dcsimg

Olimpíadas de 1992: O Renascimento do Turismo em Barcelona

Os jogos olímpicos de 1992 ajudaram a revolucionar o turismo em Barcelona. Confira esse exemplo de sucesso, que pode ser seguido pelo Brasil!

Um Pouco da História de Barcelona: De Roma ao Século 20

Catedral da Sagrada Família, marco de Barcelona

Barcelona é uma cidade histórica Européia com mais de 1000 anos de tradição. Ela passou pelo Império Romano, pela Idade Média, pela Era Industrial e chegou até os dias de hoje como uma das melhores cidades do mundo, sendo um grande destino turístico Espanhol.

Barcelona, segundo as fontes históricas oficiais, foi fundada como uma colônia militar do Império Romano com o nome de Barcino, no século I depois de Cristo.

As autoridades Imperiais queriam manter um assentamento permanente em terras Ibéricas, para facilitar a administração local e assegurar que os bárbaros da região não retomassem o território.

No século VIII, já com o nome mudado para Barcelona, a cidade foi tomada pelo conquistador Árabe al-Hurr e após 100 anos de domínio muçulmano, foi libertada no ano de 801 pelos Cristãos.

No século XVIII a cidade entra na Era Industrial com um forte crescimento econômico e turístico, apesar de haver um movimento de modernização e a destruição de alguns patrimônios históricos, tais como as antigas muralhas da cidade que foram derrubadas para a modernização e construção de avenidas. A partir do século XIX a cidade se converte em um dos centros urbanos e tecnológicos mais avançados da Espanha.

Chegando ao século XX, no entanto, Barcelona se encontrava em um processo de decadência, com poluição, águas e rios sujos e um sistema de transporte ultrapassado.

Esse quadro só começou a mudar a partir da década de 90, mais precisamente em 1992, ano em que as autoridades iniciaram um ambicioso projeto de recuperação urbana e de hotelaria e turismo: era o projeto das Olimpíadas de 1992, a vigésima quinta edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O Projeto de Turismo dos Jogos Olímpicos de 1992

Jogos Olímpicos de Barcelona 1992

Com seus vários séculos de história, Barcelona acumula milhares de prédios históricos e um patrimônio artístico e religioso invejável.

Esse fatores sempre reforçaram a vocação para a hotelaria e turismo da cidade, mas no final do século 20 a cidade estava em processo de abandono.

O projeto de Revitalização Urbana da cidade teve 2 focos principais: a despoluição das águas, contaminadas após 200 anos de exploração industrial e também a reconstrução da chamada Zona Portuária, que seria convertida em uma zona residencial com a construção da Vila Olímpica.

Somados a esses dois esforços, foi iniciado um grande projeto de revitalização de antigos patrimônios. Essas atitudes dos governantes visavam criar um “boom!” de hotelaria e turismo para os próximos anos, transformando a cidade em uma das grandes metrópoles turísticas da Europa Ocidental.

Para se ter uma idéia de como foram as prioridades do projeto dos Jogos de 1992, apenas 1/3 do dinheiro foi gasto com instalações esportivas, 2/3 foram gastos em melhorias urbanas na cidade, focando na hotelaria e turismo.

Além do forte investimento em hotelaria e turismo para poder receber e entreter os visitantes da Olimpíada, também começou um inovador projeto ambiental: o sistema de coleta de lixo mais moderno da Europa.

Para ter uma idéia, hoje em dia não existem nem mais caminhões de limpeza em Barcelona: o lixo recolhido nas casas é jogado em lixeiras interligadas por um sistema subterrâneo de sucção.

Quando o lixo cai na lixeira é sugado até centrais de reciclagem. O material orgânico vira adubo e combustível, o que pode ser reciclado é enviado para empresas especializadas de reciclagem.

Revitalização da Zona Portuária e Movimento Turístico

A revitalização da zona portuária, como citado acima, foi o principal projeto para Barcelona e teve início em 1992. Esse bairro da cidade que estava decadente e poluído, foi transformado em uma verdadeira referência para a hotelaria e turismo no mundo!

Os antigos armazéns e estruturas portuárias, foram convertidos em avenidas, praias e prédios novos. Para assim abrigar os atletas durante os jogos (vila olímpica).

Depois que os jogos terminaram, os prédios de padrão classe-média foram vendidos pelo governo a preço de custo para que famílias voltassem a habitar a região, tornando o bairro mais movimentado e vivo.

A obra de revitalização contou com a construção de prédios, instalações de comércio, hotéis, transporte público (metrô) e investimentos em segurança (instalação de câmeras). Estas construções também fora elaboradas ao arredor do antigo porto.

O novo bairro, rebatizado como Barceloneta, recebe atualmente sozinho mais de 4 milhões de turistas por ano! O que realmente transformou Barcelona no grande pólo de hotelaria e turismo do Oeste da Espanha.

Barceloneta hoje é famosa por seus hotéis, restaurantes e boates.

O transporte, vital para a atividade bem sucedida de hotelaria e turismo, também recebeu uma atenção especial em barceloneta e região. Hoje em dia, a cidade de Barcelona conta com 165 km de linhas de metrô, divididas em 125 estações.

Para se ter uma idéia da diferença, o Rio de Janeiro tem apenas 42 quilômetros e 32 estações atualmente, mais ou menos 4x menos que Barcelona, que tem uma população menor que a do Rio.

Outra obra de transporte muito importante, para o aumento da atividade de hotelaria e turismo em Barcelona, foi a reforma do aeroporto da cidade.

O novo aeroporto, mais moderno e amplo, permitiu um movimento muito maior de aviões, o que consequentemente trouxe ainda mais turistas.

Características de Hotelaria e Turismo do Bairro de Barceloneta

O bairro de Barceloneta, grande pólo de hotelaria e turismo de Barcelona e região, conta com diversas atrações turísticas.

Entre as atrações de hotelaria e turismo locais, podemos destacar:

  • 5 praias (Saint Michel, Barceloneta, Icaria Nova, Bogotell e Mar Bella)
  • 1 Jardim Zoológico
  • 1 Grande Parque Urbano
  • 10 Instalações Esportivas, entre estádios e quadras de todos os esportes
  • 1 Porto para atracação de Cruzeiros e Navios Transatlânticos
  • Dezenas de boates
  • Dezenas de restaurantes típicos de comida Espanhola

Confira abaixo um pequeno mapa do bairro de barceloneta e vizinhanças (os nomes estão em espanhol, para manter a originalidade do mapa):

Mapa da Região de Barceloneta

Claro, nem tudo foram maravilhas no projeto de expansão da hotelaria e turismo em Barcelona, muitas das dívidas daquela época ainda estão sendo pagas e o resultados demoraram mais de 10 anos para aparecer, mas fica a lição: um trabalho bem feito e bem planejado sempre trás resultado !!

Que esta lição fique para o Rio, em 2016 a cidade maravilhosa também vai receber os jogos (Olimpíadas do Rio 2016).

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin