido poucos dias antes de abrir o processo seletivo. É nessa época também que dá para consultar quantas vagas estarão disponíveis e em quais faculdades.

Quem pode pedir FIES para Psicologia?

Os candidatos que podem participar da seleção do FIES são aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtiveram desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Outro critério obrigatório a cumprir é o econômico – o FIES só beneficia estudantes que não teriam condições de arcar integralmente com os gastos de uma faculdade particular.

Dependendo da modalidade do contrato, o teto para participar do programa pode ser de até três ou até cinco salários mínimos de renda familiar bruta mensal por pessoa.

Que nota preciso tirar no Enem para conseguir FIES em Psicologia?

Embora a nota mínima para se inscrever no FIES seja de 450 pontos no Enem, para o curso de Psicologia essa pontuação geralmente não basta. O histórico das notas de corte mostra que quem consegue uma vaga em Psicologia pelo FIES apresenta acima de 500 pontos.

Caso você não saiba como funcionam, as notas de corte são estabelecidas de acordo com o número de vagas oferecidas, o número de inscritos e as notas que esses inscritos tiraram no Enem. Por isso ela é tão variável. Cada curso de cada faculdade terá uma nota de corte específica – que muda também a cada edição do FIES.

E mais: durante o período das inscrições, ela varia também a cada dia, de acordo com os candidatos que vão se inscrevendo. Nessa época é possível acompanhar em tempo real a mudança das notas no site de inscrições.

Veja abaixo algumas notas de corte referentes às vagas de Psicologia extraídas de edições recentes do FIES:

  • Centro Universitário Anhanguera, unidade de Niterói (RJ): 529,18 (noturno)
  • Universidade Cruzeiro do Sul, unidade de São Paulo, capital: 529,86 (matutino) e 563,76 (noturno)
  • Universidade de Franca (SP): 568,82 (matutino) e 589,64 (noturno)
  • Universidade Norte do Paraná, unidade Londrina (PR): 539,50 (matutino) e 552,68 (noturno)
  • Faculdade Pitágoras, unidade Uberlândia (MG): 573,22 (matutino), 542,76 (noturno) e 495,12 (integral)
  • Universidade Cidade de São Paulo, unidade São Paulo, capital: 573,60 (noturno)
  • Universidade Estácio de Sá, unidade Macaé (RJ): 528,70 (noturno)

É importante assinalar que as notas de corte parciais são apenas uma referência. Ter a pontuação igual ou superior às notas divulgadas não significa que o candidato terá acesso imediato ao financiamento. É preciso esperar o encerramento do processo seletivo.

Algumas faculdades de Psicologia que aceitam FIES

Psicologia está entre os cursos mais buscados do país e existem muitas faculdades que oferecem essa graduação em todas as regiões brasileiras. Muitas dessas instituições disponibilizam vagas por meio do FIES.

O bom é que todas as faculdades participantes do programa já foram avaliadas pelo Ministério de Educação (MEC) e tiveram boas notas, o que garante sua qualidade de ensino e, em consequência, a valorização do diploma no mercado de trabalho.

Algumas instituições que tradicionalmente oferecem vagas em Psicologia pelo FIES são:

Veja também:

Saiba mais sobre a graduação em Psicologia

Vai tentar o FIES para Psicologia? Já verificou se cumpre os requisitos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin