dcsimg

Saiba tudo sobre o ProUni em SC

Veja como concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni nas melhores faculdades de Santa Catarina!

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é uma oportunidade que os brasileiros têm de estudar com bolsas parciais ou integrais em faculdade particulares por todo o país.

O programa é uma iniciativa do governo federal para ampliar o acesso ao ensino superior.

Em Santa Catarina, a gente encontra bolsas em cursos presenciais e a distância em todo o estado. E o melhor: só em faculdades com qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Está em SC e vai fazer o ProUni? A gente explica a seguir como participar do programa, quando abrem inscrições, quais são as notas de corte e as melhores faculdades para ter em seu radar.

Como funciona o ProUni em SC

O ProUni é considerado o maior programa de bolsas de estudo do país. O título não é à toa, pois todo ano mais de 200 mil pessoas recebem o benefício.

Dependendo do perfil de renda familiar, é possível concorrer a uma bolsa integral (que paga 100% do valor das mensalidades) ou parcial (que paga metade do valor). O ProUni também conta com bolsas reservadas para ações afirmativas, as cotas.

Para ganhar a bolsa é preciso passar por um disputado processo seletivo que usa como critério de classificação a nota do Enem – quanto mais alta, maiores as chances.

A inscrição exige:

  • Ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.
  • Comprovar renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa para disputar uma bolsa integral ou de até 3 salários mínimos por pessoa para disputar uma parcial.
  • Não ter diploma de nível superior.

O ProUni exige ainda que o candidato se enquadre em uma destas situações:

  • Têm deficiência física.
  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura.

Em edições recentes do ProUni foram distribuídas cerca de 20 mil bolsas em Santa Catarina – cerca de 65% delas integrais.

Quando acontece o ProUni em SC?

O ProUni acontece duas vezes por ano, geralmente antes de começar cada semestre letivo.

Em Santa Catarina, o ProUni segue o calendário nacional. A edição do primeiro semestre pode acontecer no final de janeiro ou no início de fevereiro. No segundo semestre, entre junho e julho. É preciso ficar ligado nas datas, que o MEC costuma divulgar um pouco antes.

Em ambas as edições, as inscrições abrem no início da semana e ficam poucos dias no ar. Nesse período, é preciso ser rápido e muito esperto. Descubra como se inscrever a seguir.

Como se inscrever no ProUni em SC

Quando abre o processo seletivo do ProUni, o candidato tem um prazo de apenas quatro dias (normalmente de terça a sexta-feira) para se inscrever no sistema, escolher seu curso e começar a acompanhar a disputa pela bolsa desejada.

O processo é totalmente automatizado e as inscrições só podem ser feitas no site oficial do ProUni.

Para participar, é obrigatório informar o número de inscrição no Enem mais recente e a senha (caso tenha esquecido, dá pra recuperar no próprio sistema). Só pode entrar na disputa quem corresponder aos requisitos de renda, formação escolar e desempenho no Enem que citamos anteriormente.

É possível escolher duas opções de curso e definir em que tipo de modalidade irá concorrer (se na geral ou por meio de cotas).

Depois disso, é preciso monitorar o site todos os dias, durante a seleção, para saber se a sua nota do Enem permite entrar no curso desejado. Se a nota de corte for mais alta do que o seu desempenho no exame, então é hora de procurar outra opção.

O candidato pode mudar de opções de bolsa quantas vezes quiser, enquanto durar o período de inscrições.

Nota de corte para ganhar bolsa pelo ProUni em SC

Seja em Santa Catarina ou em qualquer outro estado brasileiro, a concorrência por uma bolsa do ProUni é altíssima.

Cursos muito procurados (e caros), como Medicina, por exemplo, podem exigir nota de corte acima de 750 pontos. Outros bastante concorridos, como Odontologia, Psicologia, Direito e Engenharia podem ter nota de corte perto de 700 pontos.

No lado dos cursos mais tranquilos, temos aqueles que podem ser encontrados com a nota mínima para participar do ProUni, de 450 pontos: Pedagogia, História, Geografia, Sociologia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e vários outros.

Dá para fazer um curso a distância em SC com bolsa do ProUni?

Para quem mora em SC e está pensando em tentar uma bolsa em curso a distância, temos uma boa notícia: no ProUni tem!

Inclusive, este é o único programa do governo federal que concede bolsas em cursos superiores EAD.

A oferta muda de acordo com a edição – as oportunidades podem ser consultadas pouco antes da abertura das inscrições.

Outra boa notícia é que, em geral, as vagas em cursos a distância são menos concorridas do que as tradicionais. Portanto, fique de olho.

Onde estudar com bolsa do ProUni em SC

Várias instituições particulares de Santa Catarina oferecem bolsa pelo ProUni.

São muitas opções, mas você não precisa se preocupar. Se está no ProUni, é porque a faculdade atende a todos os exigentes critérios do MEC de qualidade de ensino e infraestrutura.

Ou seja: pode ir tranquilo porque seu diploma será reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho.

É sempre bom chegar à disputa com algumas faculdades de qualidade em mente. Por isso a gente traz algumas que podem oferecer vaga nas próximas edições do ProUni. Além disso, todas elas têm iniciativas próprias de descontos, bolsas de estudos e financiamento sem burocracia. Dê uma olhada:

Veja também:

Descubra como fazer transferência de curso pelo ProUni

Vai tentar o ProUni em SC? Conte para a gente em qual faculdade você gostaria de conseguir uma bolsa!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin