dcsimg

Descubra que nota você precisa tirar no ENEM pra passar em Administração

Veja qual a pontuação necessária para passar em Administração nos principais processos seletivos que usam a nota do Enem!

Administração

A vontade de conduzir um negócio próprio ou sair da faculdade com conhecimento para trabalhar em praticamente qualquer atividade econômica são os principais fatores que levam o curso de Administração a ser um dos mais populares do Brasil.

São nada menos que 770 mil alunos matriculados atualmente em todo o País. A graduação só perde para Direito nesse quesito.

Encontrar o curso de Administração é fácil. Todo ano, mais de meio milhão de novas vagas são oferecidas – a imensa maioria pelas faculdades privadas. Difícil mesmo é conseguir entrar nas públicas, onde a concorrência média atinge o impressionante número de 20 candidatos por vaga – e que pode ser muito maior nas faculdades mais prestigiadas.

O mesmo nível de concorrência é encontrado na maioria dos processos seletivos que utilizam a nota do Enem como critério de seleção.

Se você está se preparando para disputar um espaço no curso de Administração, venha conosco. Vamos mostrar quais são os processos seletivos que aceitam a nota do Enem, qual a pontuação média para passar e quantas questões você precisa acertar na prova para garantir sua entrada no interessante mundo dos negócios!

Onde posso usar a nota do Enem?

Quem faz o Enem tem várias chances de entrar em um curso superior. São três processos seletivos do Governo Federal, além da adesão cada vez maior de universidades privadas que aceitam a nota do Exame como critério de classificação.

Cada processo seletivo acontece pelo menos duas vezes por ano – ou seja, são várias chances de descolar sua vaga!

Conheça as características de cada um:

Sisu – com a nota do Enem o candidato pode disputar vagas em todas as universidades públicas brasileiras que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada. O único critério é ter feito a edição mais recente do Exame e não ter zerado na redação. A concorrência aqui é altíssima e quem chegar com boa nota tem mais chances de passar. O Sisu acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e em junho.

ProUni – a nota do Enem também pode ser usada para tentar uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo Programa Universidade para Todos. O benefício é direcionado a estudantes de baixa renda que atendam a certos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. O processo seletivo é bastante concorrido. Para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem mais recente. O ProUni também acontece duas vezes ao ano.

FIES – com o FIES, o candidato financia a faculdade com prazo longo e juros bem abaixo dos praticados no mercado. A dívida só é cobrada depois da formatura. Para conseguir o benefício é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, apresentando pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O MEC exige que o candidato atenda também a alguns critérios de renda. O FIES acontece duas vezes por ano, no início de cada semestre.

Ingresso direto – cada vez mais instituições privadas estão aderindo ao modelo de seleção pela nota do Enem. É uma alternativa interessante ao vestibular. Basta apresentar o desempenho e, caso atenda aos requisitos estabelecidos pela instituição, já pode fazer a matrícula. Aqui não há uma regra padrão, cada faculdade define seu modelo.

Nota do Enem para passar em Administração pelo Sisu

A nota média necessária para entrar em Administração pelo Sisu é de 640 pontos.

Não parece muito alta para um curso tão concorrido, mas não se engane. Em algumas instituições o aluno só entra se tiver nota próxima a 800 pontos!

Em outras, acontece o inverso. Com 560 pontos dá para conseguir entrar numa faculdade pública.

Como pode haver números tão distintos em um mesmo processo seletivo? Simples: além de o curso ter um grande número de vagas, a nota mínima varia de acordo com o desempenho dos candidatos que disputam um lugar no mesmo curso, turno, campus e instituição.

Nota do Enem para passar em Administração pelo ProUni

Para conseguir bolsa de estudos no curso de Administração é necessário apresentar uma média de 590 pontos no Enem.

Nas notas máximas, o ProUni quase não difere do Sisu. Aqui a média fica em torno de 770 pontos.

A diferença está nas mínimas. Enquanto no Sisu a menor nota de corte fica em torno de 550 pontos, no ProUni é de 450 pontos – a pontuação-base exigida pelo MEC.

Em edições recentes do ProUni, o curso de Administração foi o que recebeu maior número de vagas, cerca de 20 mil. E ainda há um diferencial: dá para concorrer a bolsas em cursos a distância!

Nota do Enem para passar em Administração pelo FIES

No FIES o cenário não é muito diferente dos demais. A nota média para conseguir financiamento tem ficado na casa dos 570 pontos.

Algumas faculdades registraram notas de cortes bem altas em edições recentes, acima dos 700 pontos.

As notas menores foram de 450 pontos – o mínimo exigido pelo MEC para concorrer ao benefício.

Nota do Enem para passar em Administração por ingresso direto

A nota para entrar em faculdade privada com o desempenho do Enem varia de instituição para instituição. Algumas pedem uma pontuação mínima geral, outras exigem determinado desempenho em uma das áreas do conhecimento e por aí vai. O ideal mesmo é entrar em contato com a faculdade onde você quer estudar para saber as condições.

Selecionamos para você algumas instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam ingresso direto no curso de Administração, além de participarem do ProUni e do FIES:

Como passar em Administração com a nota do Enem

Garantir sua entrada no curso de Administração exige dedicação aos estudos. É preciso chegar à disputa com uma ótima pontuação no Enem.

A dica é estabelecer como meta uma pontuação alta, próxima ou acima dos 750 pontos. Com esse número você pode entrar no curso de Administração em praticamente qualquer universidade pública do Brasil.

O ideal é acertar 35 questões em cada uma das quatro provas do Exame (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), além de alcançar 800 pontos na redação, mais ou menos.

Vale lembrar que o candidato precisa apresentar um desempenho coerente no Exame. O sistema de correção consegue detectar “chutes” e atribui pontuação menor às questões acertadas ao acaso.

Veja também:

O que se estuda em Administração?

O que achou da nota mínima para entrar em Administração? Alta? Baixa? Possível? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin