dcsimg

Inscrições para o Novo ENEM Prorrogadas até Domingo (19/07/09)

Vai fazer o Enem 2009? Então confira nossas dicas de inscrição e evite os erros em seu cadastro!

Novo ENEM: Milhões de Inscrições e Congestionamento

Muita gente deixou para última hora… nos dois últimos dias disponíveis para a inscrição da prova do Novo ENEM houveram tantos cadastramentos simultâneos que a rede do MEC / INEP caiu e o site ( apesar de todo o aparato técnico mobilizado ) chegou a sair do ar por alguns instantes, para o desespero de alguns estudantes.

A organização da prova, assim que lançou o Novo ENEM, esperava que entre 5 e 10 milhões de pessoas realizassem suas inscrições, mas se decepcionou devido a baixa quantidade de inscrições que até ontem ( 17/07/2009 ) tinham somado somente 3,7 milhões de inscritos. Este número de inscritos, 26% menor que a previsão mais negativa, surpreendeu a direção, mas em parte pode ser explicado por alguns fatos:

  • Como as inscrições foram realizadas somente pela Internet, muitos alunos, especialmente de regiões carentes e com poucos recursos, não conseguiram acessar o site e se inscrever.
  • Muitos candidatos também não conseguiram se inscrever devido ao fato do CPF ser obrigatório para o cadastro e muitos deles ainda não terem o documento. Muitos alunos chegaram a requisitar o seu CPF para poder se inscrever no Novo ENEM, mas justamente devido a este aumento de pedidos a Receita Federal tem demorado mais para validar e enviar os números.
  • Muitos alunos devido a inexperiência em utilizar um sistema de cadastramento online acabaram se cadastrando de maneira errada, não completando todas as etapas necessária, não conseguindo por exemplo emitir o boleto do Novo ENEM.
  • Como grande parte dos candidatos acabou deixando o cadastramento para o último momento, o site acabou ficando congestionado e apresentando problemas que acabaram impedindo o cadastro correto.

Alívio para Quem não se Cadastrou no Novo ENEM

Verificando o crescente número de cadastramentos, depois de um breve período de quedas na semana anterior, a organização da prova do Novo ENEM, resolveu prorrogar o prazo de inscrição até o próximo domingo ( 19/07/09 ).

Com esta medida os alunos que tentaram se cadastrar e encontraram o site do Novo ENEM fora do ar e os alunos que requisitaram o seu CPF e o documento ainda não foi validado na Receita Federal ganham uma nova chance.

Nestes novos dias disponíveis, a expectativa dos organizadores do Novo ENEM é que aproximadamente mais 2,5 milhões de pessoas consigam realizar suas inscrições, numa média de 500.000 novos participantes se inscrevendo por dia, a média final de inscrições subindo para cerca de 6 milhões.

Problemas Comuns Encontrados pelos Alunos que estão se Inscrevendo no Novo ENEM

O Guia da Carreira em uma reportagem recente sobre as inscrições do novo ENEM obteve mais de 100 comentários de alunos, com diversos tipos de problemas que eles tem encontrado durante a sua inscrição. Para facilitar a vida de quem ainda não se inscreveu, nossa equipe resumiu o organizou os principais problemas para que os novos inscritos não tenham as mesmas dores de cabeça:

Problemas com o CPF

Devido ao fato do CPF ser obrigatório nas inscrições para o ENEM 2009 muita gente foi pega de surpresa e como ainda não tinha providenciado o documento não pode realizar suas inscrições no Novo ENEM. Quem já pediu o seu CPF, mas ainda não o recebeu, pode procurar pelo número do mesmo no site da Receita Federal neste link: Cadastro de Pessoas Físicas ( CPF ).

Pode acontecer de o número já estar disponível mas ainda não ter sido validado pela Receita Federal, neste caso a única medida a ser tomada é ter paciênca e tentar se cadastrar novamente no Novo ENEM todos os dias.

É importante lembrar que uma pessoa jamais pode usar o número dos documentos de outra pessoa para nenhum tipo de cadastro. Usar o documento alheio no Brasil é crime e configura Falsidade Ideológica. Quem já usou o CPF de outra pessoa na sua inscrição, é melhor comunicar a organização da prova pelo telefone 0800-616161 e cancelar a sua inscrição para evitar maiores problemas. Quem não cancelar a sua inscrição com o CPF alheio e fizer a prova do Novo ENEM é provavel que tenha a sua prova invalidada. O melhor a ser feito é cancelar esta inscrição irregular e fazer novamente com o CPF próprio.

Problemas com o Navegador

O navegador Internet Explorer 6.0 por ser um navegador antigo vem apresentando muitos problemas com o site do Novo ENEM, já que o site utiliza tecnologias mais modernas. Quem tem este navegador instalado e não está conseguindo acessar corretamente o site do Novo ENEM, nossa equipe recomenda que faça download e utilize o navegador Mozilla Firefox.

Problemas com o Boleto

Milhares de pessoas vem tendo problemas com o boleto do Novo ENEM, sendo este o problema mais comum. Caso você tenha esquecido de imprimir o seu boleto ou então tenha acontecido algum problema com o computador ou impressora na hora de imprimi-lo você pode gerar outro acessando a sessão Acompanhe a Sua Inscrição na página inicial do Site do Novo ENEM.

Caso você não tenha impressora disponível para imprimir, basta gerar o boleto e copiar os números do código de barras do mesmo. Tendo anotado este número de código de barras, você poderá pagar o boleto tanto nos caixas eletrônicos quanto nos caixas manuais.

Caso o site do seu banco permita que você pague seu boleto online também é uma boa solução.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin