dcsimg

Lista de aprovados FIES 2017

Veja onde, quando e como acessar o listão com os selecionados para o financiamento do FIES em 2017!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) oferece uma bela ajuda para o estudante de baixa renda cursar uma faculdade.

No primeiro semestre de 2017 são oferecidas quase 150 mil vagas. As inscrições duram apenas quatro dias – de 7 a 10 de fevereiro – e o resultado sai logo em seguida.

Descubra a seguir tudo sobre a lista de aprovados do FIES 2017: quando sai, como acessar e o que fazer caso seu nome não esteja entre os contemplados.

Quando sai a lista de aprovados do FIES 2017?

A lista com os nomes dos pré-selecionados na chamada única do FIES 2017 sai no dia 13 de fevereiro.

O MEC manda algum tipo de aviso aos aprovados?

Não. Assim como acontece em outros processos seletivos nacionais que usam a nota do Enem para classificar os candidatos, no FIES o Ministério da Educação (MEC) não envia nenhum tipo de aviso ou comunicado – nem por e-mail, mensagem de celular, correios ou telefone.

É responsabilidade do candidato ir atrás dessa informação e seguir todos os procedimentos determinados no site do FIES.

Onde encontrar a lista de aprovados do FIES 2017?

Existem duas formas de descobrir se você foi pré-selecionado no FIES 2017:

  1. Acessando o site oficial do FIES Seleção.
  2. Consultando diretamente a faculdade onde você escolheu pedir o financiamento.

Quantas chamadas tem o FIES 2017?

O FIES 2017 tem apenas uma chamada.

Fui aprovado na primeira chamada do FIES 2017. Preciso fazer mais alguma coisa?

Sim. É importante ficar muito ligado, pois aparecer na lista de aprovados não garante o financiamento. O pré-selecionado tem um prazo para se inscrever em outro sistema, o SisFies, e dar continuidade aos procedimentos para obter o financiamento: até o dia 20 de fevereiro.

É preciso cumprir a etapa no SisFIES, apresentar a documentação solicitada na faculdade onde conseguiu o financiamento e depois comparecer ao banco para fazer o contrato (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Quem não seguir exatamente os passos determinados pelo MEC dentro do prazo, ou não conseguir comprovar alguma informação, perde o benefício e passa a vaga para o próximo colocado que estiver em lista de espera.

Como funciona a lista de espera do FIES 2017?

A lista de espera do FIES é automática. Tudo o que você precisa fazer é acompanhar, no site do FIES Seleção, se o seu nome está na lista, qual a colocação e se foi convocado.

Novamente, essa é uma responsabilidade do candidato. O MEC não avisa, manda mensagem ou e-mail.

Quem conseguir uma vaga pela lista de espera também precisa ser ligeiro. Será necessário fazer o cadastro no SisFIES, levar a documentação até a faculdade onde foi selecionado e assinar o contrato de financiamento no banco, tudo dentro do prazo determinado pelo MEC para não perder a vaga.

Não passei no FIES. E agora?

O FIES é o último dos processos seletivos nacionais que usam a nota do Enem a abrir inscrições antes de começar o semestre letivo. Primeiro tem o Sisu, que oferece vagas em universidades públicas, depois vem o ProUni, que distribui bolsas de estudos e só depois de sair o resultado deste último é que acontece o FIES.

O Sisu e o ProUni acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. O FIES, por sua vez, vem passando por uma série de mudanças nos últimos anos e ainda não se sabe exatamente quais serão os critérios para as próximas edições.

Se você não passou no FIES e puder esperar até o meio do ano, pode tentar uma vaga no Sisu ou ProUni.

Para quem tem planos de começar a estudar no primeiro semestre, há alternativas interessantes de bolsas, financiamentos, políticas de descontos e uma série de facilidades oferecidas tanto pelas próprias universidades como por instituições privadas de crédito estudantil.

Onde estudar?

Somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem oferecer vagas no FIES. Selecionamos algumas que participam do programa e ainda têm boas políticas de descontos e bolsas:

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Está concorrendo a um financiamento do FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin