dcsimg

Confira o passo a passo para se inscrever no ENEM 2017

Descubra como fazer sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio em 2017!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. O documento tem todas as informações sobre o maior vestibular do país: cronograma, o que vai cair na prova, quando será a aplicação e muito mais.

Todo participante do Enem deve ler o edital com a maior atenção do mundo. O MEC não dá colher de chá para ninguém e o candidato que perder qualquer um dos prazos vai ficar de fora do Exame. Não tem justificativa que resolva.

Vamos dar uma forcinha para você ficar por dentro de tudo o que diz respeito às inscrições do Enem 2017: quando acontecem e o passo a passo para garantir sua participação. Ao final, vamos contar também o que você vai poder fazer com a nota do Exame. Fique ligado!

Quando acontecem as inscrições do Enem 2017

As inscrições do Enem abrem às 10 h do dia 8 de maio e se encerram às 23h59 do dia 19 de maio.

Passo a passo para se inscrever no Enem 2017

O primeiro passo é se programar para fazer sua inscrição logo nos primeiros dias. A gente nunca sabe quando a “lei de Murphy” vai atacar e é preciso estar prevenido. Já pensou se dá um problema no computador bem no último minuto? Ou se você tem um imprevisto daqueles?

O processo é simples, mas o formulário de inscrição é longo e pode acontecer de o sistema ficar um pouco mais lento devido à quantidade de acessos. Por isso, recomendamos também que você reserve pelo menos uma hora em sua agenda para fazer tudo com atenção e tranquilidade.
Vamos contar aqui o passo a passo resumido e, em seguida, falar de casos específicos.

Entre os dias 8 e 19 de maio, faça o seguinte:

  1. Acesse o site oficial do Enem.
  2. Preencha todos os dados solicitados: número do CPF e da identidade (RG), dados pessoais, informações sobre a escola onde vai concluir o ensino médio (caso ainda esteja matriculado), condição social, etc.
  3. Informe um e-mail pessoal válido. Importante: o MEC proíbe que duas pessoas (ou mais) se inscrevam com o mesmo e-mail.
  4. Escolha o idioma da prova de língua estrangeira: Inglês ou Espanhol
  5. Caso queira fazer o Enem na condição de “treineiro”, marque a opção correspondente.
  6. Selecione, na lista de municípios, a cidade onde você quer fazer o Enem. Seu local de prova será esse, provavelmente.
  7. Indique se precisará de atendimento especial ou específico (vamos falar sobre isso mais adiante)
  8. Revise as informações e confirme o cadastro.
  9. Baixe o boleto (caso não seja isento)
  10. Pague a taxa de inscrição.

Qual é a taxa de inscrição do Enem 2017?

A taxa de inscrição para fazer o Enem 2017 é de R$ 82,00. O boleto deve ser pago até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios.

Fique de olho no prazo! A dica aqui é fazer a inscrição nos primeiros dias, imprimir o boleto e fazer o pagamento o quanto antes. Se perder o prazo, o participante não terá a inscrição confirmada e consequentemente não poderá fazer o Enem.

Como funciona a isenção da taxa de inscrição do Enem 2017

Há dois casos em que o participante do Enem 2016 não precisa pagar a taxa de inscrição:

  • Estudantes de escolas públicas: ficam isentos automaticamente. Para isso é preciso estar matriculado no terceiro ano do ensino médio de escola pública devidamente declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.
  • Estudantes de baixa renda: precisam solicitar a isenção no ato da inscrição, usando o Número de Inscrição Social (NIS). Para que a isenção seja concedida, o participante precisa estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico). O MEC irá verificar se o participante realmente é de baixa renda e se tem direito à isenção.

E atenção! Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição no ano anterior, não compareceu para fazer a prova e não justificou a ausência ou teve a justificativa rejeitada não poderá fazer o Enem gratuitamente em 2017.

Atendimento especial ou específico do Enem 2017

Os participantes que necessitarem de atendimento especial ou específico precisam solicitá-lo no ato da inscrição (inclusive tempo adicional para fazer a prova, se for o caso).

Dependendo de sua condição, é necessário enviar, no momento da inscrição, laudos médicos, declarações ou pareceres para comprová-la.

As situações que podem exigir atendimento especial ou específico estão todas listadas no edital do Enem, bem como o procedimento para cada uma. Lactantes, deficientes auditivos e visuais, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção são alguns exemplos.

Uso do nome social no Enem 2017

Os participantes do Enem 2017 que desejarem ser tratados por seu nome social deverão fazer a solicitação após a inscrição, na página do participante, entre os dias 29 de maio e 4 de junho. É necessário enviar documentos comprobatórios e aguardar a análise. Todos os detalhes para esse procedimento também estão no edital do Exame.

Quando vai ser a prova do Enem 2017?

O Enem em 2017 será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. A ordem das provas mudou com relação ao ano anterior. Confira:

Primeiro dia do Enem 2017: 5 de novembro

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Redação

Segundo dia do Enem 2017: 12 de novembro

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Universidades que aceitam a nota do Enem 2017

Com a nota do Enem 2017 é possível participar de programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, caso cumpra os requisitos, bem como ingressar diretamente em faculdades privadas sem precisar fazer vestibular.
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Vai fazer o Enem 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin