dcsimg

O que fazer com a nota do Enem 2017?

Explore todas as possibilidades que o Exame Nacional do Ensino Médio oferece a quem conseguir uma boa pontuação em 2017!

Quando a gente pensa no Enem, as primeiras perguntas que vêm à cabeça normalmente são: Será que este ano as provas vão ser mais difíceis? O que vai cair em Matemática? E o tema da redação, qual vai ser? Será que vou conseguir tirar uma boa nota?

Depois, a gente passa horas e horas pensando no que fazer com a nota obtida no Exame: em qual curso tentar vaga, a melhor faculdade, se numa instituição pública ou privada e por aí vai.

Tantas perguntas e especulações só são possíveis porque existem várias possibilidades de usar a nota do Enem. Se você ainda não conhece todas, fique com a gente: vamos falar delas a seguir.

Confira o que você vai poder fazer com a sua nota do Enem 2017!

Onde usar a nota do Enem 2017

A nota do Enem pode ser usada em diversos processos seletivos. Os mais conhecidos são os do Governo Federal, que distribuem vagas em universidades públicas, dão bolsas de estudos e financiam cursos superiores.

Mas há alguns outros muito legais que você pode considerar também!

Use a nota do Enem 2017 para entrar em uma universidade pública

Quem fizer o Enem 2017 e tirar nota acima de zero na redação poderá participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2018. Por ele é possível disputar vagas em mais de 130 universidades públicas em todo o país. Tem até os cursos mais difíceis de entrar, como Medicina, Direito e Engenharia!

O critério de seleção aqui é o desempenho no Enem. Quanto maior for a pontuação obtida, maiores as chances de conseguir a vaga.

A seleção acontece duas vezes ao ano e a primeira edição do Sisu 2018 deve abrir inscrições logo após a divulgação dos resultados do Enem, na segunda quinzena de janeiro.

Use a nota do Enem 2017 para conseguir uma bolsa de estudos

Quem fizer o Enem 2017 também poderá concorrer a uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) em 2018.

O ProUni concede bolsas integrais e parciais em faculdades privadas bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O benefício, no entanto, é restrito a quem se encaixar nos critérios estabelecidos pelo MEC, que são:

  • Ter feito o Enem mais recente e obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Os participantes do ProUni devem ainda cumprir pelo menos um dos requisitos a seguir:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral.
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, no efetivo exercício do magistério, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura.
  • Ser pessoa com deficiência.

Como o ProUni tem duas edições por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre, em 2018 você terá duas chances de conseguir uma bolsa com sua nota do Enem 2017, caso cumpra os requisitos de participação.

Use a nota do Enem 2017 para financiar um curso superior

Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é possível contar com a ajuda do Governo Federal para fazer um curso superior.

A dívida do financiamento só começa a ser cobrada depois que o estudante terminar o curso, com juros baixos e prazo longo.

A diferença é que você não precisa necessariamente ter feito o Enem 2017 para participar do FIES. O programa aceita qualquer edição a partir de 2010, desde que o participante apresente pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

O FIES é direcionado a estudantes de baixa renda, por isso é preciso ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa para se inscrever.

Use a nota do Enem 2017 para complementar a pontuação no vestibular tradicional

Alguns vestibulares tradicionais aceitam a nota do Enem como forma de complementar a pontuação obtida nas provas.

E como cada ponto vale ouro na disputa por uma vaga, a nota do Enem 2017 pode fazer uma grande diferença!

O processo varia de instituição para instituição. É preciso consultar o edital do vestibular do seu interesse para conhecer as condições.

Use a nota do Enem 2017 para entrar direto em uma faculdade privada

Essa é uma facilidade que vai deixar muita gente tentado a cursar uma faculdade privada. A nota do Enem permite que o candidato entre direto no curso desejado, sem precisar fazer vestibular.

Para isso, basta apresentar um desempenho no Enem que atenda às expectativas da instituição. Em muitas faculdades, vale a nota de qualquer edição do Exame a partir de 2010. Em outras, apenas a do Enem mais recente.

Os critérios variam de faculdade para faculdade. Para saber qual é a nota mínima, acesse o edital do processo seletivo da instituição de ensino onde você gostaria de estudar.

Use a nota do Enem 2017 para estudar em uma destas faculdades!

A nota do Enem 2017 pode ser usada para entrar ótimas faculdades pelo Brasil afora.

A gente separou algumas que aceitam o ProUni, o FIES e trabalham com o modelo de ingresso direto.

Ah, e o detalhe mais importante: são todas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC – garantia de que seu diploma terá validade em todo o território nacional e será bem recebido no mercado de trabalho.

Conheça:

Veja também:

Descubra qual é o valor para fazer sua inscrição no ENEM 2017

Como você vai usar a sua nota do Enem 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin