dcsimg

Saiba tudo sobre o processo seletivo do FIES 2018

O FIES 2018 está aí, na boca do gol. Descubra agora mesmo como conseguir um financiamento do governo federal para pagar a faculdade!

Você pretende se candidatar ao FIES em 2018? O programa do governo federal é uma ótima forma de financiar os estudos, pois tem juros baixos (ou zero, no caso de um dos contratos) e prazo longo para começar a quitar a dívida, o que é uma mão na roda para quem está começando a vida acadêmica e profissional!

O FIES passou por algumas mudanças que entram em vigor a partir de 2018, como contratos destinados a diferentes perfis de estudantes e a ampliação da renda máxima per capita – o que pode beneficiar muito mais gente que precisava de ajuda e não se encaixava nos critérios anteriores.

Confira agora mesmo nosso guia sobre o FIES 2018 com tudo o que você precisa saber para se dar bem no processo seletivo. De quebra ainda indicamos boas opções de faculdades que aceitam o financiamento!

Quando serão as inscrições para o FIES 2018?

As inscrições para o FIES 2018 devem ocorrer entre o finalzinho de janeiro e o começo de fevereiro de 2018, logo após os processos seletivos do Sisu e do ProUni.

É preciso ficar atento, pois o período é curto. São apenas quatro dias entre a abertura e o encerramento das inscrições.

Requisitos para se inscrever no FIES 2018

A primeira exigência para participar do processo seletivo do FIES 2018 é apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero em qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – valem as provas de todos os anos a partir de 2010.

O segundo requisito é referente à renda familiar bruta mensal, que deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

Como o desempenho no Enem é o critério de classificação do FIES, quanto maior for a sua nota, mais chances você tem de conseguir uma vaga.

Como se inscrever no FIES 2018

A inscrição no FIES 2018 é gratuita e feita pela internet. No período determinado pelo MEC, faça o seguinte:

  1. Acesse o site do FIES Seleção.
  2. Informe seu CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.
  3. Um link será enviado ao e-mail informado. Clique nele e ative o cadastro.
  4. Preencha o formulário com os seus dados pessoais.
  5. Informe CPF, data de nascimento e rendimentos mensais de todos os integrantes da sua família maiores de 14 anos que moram na mesma casa que você.
  6. Selecione a instituição de ensino, campus, curso e turno desejados.
  7. Salve as informações para confirmar sua inscrição no processo seletivo.

Quantas vagas serão disponibilizadas no FIES 2018?

O MEC divulgou que abrirá um total de 310 mil vagas no FIES 2018, divididas nas duas edições anuais. A edição do primeiro semestre deve receber a maior parte das vagas.

Tipos de contrato do FIES 2018

A partir de 2018, três novos tipos de contrato entram em vigor. Veja a seguir as características de cada um e a quantidade aproximada de vagas em 2018:

Tipo 1

  • Para quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa
  • Juro zero
  • 100 mil vagas

Tipo 2

  • Para quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e mora nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
  • Juros de 3% ao ano
  • 150 mil vagas

Tipo 3

  • Para quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
  • A taxa de juros ainda não foi definida, mas deve ficar em torno de 6,5% ao ano
  • 60 mil vagas

Quando sai o resultado do FIES 2018?

O resultado do FIES sai super rápido, tão rápido que você nem vai ter tempo de ficar ansioso. As inscrições se encerram em uma sexta-feira e na segunda-feira seguinte já será possível conferir o resultado da primeira chamada.

Preciso fazer alguma coisa depois de ser selecionado no FIES 2018?

Sim! Comemore rapidinho e prepare a papelada para concluir o processo. Primeiro, você deve fazer o cadastro em outro sistema, o SisFIES. Será necessário preencher todas as informações solicitadas na tela.

A próxima etapa pode dar um pouco mais de trabalho: é o momento de comprovar todas as informações prestadas. Para isso, você terá um prazo para levar a documentação necessária à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade.

A etapa final é contratar o financiamento. Isso deve ser feito no banco. Será necessário apresentar mais alguns documentos (seus e do seu fiador), além da autorização emitida pela CPSA.

Quem perder qualquer um desses prazos perde também a vaga no FIES. Por isso, fique de olho!

O que faço se ficar em lista de espera no FIES 2018?

A lista de espera também não demora muito para sair. O MEC começa a convocar os candidatos alguns dias após a divulgação da primeira chamada, conforme surgirem vagas – por motivo de desistência, não comprovação de informações ou não cumprimento de prazos pelos selecionados.

A lista vai andando até que todas as vagas sejam preenchidas. O FIES continua a chamar candidatos em lista de espera até depois de as aulas começarem, portanto não perca as esperanças!

Se você for chamado, deverá cumprir as mesmas exigências que o pessoal da primeira convocação. Isso inclui preencher o formulário no SisFIES, entregar a documentação na CPSA e contratar o financiamento no banco.

Faculdades que aceitam o FIES 2018

Conseguir uma vaga no FIES significa que o curso que você vai fazer tem qualidade e que a instituição de ensino preenche todos os requisitos de padrão educacional exigidos pelo MEC. Isso porque só podem participar do programa as faculdades que passam com boa nota nas avaliações do Ministério.

Confira algumas instituições de ensino participantes do FIES que selecionamos para você:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o FIES

E aí, vai se candidatar ao FIES em 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin