dcsimg

ProUni é só pra quem estudou em escola pública? Entenda

Conheça esse e outros detalhes exigidos pelo MEC para quem busca uma bolsa de estudos em faculdade particular!

O ProUni é o programa de bolsas de estudo do Governo Federal. Com ele, pessoas de baixa renda podem fazer cursos superiores nas mais diversas áreas do conhecimento, em instituições particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação.

E quem não quer estudar de graça ou pagando muito pouco?

Não é à toa que o ProUni está tão visado. O número de inscritos tem ultrapassado 1 milhão nas edições mais recentes.

Por ser destinado a quem mais precisa de ajuda para conquistar um diploma de graduação, uma das exigências do Governo Federal é que o candidato atenda a determinados requisitos de escolaridade. Mas se você acha que o ProUni é só para quem estudou em escola pública, temos uma novidade – para saber qual é, fique ligado no texto a seguir.

Quem pode participar do ProUni?

No edital do ProUni as regras são claras. O Governo Federal restringe a participação aos candidatos que:

  • Cursaram todo o ensino médio em escola pública.
  • Estudaram em escola particular com bolsa integral durante todo o ensino médio.
  • Estudaram parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral da própria escola.
  • Têm renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.
  • Não têm diploma de nível superior.
  • Fizeram a edição mais recente do Enem e obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Só aqui você já encontra diversas respostas à pergunta principal desse artigo. Mas vamos explicar cada detalhe a seguir, para não deixar dúvidas. Confira.

Fiz todo o ensino médio em escola particular. Posso tentar o ProUni?

Depende. Como podemos ver nos tópicos acima, os alunos que estudaram ou estudam em escolas particulares também podem participar, mas com um detalhe importante: eles precisam ter cursado todo o ensino médio com bolsa de estudos integral.

Por que essa exigência? Porque o ProUni é direcionado a estudantes de baixa renda, que normalmente não poderiam bancar o valor de uma mensalidade de faculdade particular. Essa é uma forma que o Governo encontrou de restringir o benefício a quem realmente precisa.

Estudei parte em escola pública e parte na particular. Posso tentar o ProUni?

Pode, desde que atenda à mesma exigência acima: ter feito o período em escola particular com bolsa de estudos integral.

Essa condição de bolsa é inegociável para o Governo. E veja bem: precisa ser bolsa integral. O ProUni não aceita quem estudou com bolsa parcial ou descontos, por exemplo.

Fiz só um ano do ensino médio em escola particular sem bolsa de estudos. Posso participar do ProUni?

Não. O edital é bem claro: quem estudou em escola particular, por qualquer período que seja, precisa comprovar que recebeu bolsa integral.

Existem alguns casos de pessoas que conseguiram o ProUni na justiça porque fizeram um ano em escola particular com as mensalidades bancadas, por exemplo, por um parente ou um padrinho.

Essas situações são exceções – e só são resolvidas depois de uma desgastante e custosa batalha judicial.

Fiz o ensino fundamental em escola particular e o médio em escola pública. Posso tentar o ProUni?

Sim. O MEC não tem nenhuma exigência quanto ao ensino fundamental. Você pode ter estudado esse período em escola particular ou pública, é indiferente. O que importa mesmo é onde e em qual circunstância foi cursado o ensino médio.

Fiz o ensino fundamental em escola pública e o médio em escola particular. Posso tentar o ProUni?

Só se você tiver feito todo o ensino médio com bolsa de estudos integral. Caso contrário, nada feito.

Novamente: o MEC não leva em consideração onde o candidato fez o ensino fundamental. Isso não conta para o Programa.

O ProUni, como o Sisu, tem vagas reservadas a estudantes de escola pública?

Não. O Sisu é um processo seletivo aberto a todos aqueles que fizeram o Enem mais recente e não zeraram na redação. Por lei, as universidades participantes precisam determinar uma certa porcentagem de suas vagas a estudantes de escola pública. Algumas podem oferecer mais que o mínimo obrigatório.

Durante o período de inscrição os candidatos podem visualizar quais vagas são destinadas a estudantes de escola pública.

O ProUni, por sua vez, só tem cotas para candidatos pretos, partos, indígenas e a pessoas com deficiência. Como o programa já é voltado para quem fez escola pública (ou particular como bolsista integral), não faria sentido reservar vagas para essa população.

Preciso comprovar que fiz escola pública para conseguir bolsa do ProUni?

Sim, toda informação apresentada no ProUni vai precisar ser comprovada caso o candidato consiga a bolsa.

Em meio a toda a documentação que o Governo exige (identificação, renda, etc.) é preciso levar os comprovantes de que recebeu bolsa de estudos durante o período em que estudou na escola particular.

Quem fez todo o ensino médio em escola pública não precisa se preocupar com isso. Basta levar o certificado de conclusão do ensino médio.

Quando acontece o ProUni?

O ProUni normalmente acontece duas vezes por ano, no início dos semestres letivos – janeiro e junho, mais ou menos.

A primeira edição, de janeiro, é a maior. São mais de 200 mil bolsas em todo o País. O processo seletivo abre assim que se encerra o Sisu. A duração média entre a inscrição e os resultados é de uma semana.

A segunda edição, em junho, costuma ser mais enxuta. As exigências de participação são as mesmas.

Onde estudar com o ProUni?

O ProUni só distribui bolsas em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC. É a garantia de que o contemplado vai estudar em uma instituição de qualidade. Tem curso em toda área do conhecimento, inclusive Medicina, Engenharia, Odontologia e Direito – que normalmente custam bem caro.

Outro detalhe que pouca gente sabe: o ProUni é o único programa do Governo Federal que distribui bolsas também em cursos a distância – uma opção interessante para quem quer fazer uma graduação com mais flexibilidade.

A seguir, separamos algumas instituições que costumam participar do ProUni:

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

Vai tentar o ProUni? Onde você fez o ensino médio? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin