dcsimg

As 5 melhores faculdades particulares

Descubra quais são as cinco melhores faculdades privadas do Brasil, com nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo MEC!

Melhores faculdades particulares

Especialistas em carreira são unânimes em dizer: hoje em dia, ter um diploma de nível superior já não é um diferencial, mas obrigatório para conquistar um bom emprego. Sabendo disso, cada vez mais brasileiros buscam uma graduação para entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

São mais de 7,3 milhões de universitários no País, de acordo com o último Censo do Ensino Superior, um recorde histórico! São 32 mil cursos superiores em atividade, distribuídos em 2.391 instituições. Destas, as faculdades particulares formam a esmagadora maioria:  apenas 301 são públicas e 2.090 são privadas.

E agora? Como escolher onde estudar com tantas opções? Um caminho é verificar o conceito das faculdades particulares perante o Ministério da Educação (MEC).

Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos a seguir as melhores faculdades particulares de acordo com o MEC!


Melhores faculdades particulares na avaliação do MEC

O MEC avalia todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, usando dois conceitos:

  • Índice Geral de Cursos: O IGC é estabelecido pela média das notas de todos os cursos da instituição perante o MEC. As notas vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada positiva e as notas 1 e 2 são insatisfatórias. Uma faculdade com IGC acima de 3 significa que ali os cursos têm qualidade.
  • Conceito Institucional: O CI é determinado após uma visita in loco do MEC às instalações da faculdade. São avaliados todos os aspectos da instituição. As notas também vão de 1 a 5 e o conceito 3 é considerado satisfatório.

Selecionamos as cinco faculdades privadas que obtiveram nota máxima (5) nos dois conceitos avaliados pelo MEC. Confira:

Outras faculdades particulares com nota máxima no MEC

Há ainda cerca de 100 instituições particulares que receberam nota máxima em um dos conceitos do MEC (IGC ou CI) e outras centenas com notas 4.

Conheça algumas das principais faculdades particulares com conceitos acima da média:

 

Como descobrir a nota do MEC para uma faculdade particular

Qualquer pessoa pode consultar a avaliação de uma faculdade particular feita pelo MEC, gratuitamente, pela internet. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”.
  3. No campo “Busca”, selecione a opção Instituição de Ensino Superior.
  4. No campo “Nome ou sigla da instituição”,  digite o nome da faculdade.
  5. Se quiser, marque filtros para restringir seus resultados de acordo com a UF (estado), município, categoria administrativa, tipo de organização acadêmica, índice e conceitos.
  6. Clique em “Pesquisar”. Você verá uma lista com os resultados e as notas correspondentes.

Você também pode ver o Índice Geral de Cursos e o valor de mensalidade de uma instituição perto de sua casa fazendo uma busca por Faculdades Reconhecidas pelo MEC. Lembre-se de selecionar a opção “Incluir também cursos presenciais”.

Já escolheu a faculdade onde vai estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin