dcsimg

Saiba tudo sobre a matrícula no ProUni 2016

Descubra quais os prazos e os documentos necessários para fazer a matrícula no ProUni 2016!

prouni_small

Mais de 200 mil bolsas de estudo serão distribuídas na primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2016. Estas bolsas são destinadas a estudantes de baixa renda que fizeram o Enem em 2015.

O ProUni acontece duas vezes ao ano. No mês de janeiro foram abertas as inscrições para quem deseja ingressar na universidade ainda no primeiro semestre. Em junho, será aberto o processo seletivo para as vagas do segundo semestre.

O cronograma da primeira edição já está em andamento, o resultado da primeira chamada foi divulgado e é hora dos pré-selecionados fazerem suas matrículas nos quase 31 mil cursos disponíveis.

Se você está participando desta edição do ProUni 2016, confira os prazos e os documentos necessários para efetivar sua matrícula e garantir vaga em um curso superior para turbinar sua carreira!

Prazos para efetivar a matrícula no ProUni 2016

Quem se inscreve no ProUni precisa ficar atento ao cronograma para não perder nenhum prazo. Tudo acontece muito rápido – o candidato tem poucos dias para verificar se foi aprovado e ir até a universidade com toda a documentação necessária para fazer sua matrícula.

É importante saber que o ProUni realiza duas chamadas regulares e, para cada uma delas, existe um prazo para a matrícula. Conheça as datas:

  • 25 de janeiro – Divulgação do resultado da primeira chamada com a lista dos pré-selecionados.
  • De 25 de janeiro a 1o de fevereiro – Período de matrícula para os pré-selecionados na primeira chamada.
  • 12 de fevereiro – Divulgação do resultado da segunda chamada.
  • De 12 a 18 de fevereiro – Período de matrícula para os pré-selecionados na segunda chamada.

Como saber se fui pré-selecionado no ProUni 2016?

O resultado das chamadas regulares do ProUni 2016 é divulgado no site oficial do programa.

Existem duas formas de saber se você foi pré-selecionado através site do ProUni:

  • Clicando no campo “Ver Resultado”, o candidato deve inserir seu número de inscrição e senha do Enem 2015 para consultar se passou em alguma de suas opções de inscrição.
  • Clicando no campo “Lista de Selecionados”, o candidato precisa selecionar a instituição de ensino, o local, o curso, o tipo de bolsa e o turno referentes à vaga em que se inscreveu. Desta forma é possível visualizar o nome de todos os pré-selecionados para aquela vaga. Mas atenção! Quem marcou duas opções de curso no período de inscrição deve fazer a pesquisa para as duas vagas!

É possível também consultar os resultados das seguintes maneiras:

  • Através da central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161.
  • Nas universidades participantes do ProUni.

É de inteira responsabilidade dos candidatos conferir o resultado e acompanhar o cronograma do ProUni. Portanto, fique atento aos prazos para não perder a vaga!

O resultado das chamadas regulares do ProUni é apenas uma pré-seleção. Para que o estudante ganhe a bolsa de fato, é necessário apresentar a documentação exigida na universidade. Outra condição é que aconteça a “formação de turma” para o curso escolhido. Em alguns casos, não há número suficiente de alunos e a universidade não abre turma para aquele curso.

Como fazer a matrícula no ProUni 2016?

Após a divulgação dos resultados das chamadas, os candidatos pré-selecionados precisam apresentar a documentação exigida na instituição de ensino onde conseguiram a vaga.

O ProUni determina um prazo para que os candidatos efetuem suas matrículas. Porém, cada universidade estabelece os locais, datas e horários de atendimento aos novos bolsistas.

Se você foi pré-selecionado, informe-se na universidade sobre quando e onde deverá comparecer.

Quais os documentos necessários para fazer a matrícula no ProUni 2016?

É no momento de fazer a matrícula que o candidato precisa comprovar as informações fornecidas no período de inscrição. Todos os pré-selecionados precisam entregar os documentos exigidos pelo ProUni e, além disso, devem verificar se a instituição de ensino pede algum outro comprovante adicional.

Os documentos exigidos pelo ProUni são:

  • Documento de identificação do candidato e dos membros de seu grupo familiar.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de rendimentos.
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais (caso um dos pais não apareça como membro do grupo familiar).
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia (caso esta despesa tenha sido abatida do cálculo da renda familiar bruta mensal).
  • Comprovante de conclusão do ensino médio.
  • Comprovante de professor da educação básica (quando for o caso).
  • Comprovante de deficiência (quando for o caso).

Se o candidato deixar de apresentar algum documento ou perder o prazo, não poderá realizar a matrícula e fica sem a vaga. Portanto, antes de comparecer à universidade, informe-se e tire todas as dúvidas sobre os documentos exigidos.

Quem passou no ProUni precisa fazer o vestibular da universidade?

As instituições de ensino são livres para adotar um processo seletivo próprio (que pode ser diferente do vestibular) aos bolsistas do ProUni. Durante o período de inscrição o candidato pode visualizar se, para a vaga escolhida, a faculdade irá aplicar algum tipo de prova ou processo seletivo .

As universidades que escolherem proceder dessa forma têm até 24 horas após a divulgação dos resultados do ProUni para informar os pré-selecionados sobre como ocorrerá a nova seleção e os critérios que serão avaliados.

Nenhuma taxa poderá ser cobrada dos alunos para este processo seletivo.

Lista de espera do ProUni 2016

Caso você não tenha sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares do ProUni, existe a possibilidade de participar da lista de espera.

Para isto, basta acessar o site do ProUni entre os dias 26 e 29 de fevereiro e escolher as opções de curso em que deseja fazer parte da lista de espera. Estas escolhas podem ser diferentes das informadas anteriormente no período de inscrição.

Veja também:

Saiba quem pode pedir o ProUni 2016

Você vai fazer a matrícula no ProUni 2016? Estas informações foram úteis? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin