dcsimg

Como fazer sua inscrição no ENEM 2017

Veja tudo que é preciso para fazer sua inscrição no Enem 2017 e garantir sua participação no maior exame do Brasil!

No Enem, além das provas, um dos momentos que mais exigem a atenção dos participantes é o momento da inscrição.

Nesse processo é preciso ficar de olho bem atento, já que qualquer deslize pode significar uma séria dor de cabeça.

Não prestar atenção nas datas, esquecer de pagar a taxa de inscrição, não acompanhar a confirmação no sistema: tudo isso pode resultar desclassificação do candidato antes mesmo de fazer as provas.

As inscrições acontecem ao longo de pouco mais de uma semana, no mês de maio. Veja a seguir o que fazer para garantir sua participação no Enem 2017!

Quando abre a inscrição do Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 abrem a partir das 10 h do dia 8 de maio e se encerram pontualmente às 23h59 do dia 19 do mesmo mês.

O prazo é bem razoável. São mais de 10 dias para informar os dados necessários, pagar a taxa de inscrição e acompanhar a confirmação.

Quem não se ligar nas datas vai ficar de fora do Enem. Isso porque o MEC não abre uma segunda inscrição nem aceita pedidos fora do prazo.

Como fazer a inscrição do Enem 2017

Fazer a inscrição é muito simples. O candidato só precisa acessar o site oficial do Enem no prazo determinado, informar dados pessoais, deixar e-mail e telefone de contato e seguir todas as instruções do sistema.

Aqui, aliás, vale um alerta: informe um e-mail e um número de telefone válidos. Esse é o canal que o MEC irá usar para se comunicar com você caso haja algum imprevisto.

É na inscrição que o candidato indica a prova de língua estrangeira que prefere fazer (Inglês ou Espanhol) e se vai precisar de alguma assistência especial, como sala acessível, acompanhamento para surdos ou cegos, idosos, pessoas com deficiência física, etc.

Ao final de todo esse processo, o sistema dará acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU) – que nada mais é do que o boleto com o valor da taxa de inscrição.

Quanto custa fazer o Enem 2017

Esse ano quem for fazer o Enem terá que preparar o bolso. A taxa de inscrição subiu bastante em relação a 2016, passando de R$ 68 para R$ 82.

Ainda assim, o Enem continua muito mais barato que a maioria dos vestibulares tradicionais.

O pagamento deve ser feito a partir do boleto gerado no momento da inscrição.O prazo máximo é até o dia 24 de maio. Os participantes podem imprimir o documento e levá-lo a qualquer banco, agência dos correios ou casa lotérica. Só dá para pagar à vista.

A inscrição só é validada depois que o valor da taxa for processado pelo banco. A dica é fazer o pagamento o quanto antes e acompanhar o processo pela página do participante do Enem. Se houver algum problema, você ainda terá tempo hábil para resolver.

Ah, um último detalhe: quem fizer a inscrição e depois desistir de fazer o Enem não será reembolsado. Também não dá para transferir a taxa para outra pessoa.

Quem tem direito à isenção da inscrição no Enem 2017

Estudantes de escola pública que estejam terminando o ensino médio este ano terão isenção automática do valor do Enem.

Uma mudança importante implementada pelo MEC em 2017 é a forma de solicitar isenção por pessoas de baixa renda.

Agora a isenção só será concedida se o solicitante constar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Essa atitude, segundo o MEC, serve para evitar fraudes.

Confirmação da inscrição do Enem 2017

Se você preencher todos os dados corretamente e efetuar o pagamento da taxa no prazo indicado (exceto para os isentos), provavelmente não terá problemas com a sua inscrição.

A confirmação do pagamento deve acontecer poucos dias depois que você finalizar o processo.

Alguns meses mais tarde (em outubro, mais ou menos), você terá acesso ao cartão de confirmação da inscrição. Nele constam dados como o local de prova, a sala, o número de inscrição, solicitação de assistência especial, etc.

O cartão pode ser acessado pelo site do participante do Enem ou por meio do aplicativo oficial para celulares.

O MEC recomenda fortemente que os candidatos imprimam e levem o cartão no dia da prova, para evitar qualquer tipo de problema.

As provas do Enem 2017

Entre as mudanças mais radicais no Enem 2017 estão as datas de aplicação das provas. Se antes o Exame acontecia num só fim de semana, agora serão dois domingos consecutivos.

Anote aí as datas do Enem 2017:

5 de novembro

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

12 de novembro

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

O formato das provas continua igual. Cada uma, exceto Redação, trará 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, o tempo total para fazer os exames será de cinco horas e meia e no segundo, quatro horas e meia.

E lembre-se: os portões abrem pontualmente ao meio-dia, fecham às 13 h e as provas começam às 13h30. Todos os horários são com base na hora oficial de Brasília.

Por que vale a pena fazer o Enem?

O Enem é o grande passaporte de acesso ao ensino superior hoje no Brasil.

Com ele é possível:

  • Conseguir vagas em universidades públicas em todo o país
  • Obter bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas de primeira linha
  • Financiar os estudos a juros baixos
  • Ter acesso direto em faculdades particulares, sem precisar fazer um novo vestibular

Pensando nisso, escolhemos algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC que participam dos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal e ainda oferecem ingresso direto a quem fez o Enem. Conheça:

Veja também:

Tudo o que você precisa saber sobre o Edital do ENEM 2017

Vai participar do Enem este ano? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin