dcsimg

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Direito

Sabia que dá para passar em Direito com a nota do Enem? Conheça agora mesmo a pontuação que pode garantir sua vaga!

Direito

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de acesso à faculdade no Brasil. Com uma boa pontuação você pode entrar em universidades públicas e privadas sem ter que fazer vestibular ou ainda obter bolsas de estudos e financiamento.

Se a sua nota no Enem for alta dá para conseguir uma vaga até mesmo em cursos super concorridos, como o de Direito. O que vai tornar a disputa mais ou menos acirrada é o desempenho dos candidatos que estão buscando a mesma vaga que você.

Entenda melhor como funciona a classificação pela nota do Enem em diferentes processos seletivos e veja a pontuação necessária para entrar em Direito!

Como usar a nota do Enem?

Com a nota do Enem você pode se classificar em processos seletivos do Governo Federal que permitem seu ingresso na faculdade. Veja quais são:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – seleciona alunos para cursos de universidades públicas.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni) – oferece bolsas parciais e integrais para estudar em universidades privadas.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – concede empréstimo a juros baixos para bancar a faculdade particular.

Algumas universidades privadas aceitam também a nota do Enem como critério para ingresso direto de alunos. Neste caso não é preciso se inscrever em nenhum programa específico. As regras variam bastante entre as instituições. É preciso consultar!

Como funciona a classificação pela nota do Enem?

No ProUni, Sisu e FIES, quanto mais pontos o candidato tiver, maior a vantagem. Você vai concorrer com os participantes inscritos em uma mesma vaga, ou seja: na mesma faculdade, campus, curso, grau e turno. No caso do Sisu e do ProUni, os candidatos são segmentados ainda pela modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

Se dois candidatos que concorrem a uma mesma vaga apresentarem pontuação geral no Enem com valor igual, sai na frente quem tiver a maior nota na Redação. O critério para desempate segue a seguinte ordem:

  1. Maior nota na Redação
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Quanto tirar no Enem para entrar em Direito?

Agora que você já sabe os diferentes caminhos que pode seguir com sua nota do Enem, confira a pontuação aproximada para entrar em Direito em cada um dos processos seletivos:

Nota do Enem para entrar em Direito pelo ProUni

Ano após ano Direito aparece entre os mais concorridos do ProUni. As notas de corte estão sempre entre as mais altas, perdendo apenas para Medicina. Seguindo a tendência apontada pelas últimas edições é possível afirmar que para conseguir uma bolsa no curso de Direito é preciso obter mais de 650 pontos no Enem.

Nota do Enem para entrar em Direito por meio do Sisu:

As universidades públicas atraem milhões de candidatos de todo o País. Cursos como o de Direito, que oferecem a perspectiva de uma carreira promissora e bem remunerada, costumam ficar entre os mais concorridos. Por isso sua nota do Enem também precisa ser alta se você pretende conquistar vaga numa instituição pública. A média é parecida com a do ProUni. As chances são maiores para os estudantes que obtiverem mais de 630 pontos no Enem.

Veja algumas faculdades que selecionam alunos para Direito por meio do Sisu e a nota de corte em edições recentes deste processo:

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC) – 775,05
  • Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF) 746,09
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande (RS) – 744,35
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados (MS) – 741,35
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão (SE) – 740,46
  • Universidade Federal do Acre (UFAC) – Rio Branco (AC) – 688,97

Nota do Enem para financiar o curso de Direito por meio do FIES

A concorrência pelo FIES para estudar Direito não é tão acirrada quanto no ProUni e no Sisu. Mesmo assim, se você pretende conseguir um financiamento do Governo é preciso se sair bem no Enem, com média geral de 500 pontos, pelo menos.

Veja exemplos da pontuação necessária para conseguir o FIES para Direito em algumas universidades:

  • Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) – Salvador (BA) – 620,46
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)  – Vitória (ES) – 614,28
  • Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP) – Palmas (TO) – 575,24
  • Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM)– Manaus (AM) – 563,80
  • Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas (MG) – 559,08
  • Universidade Paulista (UNIP) – Bauru (SP) – 509,36

Acesso direto ao curso de Direito, sem fazer vestibular

Há universidades privadas que selecionam alunos apenas pela nota do Enem. Não é preciso se inscrever em nenhum programa, basta apresentar o seu resultado e concorrer à vaga. As regras para participar desta forma de seleção variam muito entre as instituições. Algumas, inclusive, exigem uma nota mínima dos candidatos no Exame. É preciso consultar a faculdade para saber como funciona.

Veja algumas instituições que adotam a nota do Enem como critério para ingresso direto de alunos em Direito, além de oferecerem vagas do ProUni e FIES:

Veja também:

Curso de Direito: mercado de trabalho e onde estudar

Vai usar a nota do Enem para tentar uma vaga em Direito? Já escolheu sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin