dcsimg

Olimpíadas Rio 2016: a hora da virada

Ensino de idiomas, reforma de escolas, formação de atletas... entenda como as Olimpíadas de 2016 podem ajudar a melhorar o nível da educação no Rio de Janeiro!

rio2016_square

Olimpíadas do Rio 2016: Esporte e Desenvolvimento Humano para o Rio

Com as Olimpíadas do Rio 2016 é a primeira vez que os jogos olímpicos vem para a América do Sul, uma grande oportunidade para o Brasil divulgar a sua imagem no exterior, mas principalmente uma grande chance para o Rio de Janeiro.

Com belezas naturais que não existem em nenhum lugar do mundo, aliando mar, montanha e floresta, essa vai ser uma grande oportunidade para a cidade do Rio de Janeiro se consolidar como um grande destino turístico mundial.

Comparando o Rio com outros destinos famosos, como a cidade de Paris, por exemplo, o Rio recebe anualmente é 4, 5 vezes menos turistas do que Paris.

Levando em conta que ambas são cidades muito bonitas e muito famosas (o Rio por suas belezas naturais e Paris por suas construções históricas), não era para o Rio atrair pelo menos, a mesma quantidade de turistas ? Por que o Rio atrai menos turistas ? A resposta é simples: infraestrutura.

O Rio de Janeiro não tem a mesma infraestrutura e planejamento de Paris. Nos transportes, por exemplo, enquanto o Rio tem 42 Km de metrô e 38 estações, o metrô de Paris tem 213 Km e 300 estações !! Esse vai ser justamente um dos grandes trunfos das Olimpíadas do Rio 2016: foi planejado um grande investimento em infraestrutura.

Vantagens das Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro: Infraestrutura

Além das grandes obras que serão feitas para os eventos esportivos – tais como a nova vila olímpica e diversas instalações esportivas aquáticas e terrestres, as olimpíadas do Rio 2016 vão trazer um grande investimento em infraestrutura e segurança.

Rio 2016: Melhorias nos Transportes

O orçamento planejado pela organização das olimpíadas do Rio 2016 para os transportes foi de aproximadamente 2,6 bilhões de dólares.

Este dinheiro será gasto principalmente expandindo o metrô do Rio, reformando avenidas e também construindo corredores de ônibus rápidos pela cidade.

Estas novas pistas de ônibus exclusivas vão interligar as regiões de hotéis com as instalações esportivas, ligando também a nova vila olímpica a estes prédios. A organização do Rio 2016 também pretende construir uma nova ligação rápida entre o aeroporto e o centro.

Rio 2016: Despoluição de Águas

Grande parte dos esportes olímpicos disputados no Rio 2016 serão disputados nas águas. Para atingir os parâmetros mínimos de qualidade exigidos pelo COI ( Comitê Olímpico Internacional ), será feito um grande investimento em despoluição das lagoas do Rio e também da Baía de Guanabara.

O processo de despoluição será acelerado e melhorado, com investimentos também em saneamento básico e melhorias dos sistemas de esgoto.

Rio 2016: Retomada do Crescimento Hoteleiro

O setor hoteleiro do Rio vai muito bem, obrigado, mas já faz alguns anos que não faz grandes investimentos.

Muitos projetos hoteleiros de novos prédios que estavam no papel, parados por falta de estímulo, agora podem ser retomados por causa das olimpíadas do Rio 2016.

O COI exige que uma cidade tenha pelo menos 40.000 quartos de hotel para poder sediar uma olimpíada. Com a valorização do setor hoteleiro, que deve crescer entre 15 e 20%, a organização dos jogos olímpicos do Rio 2016 estima que até o ano de 2015 a cidade tenha mais de 50.000 quartos de hotel.

As olimpíadas do Rio 2016 trarão ótimas oportunidades em geral para o setor de hotelaria e turismo. Para quem pretende seguir esta carreira, este é um momento bem favorável.

Vantagens das Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro: Educação e Esportes

Além dos investimentos em hotéis, construção e infraestrutura, com as olimpíadas de 2016 o Rio deve receber grandes investimentos em educação e esportes.

Rio 2016: Investimentos em Educação

Os principais investimentos a serem feitos em educação para as olimpíadas do Rio 2016 serão a reforma das escolas, principalmente em áreas pobres, e a inclusão de um idioma estrangeiro no currículo escolar.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, a partir de 2010 o ensino de idiomas estrangeiros já deve estar presente nas escolas Cariocas.

O ensino de idiomas estará disponível a partir da 6º série do ensino fundamental e será opcional e o aluno poderá escolher a língua que quer estudar (inglês, espanhol e francês).

O principal objetivo é fazer com que estes jovens cheguem bem preparados a 2016 e disputem as boas vagas no mercado de trabalho que vão surgir: “Eles podem ser voluntários, mas esses alunos podem também trabalhar em hotéis, sendo guias, com o domínio do idioma”, afirma a Costin.

Rio 2016: Investimentos em Esportes

Com a realização dos jogos olímpicos no Rio em 2016, espera-se um grande crescimento na procura por esportes. Os alunos da rede pública de ensino serão estimulados à prática esportiva, sendo realizadas peneiras periódicas para se descobrir novos talentos.

O jovem que for selecionado nestas peneiras será encaminhado a centros especializados para ser treinado, podendo até participar das olimpíadas se atingir o índice olímpico. Quem for para os centros de treinamento receberá orientação esportiva, orientação psicológica, ajudas de custo e alimentação adequada.

Haverá dois pré-requisitos para o jovem se manter nos centros de treinamento: o jovem deverá continuar estudando e manter boas notas na escola e seguir à risca o seu treinamento, não faltando e realizando as atividades corretamente.

Vídeo Olímpico Rio 2016

Confira abaixo o famoso vídeo que garantiu a escolha do Rio como sede da olimpíada de 2016:

Veja também:

Faculdade de Turismo

Você acha que os Jogos Olímpicos de 2016 trarão novas oportunidades de trabalho no Rio de Janeiro? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin