dcsimg

Veja a lista de aprovados do Sisu 2016

Descubra como consultar o listão com todos os aprovados do Sisu 2016, quais foram os cursos mais difíceis de entrar e como participar da lista de espera!

Sisu

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 teve inscrições abertas entre os dias 11 e 14 de janeiro. Desde o dia 18 de janeiro, é possível consultar a lista de aprovados.

Foram mais de 2,7 milhões de candidatos que se inscreveram para, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, concorrer a uma das 228 mil vagas em 131 instituições públicas espalhadas por todo o País!

A expectativa é grande e a boa notícia é que aqueles que não passaram na primeira chamada têm mais uma chance de entrar em uma universidade pública pelo Sisu ainda no primeiro semestre!

Descubra como fazer para consultar o listão de aprovados, quais os cursos mais disputados e como entrar na lista de espera do Sisu 2016!

Onde consultar a lista de aprovados do Sisu 2016?

Desde o dia 18 de janeiro está disponível na internet a lista de aprovados da primeira edição do Sisu 2016.

Dá para ver a lista completa de quem passou em um curso de determinada faculdade. Basta fazer o seguinte:

  1. Acessar a página de Selecionados do Sisu.
  2. Digitar a sigla ou o nome completo da instituição. O sistema vai mostrar algumas sugestões enquanto você preenche esse campo.
  3. Clicar no nome da universidade da qual você quer saber a lista de aprovados.
  4. Selecionar o “Local de Oferta”. É o campus ou unidade da universidade.
  5. Selecionar o nome do curso.
  6. Selecionar o grau, que pode ser: Área Básica de Ingresso (ABI), Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico.
  7. Selecionar o turno: matutino, vespertino, noturno ou integral.
  8. Clicar no botão “Pesquisar”.

Como consultar minha classificação no Sisu 2016?

A lista de aprovados mostra todos os estudantes que foram selecionados na primeira chamada para determinada faculdade, campus, curso e turno, mas não informa a pontuação dos convocados.

E se você não está na lista, vai querer saber se não passou por pouco ou se precisa de uma pontuação muito maior no Enem para entrar naquele curso, certo?

Pois você pode tirar a dúvida no Boletim de Desempenho Individual. Para isso, você deve:

  1. Acessar o Portal Oficial do Sisu.
  2. Clicar no botão “Ver meu boletim”. Vai aparecer a página do aluno do Sisu.
  3. Digitar seu número de inscrição do Enem 2015.
  4. Digitar sua senha do Enem 2015.
  5. Digitar os números e letras que aparecem na imagem. Caso não estejam fáceis de ler, você pode clicar em “Trocar a imagem”.
  6. Clicar no botão “Entrar no Sisu”.

Caso não se lembre mais da senha do Enem 2015 ou do número de inscrição, é só clicar no link “Esqueceu o número de inscrição ou senha do Enem 2015?” e seguir as orientações da tela para recuperar essas informações.

Quais foram os cursos mais difíceis de passar no Sisu 2016?

Se no vestibular a gente mede a “dificuldade” de entrar em um curso principalmente pela quantidade de pessoas que disputam cada uma das vagas (a famosa concorrência, ou relação candidato-vaga) no Sisu o bicho-papão é a nota de corte.

A nota de corte é a menor pontuação que um candidato deve tirar no Enem para entrar em uma vaga do Sisu para determinada universidade, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). Ou seja: é a nota daquele candidato que entrou em último lugar, mas conseguiu seu lugar ao sol.

Em 2016, as notas de corte para as duas modalidades de concorrência ficaram muito parecidas, com diferença de no máximo 4%. É muito pouco e significa que a disputa foi acirrada entre cotistas e candidatos da ampla concorrência.
Conheça as 10 maiores notas de corte do Sisu 2016:

  1. Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 824,74 pontos
  2. Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 811,94 pontos
  3. Medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): 809,36 pontos
  4. Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 807,3 pontos
  5. Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 805,74 pontos
  6. Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF): 804,87 pontos
  7. Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS): 804,83 pontos
  8. Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 804,57 pontos
  9. Engenharia de Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): 802,44 pontos
  10. Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): 802 pontos

O Sisu tem mais de uma chamada? Tem lista de espera?

O Sisu faz apenas uma convocação dos aprovados. Mas isso não é motivo para você desanimar.

Quem for selecionado na primeira chamada tem os dias 22, 25 e 26 de janeiro para fazer a matrícula, apresentando todos os documentos solicitados pela universidade.

Enquanto isso, desde o dia 18 até o dia 29 de janeiro, abrem as inscrições para a lista de espera. O objetivo do Sisu é ocupar todas as vagas oferecidas nas universidades públicas participantes. Por isso, quando algum candidato que passou na primeira chamada não se apresenta para fazer a matrícula no tempo regulamentar ou não entrega os documentos corretos, aquela vaga vai para alguém que está na lista de espera.

Para participar da lista e concorrer a uma dessas vagas, você não pode ter sido selecionado para a sua primeira opção de curso no processo regular. Se você passou na segunda opção, poderá se candidatar à lista de espera também, mesmo que já tenha feito a matrícula.

Vale lembrar que a lista de espera não é um processo automático. Você precisa entrar no site do Sisu e “manifestar interesse”. Faça o seguinte:

  1. Acesse seu Boletim de Desempenho (conforme explicado anteriormente).
  2. Marque a opção de interesse em participar da lista de espera.
  3. Confirme e aguarde a mensagem de confirmação do sistema.

A partir do dia 4 de fevereiro as universidades com vagas disponíveis na lista de espera começam a convocar os selecionados. Fique ligado no site da universidade para a qual se candidatou para ver se passou e quando será a matrícula! O site do Sisu não divulga quem passou na lista de espera.

Vai ter mais um Sisu em 2016?

Sim! O Sisu tem duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre. O próximo deve acontecer em junho. Assim que o MEC divulgar o calendário você ficará sabendo aqui!

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Conseguiu acessar a lista de aprovados do Sisu? Conte para a gente se você passou ou se vai tentar novamente no segundo semestre!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin