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Veja a nota de corte de Publicidade e Propaganda no Enem

Descubra a nota de corte de Publicidade e Propaganda nos principais processos seletivos que usam a nota do Enem!

Publicidade e Propaganda

Fazer Publicidade e Propaganda é o sonho de muita gente criativa, que adora estar por dentro das novidades e não vê a hora de usar seus talentos para criar campanhas de internet, TV, rádio, etc.

Desenvolver produtos, desenvolver estudos de mercado, dar consultoria, fazer o reposicionamento de marcas, entender a percepção do consumidor: há todo um universo de possibilidades para esses profissionais.

Não é por acaso que o curso é tão visado entre os brasileiros. São 88 mil matriculados em Publicidade e Propaganda no País atualmente. Desse total, 5,4 mil estão nas faculdades públicas – e tiveram que enfrentar uma concorrência média de 14 candidatos por vaga em processos seletivos diversos.

Se você está se programando para entrar em Publicidade e Propaganda com a pontuação do Enem, veja quais são as notas de corte (notas mínimas para passar) nos processos seletivos mais importantes que usam o desempenho no Exame como critério de classificação!

Como usar a nota do Enem para entrar em Publicidade e Propaganda

O Enem é chamado de “vestibular mais importante do país” justamente pela variedade de processos seletivos que usam a nota do Exame para classificar candidatos ao ensino superior.

Isso inclui três grandes seleções capitaneadas pelo Governo Federal e a facilidade de entrar direto em instituições privadas sem ter que fazer vestibular.

Veja como você pode entrar na faculdade de Publicidade e Propaganda usando a nota do Enem:

  1. Sisu – o Sistema de Seleção Unificada usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o País. É o maior processo seletivo do Brasil, com centenas de milhares de vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento, distribuídas ao longo de duas edições anuais – sempre no início de cada semestre letivo. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente e apresentar nota acima de zero na redação. Não é preciso atender a requisitos de renda familiar.
  1. ProUni – o Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares a estudantes de baixa renda. Assim como o Sisu, é um processo bastante concorrido. As bolsas são oferecidas em diversas áreas do conhecimento. Para concorrer ao ProUni é preciso ter feito o Enem mais recente e obtido uma boa nota: pelo menos 450 na média das provas e não ter zerado na redação. Além disso, o candidato deve atender a alguns requisitos de escolaridade e renda familiar. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano.
  1. FIES – o Fundo de Financiamento Estudantil é para quem precisa de ajuda para bancar a faculdade privada, com prazo longo para pagamento e juros abaixo do valor de mercado. De uns anos para cá, a concessão do benefício se transformou em processo seletivo. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. É necessário ainda atender a requisitos de renda familiar. Quem tem notas mais altas aumenta suas chances de obter o FIES, que também acontece duas vezes ao ano.
  1. Ingresso direto – muitas faculdades particulares têm aceitado a nota do Enem como alternativa ao vestibular. Com isso, o aluno que tiver o desempenho mínimo exigido para aquele curso só precisa apresentar sua pontuação e, se houver vagas disponíveis, já pode efetuar a matrícula. É um processo simples, rápido e sem burocracia.

Agora que você já sabe como pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade, veja quantos pontos é preciso tirar no Enem, em média, para conseguir vaga em Publicidade e Propaganda nesses quatro processos seletivos:

Nota de corte de Publicidade e Propaganda no Sisu

Quem quiser descolar uma vaga no curso de Publicidade e Propaganda em universidade pública vai ter que ralar. A nota de corte tem ficado em torno de 670 pontos.

Isso é apenas uma média. Algumas universidades chegam a registrar notas de corte bem mais altas, entre 750 e 780 pontos. Tudo depende do desempenho dos outros candidatos e da procura pelo curso, que geralmente é alta.

As menores notas raramente ficam abaixo de 620. Mais adiante ensinamos como deixar seus estudos mais produtivos para garantir sua vaga.

Nota de corte de Publicidade e Propaganda no ProUni

Se o curso que você tanto quer está em uma faculdade privada e suas condições financeiras não permitem pagar a mensalidade, não tem problema – o ProUni pode ajudá-lo a realizar esse sonho. Mas você também precisa fazer sua parte: aqui a concorrência é pesada.

A média da nota de corte para conseguir uma bolsa em Publicidade e Propaganda pelo ProUni tem ficado na casa dos 590 pontos – abaixo do Sisu, mas ainda assim é um desempenho razoável.

Nas faculdades mais disputadas, a nota de corte se aproxima de 760 pontos, enquanto em outras dá para entrar com pouco mais de 450 – o mínimo exigido pelo ProUni.

Nota de corte de Publicidade e Propaganda no FIES

Quem pensa em buscar um financiamento estudantil para o curso de Publicidade e Propaganda terá que apresentar um desempenho razoável no Enem. A média da nota de corte para obter o benefício tem ficado em cerca de 570 pontos.

Em alguns casos dá para conseguir o FIES com o desempenho mínimo exigido, 450 pontos. Já nas instituições mais disputadas, a nota de corte pode se aproximar de 700.

Nota de corte de Publicidade e Propaganda para ingresso direto

Aqui o processo é bem mais simples. O estudante não enfrenta uma concorrência brutal como a do Sisu e nem tem que comprovar renda, como no FIES e no ProUni.

As notas de corte para ingresso direto variam bastante. Algumas faculdades exigem apenas nota acima de zero na redação, outras pedem desempenho mínimo em determinadas provas. Em grande parte delas a nota do Enem substitui completamente o vestibular – um alívio e tanto!

Tudo depende da instituição, por isso é legal entrar em contato para saber as condições.

Listamos par você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni, do FIES e, além disso, aceitam a nota do Enem para ingresso direto no curso de Publicidade e Propaganda:

Garanta sua vaga em Publicidade e Propaganda com a nota do Enem

Você já viu que entrar em Publicidade e Propaganda não é tarefa fácil. A nota de corte é alta na maioria dos processos seletivos.

Quando isso acontece, só há uma saída: reforçar os estudos!

O segredo é estabelecer como meta um desempenho alto, na casa dos 750 pontos, que lhe permita entrar em praticamente qualquer curso de Publicidade e Propaganda disponível no Sisu. Ou, se atender aos critérios de renda e escolaridade, conseguir bolsa de estudos ou financiamento nas melhores faculdades privadas do País.

Veja o que fazer para tirar um notão no Enem:

  • Comece a estudar bem cedo, já no começo do ano. Pode iniciar com uma rotina mais leve e depois ir acelerando o ritmo.
  • Resolva as provas dos anos anteriores para se familiarizar com o formato (é melhor pegar as questões do Enem a partir de 2010).
  • Quando for resolver as provas anteriores, não se esqueça de cronometrar o tempo – esse fator é importantíssimo para quem vai encarar a maratona do Enem.
  • Assinale todos os erros e acertos em cada uma das provas.
  • Identifique os conteúdos mais difíceis e os mais fáceis.
  • Relacione as questões às competências de cada área do conhecimento do Enem – elas são fundamentais para entender o modelo de correção do Exame. Use sempre as competências listadas no edital mais recente.
  • Reforce os estudos nas competências e conteúdos que você identificar como mais difíceis.
  • Pratique interpretação de texto na língua estrangeira que você escolheu (inglês ou espanhol) e mantenha-se informado sobre os assuntos da atualidade.
  • Não esqueça de praticar a redação!
  • Lembre-se de fazer exercícios, ter uma boa alimentação, dormir bem e dedicar tempo às atividades de lazer. Arejar o cérebro também é importante para torná-lo mais eficiente!

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