Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Descubra qual é a taxa de juros do FIES atualmente

22 de agosto de 2017
Juros FIES
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já ajudou centenas de milhares de estudantes a conseguir o tão sonhado diploma universitário.

Com o FIES, o estudante recebe uma ajuda para pagar a faculdade e só começa a quitar a dívida depois de se formar, com prazo a perder de vista. O grande diferencial do programa é que os juros são mais baixos do que os praticados pelos bancos em financiamentos privados.

Veja o guia que preparamos sobre os juros do FIES. Saiba mais sobre os três tipos de contrato que o programa trabalha atualmente, suas respectivas taxas de juros e como proceder para quitar a dívida. Vamos lá?

 

Como funciona o FIES?

O FIES exige passar em um processo seletivo que leva em consideração o desempenho no Enem. Para se inscrever, é necessário apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero em qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Além da questão da nota do Enem, o inscrito deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

 

Qual é a taxa de juros do FIES atualmente?

Atualmente, o FIES trabalha com três tipos diferentes de contrato ? cada tem características e taxas de juros distintas.

Contrato 1: Voltado aos estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Nessa modalidade, a taxa de juros é zero.

Contrato 2: Atende aos estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa, moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. A taxa de juros é de 3% ao ano.

Contrato 3: Criado para ajudar estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa. A taxa de juros dessa modalidade ainda não foi definida.

Quanto ao juro zero, vale chamar a atenção para o fato de que isso não significa que o contratante pagará exatamente o mesmo valor que tomou emprestado do governo. A dívida será corrigida pela inflação do período.

 

Quanto vou ter que pagar ao FIES após me formar?

O valor da dívida do FIES varia caso a caso, dependendo da duração do curso, do valor das mensalidades e do percentual financiado, entre outros aspectos. A boa notícia é que nos novos contratos do FIES será possível saber o valor financiado antes de assinar o contrato.

Isso quer dizer que o estudante poderá se planejar melhor (antes, só era possível saber o valor financiado por semestre).

Uma das coisas que devem ser levadas em conta na hora de contratar o financiamento é se o curso dará o retorno esperado. Explicamos: o aluno deve calcular se o salário médio de um recém-formado na profissão escolhida é o suficiente para custear as parcelas da dívida do FIES.

Portanto, nossa dica é: coloque tudo na ponta do lápis. Seu curso deverá lhe possibilitar arranjar um emprego que cubra seus custos de vida e as parcelas mensais do FIES.

Vale lembrar que o governo federal vem fazendo algumas modificações no FIES. Uma das mais recentes é que a parcela da dívida não pode ultrapassar 10% da renda do beneficiado.

 

Em quanto tempo devo pagar o FIES?

Durante o período em que estiver cursando a faculdade, o estudante paga apenas parcelas trimestrais ao FIES. Após a formatura, inicia-se o prazo para quitar a dívida do FIES. Até 2017, havia um limite para esse prazo de carência: 18 meses. A partir de 2018, esse limite deixa de existir.

Enquanto não se recoloca no mercado, ele precisa pagar as parcelas trimestrais. As parcelas da dívida começarão a ser pagas quando o recém-formado conseguir um emprego. As prestações poderão ser descontadas diretamente do salário.

O período de pagamento pode variar de caso para caso, uma vez que vai depender de fatores como a duração do curso e o valor da mensalidade financiada. Mas não se preocupe! Antes de assinar o contrato do FIES você terá acesso a essa informação.

 

Faculdades que participam do FIES

Para participar do FIES é necessário que a instituição de ensino seja reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

 

Veja também:

O que é o aditamento do FIES?

 

Está pensando em se candidatar ao FIES? Qual graduação pretende cursar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.