dcsimg

Inscrições para a Segunda Edição do SISU 2010

O Sisu, que seleciona alunos para as Universidades Federais a partir da nota do Enem, vai ter uma nova edição em junho de 2010. Confira!

SISU 2010: Uma Nova Rodada Será Aberta em Junho

Especial SISU do Guia da Carreira

O MEC definiu recentemente a data de inscrição e também o novo modo de funcionamento para a segunda edição do SISU 2010.

O SISU é um sistema novo e foi criado pelo governo para aproveitar a nota do ENEM no vestibular das Universidades Federais.

No caso esta segunda edição do SISU 2010, apelidado de SISU de Inverno, o sistema vai selecionar alunos para as Universidades Federais que tem vestibular no meio do ano.

O MEC calcula que nesta edição devem ser oferecidas menos vagas ( o que vai tornar este SISU mais competitivo ) pois nem todas as Universidades Federais tem vestibular no meio do ano ( a maioria tem vestibular somente no começo do ano ), mesmo assim vai ser uma excelente opção para os alunos que fizeram o ENEM 2009 e que querem garantir a sua vaga em uma Federal.

A primeira edição do SISU 2010, teve 51 Universidades Federais participantes e ofereceu 48.000 vagas nos institutos federais.

As inscrições para a segunda edição do SISU vão ser realizadas nos dias 10 e 14 de Julho e serão abertas a todos os alunos que fizeram o ENEM 2009.

Mudanças para a Segunda Edição do SISU 2010

Ao contrário da primeira edição do SISU 2010 que aconteceu em 3 etapas, esta nova edição será mais simples e irá acontecer em somente 1 etapa.

O aluno, no caso, só vai precisar se cadastrar uma única vez e irá concorrer durante todo o SISU.

Outra mudança importante que vai acontecer é relativa a quantidade de cursos que o aluno poderá escolher: serão somente 2 opções de curso.

O sistema melhorado do SISU vai funcionar da seguinte maneira:

  • Caso o aluno tenha nota no ENEM suficiente para ser aprovado na sua primeira opção, ele será convocado para fazer a sua matrícula e sairá automaticamente do sistema.
  • Caso o aluno tenha nota no ENEM suficiente para ser aprovado na sua segunda opção, ele poderá escolher fazer a sua matrícula ou então continuar no sistema e participar das 3 chamadas.
  • Caso o aluno não tenha nota o bastante para ser aprovado em nenhuma das suas opções, terá 3 chances ( 3 chamadas ) para ser convocado. Se ainda sobrarem vagas e o aluno não for convocado nestas 3 chamadas, ele ainda terá uma chance final caindo na lista de espera do SISU. Esta lista de espera, no caso, ficará ativa até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas. Se não sobrarem vagas não haverá a lista de espera.

Confira abaixo um comparativo entre a versão anterior do SISU e a nova versão para entender melhor as mudanças:

SISU 2010: O sistema foi melhorado para a edição de Junho

O modelo do SISU foi alterado pelos seguintes motivos:

  • O fato do aluno ter que se cadastrar 3 vezes além de dar mais trabalho para o aluno fazia com que ele escolhesse vários cursos diferentes durante o seus cadastros. Desta maneira muitas vezes os alunos eram aprovados em cursos que não queriam e acabavam não fazendo a matrícula.
  • A quantidade de opções de curso que o aluno pode escolher foi reduzida para 2 opções pelo mesmo motivo: assim o aluno só escolhe os cursos que realmente quer fazer.
  • Como só vai haver uma única fase de cadastro, o site do SISU vai ficar menos congestionado.

Com estas medidas o MEC espera tornar o SISU mais simples, mais eficiente e também evitar que sobrem vagas no final. No final da primeira edição do SISU 2010, acabaram sobrando 7.000 vagas.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin