dcsimg

Conheça as melhores faculdades com ensino a distância no país

Veja as universidades EAD que alcançaram as maiores notas na avaliação do MEC!

Melhores faculdades com ensino a distância

Os números do Ensino a Distância (EAD) no Brasil impressionam. De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, em números aproximados temos 1,4 milhão de estudantes matriculados em 1,5 mil cursos oferecidos em 5 mil polos de apoio espalhados por todo o País!

Quem faz um curso superior EAD tem a vantagem de estudar em seu próprio ritmo, economizar com mensalidades e deslocamentos, poder conciliar os estudos com outras atividades e o melhor: a certeza de obter um diploma válido em todo o território nacional.

E se você acha que as graduações EAD têm qualidade inferior, está na hora de rever seus conceitos. Todas as instituições que oferecem cursos superiores a distância passam pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) e são criteriosamente examinadas segundo os mesmos requisitos das faculdades presenciais.

O MEC atribui duas notas às instituições, sejam elas a distância ou presenciais: o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI) – vamos ver mais sobre isso a seguir. As notas vão de 1 a 5 e várias faculdades com ensino a distância alcançaram a nota máxima em pelo menos um dos quesitos.

Veja a seguir algumas das melhores universidades públicas e privadas que oferecem cursos EAD!

Melhores faculdades privadas com ensino a distância

Confira algumas instituições particulares que tiveram nota máxima em pelo menos um dos quesitos avaliados pelo MEC:

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
  • Escola de Direito do Rio de Janeiro (DIREITO RIO)
  • Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Melhores faculdades públicas com ensino a distância

Confira algumas instituições públicas que tiveram nota máxima em pelo menos um dos quesitos avaliados pelo MEC:

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Como o MEC avalia as faculdades a distância 

A avaliação do MEC para cursos a distância segue os mesmos critérios aplicados aos presenciais. Entenda melhor:

Índice Geral de Cursos (IGC): é calculado anualmente e considera a média de avaliações dos cursos de graduação e pós oferecidos pela instituição.

Conceito Institucional (CI): é uma avaliação feita in loco pelo MEC. Os especialistas do Ministério examinam a instituição como um todo: seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), gestão de pessoal e políticas de ensino, entre outros quesitos.

É importante saber que, além da faculdade, o MEC avalia ainda os cursos presenciais e a distância. Por isso, ao escolher o local onde vai estudar, leve em conta as notas atribuídas para a graduação.

São três quesitos, com notas de 1 a 5. Os conceitos 3, 4 e 5 significam que aquele curso atende ou supera as exigências do MEC. Cursos com conceitos 1 e 2 têm um prazo para se adequarem ao padrão de qualidade. Caso não atinjam as metas, podem ser descontinuados. Veja o que o MEC avalia nos cursos presenciais e EAD:

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): é uma prova aplicada anualmente para avaliar o grau de conhecimento de alunos que estão começando e concluindo a graduação. O objetivo é descobrir o quanto evoluíram em relação ao conteúdo programático. O Enade acontece em ciclos e cada ano o MEC elege um grupo de áreas do conhecimento para aplicar o teste.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): divulgado anualmente, com a nota do Enade, leva em consideração a nota desse Exame e as condições de ensino (qualificação dos professores, instalações físicas, organização didático-pedagógica, etc.).

Conceito do Curso (CC): é uma avaliação, in loco, feita pelos especialistas do MEC. Nessa visita são confirmadas as mesmas condições avaliadas no CPC.

Outras faculdades a distância bem avaliadas pelo MEC

O ranking que mostramos acima apresenta uma pequena amostra das boas faculdades EAD existentes no Brasil. Conheça mais algumas instituições que tiraram notas acima da média na avaliação geral e por cursos:

Você pode consultar gratuitamente a nota de qualquer faculdade ou curso EAD acessando o site do e-MEC.

Como escolher a faculdade a distância

A nota do MEC é super importante, mas não é o único fator a considerar na hora de escolher uma faculdade a distância. Reunimos aqui algumas dicas para ajudar você a encontrar a melhor opção para suas necessidades:

Grau de formação

Você vai encontrar cursos EAD com diferentes graus de formação. Cada um deles enfatiza um aspecto daquela área do conhecimento e forma profissionais com perfis diferentes. Entenda melhor:

  • Licenciatura: forma professores para o ensino fundamental e médio.
  • Bacharelado: forma profissionais generalistas, que podem atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento.
  • Tecnólogo: também conhecido como Curso Superior de Tecnologia, é focado na prática e prepara o profissional para atender a demandas específicas do mercado de trabalho.

Formato do curso

No Brasil, nenhum curso EAD pode ser feito totalmente a distância. Por determinação do MEC, uma parte da carga horária (pelo menos 20%) deve ser reservada para a realização de atividades presenciais, que podem ser aulas inaugurais, provas finais, atividades práticas e apresentação de trabalhos, entre outros.

É a quantidade de encontros presenciais que vai definir o formato do curso. Os dois mais comuns são:

  • Online: a maior parte do curso acontece pela internet. Em um Ambiente Virtual de Aprendizagem o aluno encontra aulas, tarefas, conteúdos e ferramentas de interação com professores, tutores e colegas. A presença no polo é exigida apenas algumas vezes por semestre.
  • Semipresencial: aqui há um equilíbrio maior entre aulas pela internet e presenciais. É muito comum em cursos que exigem mais atividades de laboratório. O aluno precisa comparecer ao polo de apoio com maior frequência para realizar a parte prática e faz o restante do curso pela internet.

Localização do polo de apoio

Agora que você já sabe que a faculdade a distância vai exigir que você compareça presencialmente em alguns momentos, lembre-se de levar em consideração a localização do polo de apoio que você precisará frequentar. Quanto mais próximo, melhor!

Currículo programático

Todo curso de graduação precisa seguir diretrizes básicas sobre o conteúdo abordado. Mesmo assim, as universidades são livres para oferecer disciplinas além do mínimo, assim como para definir o enfoque do curso. Antes de se matricular, procure consultar a Matriz Curricular para ver se o conjunto de disciplinas atende às suas expectativas.

Veja também:

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda

Já escolheu sua faculdade a distância? Conte para a gente como tomou sua decisão aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin