dcsimg

Confira o gabarito oficial do Enem 2016

Veja como consultar o gabarito oficial do Enem 2016 divulgado pelo MEC!

Gabarito Enem

Os 5,8 milhões de participantes do Enem 2016 podem consultar o gabarito oficial das 180 questões objetivas, para os quatro modelos de prova.

A correção do Enem segue o modelo “Teoria de Resposta ao Item (TRI)” e é bem mais complexa do que a soma dos acertos. Por isso, não dá para saber sua nota antes de sair o resultado do Exame. Porém, ao conferir suas respostas com o gabarito oficial, o candidato pode ter uma ideia de como foi nas provas.

Confira aqui como consultar o gabarito oficial divulgado pelo MEC, veja quando sai o resultado e como usar seu desempenho para entrar na faculdade!

Gabarito oficial do Enem 2016

O gabarito oficial pode ser acessado no site oficial do Enem a partir do dia 9 de novembro.

Qualquer pessoa pode consultar o material gratuitamente, sem a necessidade de colocar número de inscrição, CPF ou senha.

Resultado do Enem 2016

O MEC já divulgou a data do resultado do Enem 2016: 19 de janeiro de 2017. A partir desse dia, o participante deve entrar com seu login e senha na página do Enem para ver que nota tirou em cada uma das cinco provas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Como usar a nota do Enem 2016 para entrar na faculdade

Com seu desempenho no Enem 2016 você pode conquistar uma vaga no ensino superior. São pelo menos quatro processos seletivos, com critérios variados de participação. Confira um resumo:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): oferece vagas em universidades públicas de todo o País. Para participar das duas edições de 2016, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem 2016.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): distribui bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares a estudantes de baixa renda. Além de se encaixar nos critérios de renda familiar e escolaridade, o candidato precisa apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem 2016. O ProUni tem duas edições em 2017, em janeiro e em junho.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): o crédito estudantil do Governo Federal destinada a pessoas de baixa renda está cada vez mais difícil de conseguir, mas deve ser mantido em 2017. Para participar, é necessário cumprir o critério de renda familiar e ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ingresso direto: aqui, cada faculdade define seu próprio critério de uso da nota do Enem para preencher suas vagas. O candidato que alcançar o desempenho exigido só precisa fazer a matrícula, sem vestibular.

Confira algumas instituições que aceitam a nota do Enem para ingresso direto, além de participarem do ProUni e do FIES:

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como foi seu desempenho no Enem 2016? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin