dcsimg

IGC: Medindo a Qualidade das Universidades Federais

O MEC usa o IGC (Índice Geral de Cursos) para avaliar universidades federais. Conheça mais sobre o IGC e o que essa nota significa!

IGC: Uma Nova Avaliação do MEC para as Universidades Federais Brasileiras

IGC: Um novo instrumento para comparar a qualidade das Universidades Federais

No início desta semana ( última semana de Abril de 2010 ), o MEC anunciou que vai adotar um novo índice oficial para avaliar as Universidades Federais Brasileiras o IGC ( Índice Geral de Cursos ).

O IGC, no caso, não é um indicador novo ( ele existe desde o ano de 2007 ) mas somente agora, depois de 2 edições e depois de muitas melhorias, o MEC sente que o índice está pronto para se tornar um índice oficial de avaliação.

Embora ele também seja calculado para algumas universidades particulares, o principal objetivo do IGC a partir deste ano ( 2010 ) vai ser avaliar a qualidade das Universidades Federais para que os candidatos tenham uma forma de medir a qualidade das instituições.

Com o novo modelo de ENEM e com a implantação do SISU ( que usa a nota do ENEM na disputa de vagas na Universidades Federais ) ficou mais fácil para um aluno escolher em que local do Brasil vai querer estudar, por isso a necessidade da criação do IGC para comparar a qualidade.

Um aluno que fez o ENEM no Paraná por exemplo, pode facilmente se cadastrar no SISU e concorrer a uma vaga em uma Universidade Federal na Bahia. Confira abaixo como vai ser dada a nota do IGC.

O Cálculo da Nota do IGC

O cálculo da nota do IGC para as universidades vai levar em conta diversos aspectos: nota dos alunos no ENADE, notas de avaliação dos professores, quantidade de alunos da universidade que fazem matriculados no mestrado, quantidade de alunos que fazem doutorado, etc… construindo um panorama completo da realidade da universidade.

Depois de obtidos todos esses valores, a nota do IGC vai então ser somada e processada formando um número que vai de 0 a 500 pontos, esta quantidade de pontos vai determinar a quantidade de estrelas da Universidade Federal avaliada:

Faixas de Notas e Quantidades de Estrelas para o IGC

Confira abaixo a nota geral das Universidades Brasileiras no IGC de 2008:

IGC: Universidades e Quantidade de Estrelas

Note que a maioria das universidades ( Públicas e Particulares ) atingiu 3 estrelas, que é considerada uma boa nota.

No entanto uma grande parte obteve 2 estrelas ( uma nota ruim ), sendo que 14 conseguiram 1 estrela ( nota péssima ).

Do outro lado do gráfico, uma pequena quantidade de universidades conseguiu 4 estrelas ( nota muito boa ) e apenas 22 obtiveram a nota máxima de 5 estrelas no IGC.

A partir deste ano ( 2010 ) a nota do IGC será atualizada anualmente e será administrada pelo INEP, o mesmo orgão que organiza os processos do ENEM, SISU e PROUNI.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin