Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Quem pode participar do Sisu 2016

6 de janeiro de 2016
Sisu
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem como critério para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas de todo o Brasil.

Em 2016 o Sisu terá duas edições: em janeiro, para ingresso no primeiro semestre, e em junho, para ingresso no segundo semestre. A edição de janeiro oferece 228 mil vagas em 131 instituições.

Cada vez mais universidades estão aderindo a esse processo seletivo e em muitas delas o Sisu é a única forma de ingresso possível.

Além de ser totalmente informatizado e usar apenas a nota do Enem para selecionar os candidatos, o Sisu é gratuito.

Se você tem interesse em fazer o Sisu em 2016, confira as dicas a seguir e veja se você se encaixa nos critérios de participação!

Sobre o Sisu 2016

Antes de saber se você pode ou não participar do Sisu 2016, é importante conhecer como o programa funciona. Veja alguns pontos:

  • Inscrições: são gratuitas, realizadas pela internet. Geralmente abrem na segunda-feira e encerram na quinta-feira da mesma semana. Ou seja, os candidatos têm 4 dias corridos para se inscrever. O cadastro é feito com o mesmo número de inscrição e senha do Enem do ano anterior.
  • Opções: o participante deve escolher até duas opções de curso entre as vagas disponíveis.
  • Nota de corte: diariamente, enquanto estiverem abertas as inscrições, o sistema calcula e divulga a menor nota possível para entrar em cada curso (em uma mesma faculdade, turno e modalidade de concorrência). Durante esse período, os participantes podem consultar as notas de corte e mudar suas opções de curso para aumentar as chances de passar.
  • Resultado: o resultado do Sisu sai em poucos dias, logo na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições. Quem for selecionado deve fazer a matrícula pessoalmente na universidade para não perder a vaga.

Quem pode se inscrever no Sisu 2016?

O Sisu não exige muitos requisitos para participar do processo seletivo. Basta ter feito a edição mais recente do Enem (do ano imediatamente anterior) e não ter zerado na redação.

Portanto, se você atende aos requisitos mínimos, poderá participar do Sisu tanto no primeiro como no segundo semestre de 2016.

O Sisu é só para quem tem baixa renda?

Não. O Sisu não tem limite de renda para participar, nem pede qualquer tipo de comprovação financeira no ato da inscrição. Algumas universidades têm cotas para estudantes de baixa renda. Nesse caso, o candidato deverá comprovar sua condição no ato da matrícula, caso seja selecionado.

Quem estudou em escola particular pode participar do Sisu?

Sim. O Sisu não tem requisitos específicos de escolaridade. Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha feito o Enem mais recente e não tenha zerado na redação, independentemente de ter estudado em escola pública ou particular.

Existe limite de idade para fazer o Sisu?

Não. Mesmo que você tenha concluído o ensino médio há mais tempo e já esteja no mercado de trabalho, ainda assim poderá fazer o Sisu e tentar uma vaga em faculdade pública para turbinar sua carreira. O Sisu não tem nenhum limite de idade para participar, desde que você tenha feito o Enem no ano anterior e não tenha zerado na redação.

Não fiz o Enem. Posso participar do Sisu?

Não. O Enem é condição obrigatória para participar do Sisu. Além de seu desempenho ser utilizado para classificar os candidatos (quem não fez o Exame não terá uma nota para ser comparada com os demais concorrentes), para se cadastrar no sistema do Sisu é obrigatório informar o número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. Ou seja, se você não participou da última edição do Enem, não conseguirá sequer entrar no sistema do Sisu.

Qual a nota mínima do Enem para passar no Sisu?

Depende. Você precisa analisar duas situações:

  • Nota mínima para se inscrever no Sisu: para se cadastrar no sistema do Sisu e começar a buscar as vagas disponíveis, você só precisa ter feito o Enem do ano anterior e não ter zerado na redação. No entanto, isso não significa que você vai conseguir passar em qualquer curso.
  • Nota mínima para passar no Sisu: essa nota varia muito, dependendo da edição (primeiro ou segundo semestre), curso, relação candidato/vaga, desempenho dos concorrentes, turno, universidade e modalidade de concorrência. Em cursos mais disputados, como o de Medicina, essa nota pode ultrapassar os 800 pontos. Vale lembrar que as universidades podem estipular uma nota mínima para concorrer a determinados cursos. Essa informação aparece no sistema quando você fizer sua inscrição.

Existe cota para o Sisu?

Sim, as chamadas ações afirmativas. Cada universidade pode reservar uma parte de suas vagas para negros, indígenas, pessoas com deficiência, alunos egressos de escolas públicas, etc.

Essas vagas são apresentadas no sistema do Sisu e quem opta por concorrer a uma delas deve estar ciente de que, caso seja selecionado, a universidade poderá solicitar documentos para comprovar a situação.

É importante saber, também, que os candidatos que optam pela modalidade de concorrência “ações afirmativas” concorrem em pé de igualdade, disputando a vaga com pessoas que apresentam as mesmas condições.

Quem não se encaixar nos critérios de cotas, ou não quiser participar delas, deve selecionar a opção “ampla concorrência”.

Não passou no Sisu? Conheça outras opções!

Se você não conseguiu passar no Sisu, não desanime. Você pode usar sua nota do Enem para participar de outros processos seletivos. Conheça os principais:

  • FIES: concede empréstimo estudantil a juros baixos para estudantes de baixa renda.
  • ProUni: distribui bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos superiores presenciais e a distância da rede privada.
  • Ingresso direto: modalidade de ingresso muito utilizada por faculdades privadas, permite entrar em um curso superior sem fazer vestibular.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC que costumam participar do ProUni e do FIES, além de aceitarem a nota do Enem para ingresso direto:

Saiba mais:

Inscrição Sisu 2016

 

Ficou interessado em fazer o Sisu? Conte para a gente nos comentários!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.