dcsimg

Especial Olímpiadas: O Brasil nos jogos olímpicos

O Comitê Olímpico brasileiro já participou de 20 edições dos Jogos Olímpicos e obteve uma conquista de 99 medalhas.

A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos foi em 1920 na qual Antuérpia, na Bélgica foi sede. Nesta edição da Olímpiadas, o atleta Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro, participando da modalidade Pistola Rápida.
Com todas as suas 20 participações, o comitê olímpico brasileiro conquistou 99 medalhas, 22 de ouro, 26 de prata e 51 de bronze.

Participação Brasileira

O Brasil teve a participação efetivada em todas as edições das Olimpíadas desde sua primeira participação, exceto em 1928 quando houve uma estagnação financeira no país e um corte de gastos do governo que fez com que atletas não fossem incentivados financeiramente para participar da competição.

Melhores Conquistas

Na edição de 1920 das Olimpíadas, onde participou pela primeira vez, o Brasil teve a melhor colocação no Quadro de Medalhas, ficando na 15ª posição. Em Atlanta, na Olimpíada de 1996 foram conquistadas 15 medalhas, sendo 3 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze, o maior total de medalhas conseguidas.
O maior número de medalhas de ouro conquistadas pelos atletas foi durante a participação dos Jogos em 2004. Os atletas brasileiros trouxeram um total de 5 medalhas, a maior conquista do pais.
O esporte que obteve maior número de medalhas é a Vela, um total de 17 medalhas, sendo 6 delas de ouro.

Participação das Mulheres nas Olimpíadas

A primeira mulher atleta e brasileira a disputar uma Olimpíada foi Maria Lenk, que não conquistou medalhas, mas rompeu um preconceito e conquistou o espaço da mulher brasileira nos jogos Olímpicos em 1932.

O Futebol nas Olimpíadas

O Brasil é pentacampeã mundial e por muitas vezes foi considerado o favorito ao primeiro lugar do pódio. Porém nunca conseguiu alcançar a posição. Em 1984 e nos jogos seguintes (em 1988), ficou em segundo lugar, conquistando a medalha de prata. Em 1996, uma medalha de bronze foi conquistada . Foram muitos os destaques nos jogos da seleção nas Olimpíadas como Taffarel, Bebeto, Romário, Ronaldo fenômeno, Rivaldo, Roberto Carlos entre muitos outros.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin