dcsimg

Psicologia e a Síndrome de Savant

Os mistérios da mente humana e a genialidade dos portadores da síndrome de Savant. Veja o que diz a Psicologia sobre esses temas!

Síndrome de Savant

O autismo e a psicologia

O autismo é um distúrbio que provoca um conjunto de alterações em um indivíduo. Tais características variam de acordo com cada paciente, e tais sintomas são perceptíveis ainda nos primeiros anos de vida e podem variar a intensidade e as ocasiões onde ocorrem. As principais características de alteração nos pacientes portadores do autismo são:

  • Comunicação ou capacidade de comunicação alterada
  • Dificuldade de interação com outras pessoas, dificuldade de estabelecer laços e relacionamentos
  • Dificuldade de resposta apropriada ao ambiente

É fato também, que o autismo nem sempre está ligado ao baixo intelecto, tampouco na dificuldade de fala. É notado que em alguns pacientes, ainda crianças, possuem habilidades de comunicação pela fala e inteligência intactas. Obviamente tais sintomas variam com o grau de autismo de cada paciente, variando de acordo com a intensidade. Há relatos também de crianças autistas como severos retardos, principalmente nas habilidade de comunicação pela fala.

O Conjunto de Distúrbios relacionados a mudança de comportamento no autista é conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (sigla: TGD), é conhecido também como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (sigla: TID), da tradução do termo original no inglês.

É interessante ressaltar que apenas a ocorrência de alguns sintomas, ou mesmo semelhanças comportamentais com pacientes autistas, não podem ser utilizados para diagnosticar e determinar o autismo. É sempre necessário e imprescindível o trabalho de um profissional de psicologia ou psiquiatra, que fará tal verificação de forma precisa.

A Síndrome de Savant, a psicologia e a Genialidade

Os Savant’s são conhecidos por suas habilidades expressivas e sobre-humanas. Por desventura do destino, possuem um déficit em inteligência, porém sabiamente a natureza compensa tal deficiência com uma habilidade intelectual fascinante. As habilidades dos savant’s são expressivas, fascinantes, curiosas e não passam despercebidas ao olho humano. Tais habilidades também auxiliam o jovem Savant a interagir com a sociedade, o que é de grande valia para ele, pois garante uma qualidade de vida maior, além de ser um estímulo a mais em sua vida.

No passado, os savant’s eram diretamente ligados ao autismo, sendo uma característica peculiar de alguns pacientes. Na atualidade, a ciência já provou que nem todos os autistas possuem a síndrome de Savant, e nem todos os portadores desta síndrome são autistas. Porém, é fato que a síndrome de Savant é encontrada em muitos autistas, sendo que 10% dos mesmos, possuem tal genialidade nas habilidades intelectuais. Há indícios da síndrome de savant em pacientes com retardamento mental e danos cerebrais.

A síndrome de Savant, por definição, é considerada como um distúrbio psicológico, onde há compensações em habilidades de intelecto devido a um déficit de inteligência. A genialidade proveniente de tais compensações são geralmente ligadas a uma memória fora do comum, na qual auxilia em diversos campos de atuação. Porém, juntamente a este dom intelectual, há também uma desvantagem ligada ao baixo entendimento, ou compreensão do ambiente a sua volta. Todo o entendimento sobre a síndrome ainda é um mistério, há especulações sobre danos no hemisfério esquerdo do cérebro que são compensadas por um maior desenvolvimento do hemisfério direito.

Por ser diretamente ligada ao desenvolvimento e deficiências cerebrais, a síndrome de Savant ainda é um mistério para os profissionais de psicologia e toda a equipe médica.  Há muito a ser pesquisado nesta área, afim de determinar o conjunto de fatores ligados a mesma. Com o crescente desenvolvimento de técnicas de mapeamento cerebral, foi possível intensificar os estudos. Vários profissionais de psicologia fazem estudos detalhados em tal área, afim de auxiliar na pesquisa sobre tal síndrome.

As principais características ligadas ao hemisfério direito do cérebro, que são beneficiadas por savant são:

  • Habilidades Musicais (Inteligência Musical)
  • Habilidades Artísticas (Pintura, Escultura, etc.)
  • Matemática (cálculos matemáticos)
  • Metodologia de Cálculos Elaborados
  • Memória Intensificada

As características que sofrem danos pela deficiência do hemisfério esquerdo do cérebro são as capacidades de comunicação: habilidades de linguagem e troca de informações.

Psicologia, Gênios de Savant e suas especialidades

Destacaremos alguns gênios de Savant, que desenvolveram habilidades sobre-humanas. Tais habilidades são destacadas por um desenvolvimento aprimorado do hemisfério direito do cérebro. É interessante destacar que cada paciente portador da síndrome de savant possui um conjunto de habilidades distintas. É interessante ressaltar que as habilidades de Savant são super importantes no contexto dos pacientes portadores de deficiência, pois tais habilidades os auxiliam a ter uma interação social e garantir uma qualidade de vida. Segue abaixo alguns portadores de Savant que ficaram famosos por suas habilidades:

  • Alonzo Clemons
    • Habilidade Artísticas, possui grande facilidade em criar réplicas de cera de animais e esculturas de bronze.
  • Daniel Tammet
    • Habilidades de aprendizado de idiomas, é poliglota, e fala 11 línguas. Possui grande afinidade com cálculos matemáticos, consegue mencionar 22514 dígitos de PI.
  • Kim Peek
    • Capacidade de memorização intensificada. Habilidades com cálculos matemáticos de grande dificuldade.
  • Leslie Lemke
    • Habilidades Artísticas, toca com perfeição sinfonias complexas de música clássica no piano com facilidade, após escutá-las apenas uma vez. Nunca teve aula de piano, além de ser cego.
  • Richard Wawro
    • Habilidades Artísticas diferenciadas.

Para maiores informações, consulte o artigo da Wikipédia sobre a Síndrome de Savant: link.

A Graduação em Psicologia

O Universo da psicologia é vasto e intrigante. O comportamento humano envolve uma complexa rede de informações cerebrais que ainda são um mistério para a ciência. Para os interessados no estudo do comportamento humano, afim de entender suas possíveis causas e consequências com o objetivo de auxiliar o próximo, a psicologia é, com certeza, o curso ideal.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin