dcsimg

Saiba como e quando ver a lista de aprovados do FIES 2018

Descubra o que fazer para buscar seu nome entre os pré-selecionados para um financiamento estudantil do Governo Federal!

Nada mais emocionante do que participar de um processo seletivo tão concorrido, aguardar alguns dias e então, na data prometida, encontrar o nome na lista dos aprovados.

Só de falar no assunto, você já imagina a cena, não é? Afinal, esse é o sonho de todo mundo!

Quem participa do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também passa por essa mesma montanha-russa de emoções: entre o encerramento das inscrições e a divulgação dos nomes dos aprovados há apenas um fim de semana! Mas são dias de muita, muita expectativa.

Se você já está querendo saber quando sai a lista de aprovados do FIES 2018, nós temos a resposta: role a tela mais um pouquinho e descubra.

Ah, também aproveite para conhecer algumas faculdades bem legais onde você vai poder estudar com a ajuda do FIES em 2018!

Quando acontece o FIES 2018

Em 2018 haverá duas edições do FIES – uma no primeiro e outra no segundo semestre.

A do primeiro semestre deve ocorrer por volta do início de fevereiro de 2018. Ela começa normalmente uns quinze ou vinte dias depois da divulgação dos resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É que logo depois da divulgação dos resultados do Enem começa o Sisu, o processo que distribui vagas em universidades públicas, e na sequência vem o ProUni, para quem quer tentar bolsa de estudos do governo federal em faculdade particular.

O FIES só começa depois que esses dois se encerram.

Todo o processo é feito pelo site oficial do FIES Seleção. As inscrições abrem a partir das 10 h de uma terça-feira e se encerram às 23h59 da sexta-feira da mesma semana. São apenas quatro dias para encontrar a vaga ideal, verificar se ultrapassa a nota de corte (a pontuação suficiente para passar, que pode ir mudando) e, caso não consiga, mudar de opções até encontrar uma vaga interessante, que corresponda aos seus objetivos.

O FIES do segundo semestre deve começar entre a última semana de julho e as primeiras de agosto e segue exatamente o mesmo modelo da primeira edição.

As datas exatas só são divulgadas mesmo poucos dias antes da abertura do processo seletivo. Fique ligado que vamos contar por aqui!

Como e quando ver a lista de aprovados no FIES 2018

Você já vai poder ver a lista de aprovados no FIES 2018 na segunda-feira seguinte ao encerramento do processo seletivo.

Para isso, deve acessar o site do FIES Seleção com seu CPF e senha. Assim que informar os dados e entrar no sistema, você vai ver se conseguiu o financiamento ou não.

Alternativamente, dá para ligar na instituição onde você tentou o benefício e saber se passou.

Normalmente o FIES não divulga um listão clássico com o nome dos aprovados. É obrigação do estudante verificar se conseguiu aprovação e dar continuidade ao processo de seleção (sim, tem várias outras etapas!).

Quantas listas de aprovados existem no FIES 2018?

Caso você não obtenha aprovação na primeira chamada do FIES, pode cruzar os dedos e torcer para entrar na lista de espera.

Essa lista vai chamando os candidatos em fila que não obtiveram a média necessária para passar logo de cara.

O FIES convoca bastante gente depois da divulgação dos resultados. Os motivos para isso podem ser os mais diferentes: candidatos que liberaram a vaga porque não se ligaram nos prazos, não se atentaram aos procedimentos, tiveram problemas com documentação, desistiram do financiamento, etc.

Por isso não precisa perder as esperanças. As chamadas em lista podem se estender por quase um mês depois da primeira divulgação.

Aqui a responsabilidade de checar o nome também é do candidato. Caso ele perca o prazo, perde também o financiamento.

Todas as etapas de inscrição para quem é aprovado no FIES 2018

Passar no FIES é apenas o primeiro – e mais difícil – passo para conseguir o financiamento estudantil.

Depois que é chamado, o candidato terá alguns poucos dias corridos para cumprir os seguintes procedimentos:

  1. Dar continuidade ao processo de inscrição em um sistema chamado SisFIES. É onde o pré-aprovado irá informar mais dados pessoais, detalhar renda, preencher questionários socioeconômicos, etc.
  2. Finalizado o SisFIES, é preciso levar a documentação necessária a uma comissão especial instalada na faculdade onde o benefício foi obtido. Lá, o material será conferido e, caso esteja tudo em ordem, o candidato terá que seguir para a etapa final.
  3. O último passo é ir a uma agência bancária conveniada e formalizar outros procedimentos para assinar o contrato.

As mudanças no FIES 2018

Em julho de 2017 o Governo Federal anunciou um novo pacote de mudanças para o FIES.

Entre as alterações mais drásticas estão o aumento no limite de renda para participar, a criação de três modelos de financiamentos e o novo sistema de cobrança das mensalidades.

Veja tudo em detalhes:

  • O FIES agora pode ser obtido por quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Antes o máximo permitido era três.
  • As parcelas referentes ao financiamento passam a ser cobradas a partir do momento em que o estudante consegue emprego, após a formatura. Até 2017, a carência era de 18 meses após o término da faculdade.
  • O limite máximo de R$ 5 mil para a mensalidade financiada deixa de existir.

Existem agora três tipos de FIES – e um deles é a juro zero! Conheça as opções:

  • O FIES 1 será concedido a mais de 100 mil pessoas de todo o Brasil, somando as vagas oferecidas nas duas edições previstas para 2018. Não haverá cobrança de juros aqui. Podem participar aqueles que têm renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • O FIES 2 será direcionado a quem tem renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa e vive nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. A taxa de juros dessa modalidade é de 3%. O objetivo é sanar a carência de profissionais de nível superior nesses locais.
  • O FIES 3 será aberto a quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Os juros devem ficar na casa dos 6,5% – próximo à taxa praticada até o segundo semestre de 2017.

Faculdades que participam do FIES 2018

Agora que você já sabe tudo sobre o FIES 2018, está na hora de escolher uma faculdade onde financiar seus estudos.

O bom do FIES é que somente instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação podem oferecer vagas no programa.

Essa é uma garantia de que você vai fazer um bom investimento e sair da faculdade com um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho.

São centenas de faculdades participantes. Para não se perder em meio a tanta opção, a gente foi atrás de algumas faculdades de ponta que estão sempre presentes no FIES.

Anote aí:

Veja também:

Quer entrar no FIES? Conheça o passo a passo

Tem mais alguma dúvida sobre o FIES 2018? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin