dcsimg

Refinarias de Petróleo: Entenda como Funcionam

Entenda como funcionam as refinarias de petróleo e como é o trabalho de um Engenheiro de Petróleo!

Você sabe o que é Petróleo ?

Refinarias de Petróleo: Indústrias Essenciais para Nossa Sociedade

Antes de mais nada, você realmente sabe o que é Petróleo ?

Em nossas cabeças temos sempre aquela clássica imagem de um líquido negro pulando com força e jorrando pra fora de um buraco.

Segundo a definição básica da Engenharia de Petróleo, Petróleo é um combustível fóssil, ou seja, um combustível formado a partir de fósseis.

Na Era Jurrássica ( dinossauros ) e eras posteriores aconteceram grandes transformações na Terra: movimentos dos continentes, terremotos, maremotos e soterramentos em massa, todo esse movimento geológico produzia grandes desastres matando animais, plantas e seres aquáticos.

Quando esses seres vivos animais e vegetais morriam e eram soterrados, a pressão da terra e o tempo aos poucos foram os transformando, fazendo com que perdessem suas características originais e fossem se tornando uma massa negra de Carbono.

Essa massa formou o petróleo que usamos hoje em dia, explorado pelos profissionais de Engenharia de Petróleo.

A Petróleo, do ponto de vista da química é formado pelos seguintes elementos:

Composição do Petróleo de Acordo com a Química e Engenharia do Petróleo

Tipo de Elemento Qúimico % Encontrada em 1 Litro de Petróleo
Carbono 82% – O Carbono é o elemento predominante no Petróleo.
Hidrogênio 12% – Atua junto como Carbono formando as moléculas
Nitrogênio 4% – Encontrado na forma de Amina.
Oxigênio 1% – Muito pouco é encontrado.
Sais 0,5% – Raramente aparecem.
Metais ( ferro, cobre, etc… ) 0,5% – Considerados como resíduos.

Outra informação interessante que a Engenharia de Petróleo nos dá é que nem todo petróleo é igual ( os dados acima são referentes a uma amostra de bom Petróleo ).

Nem todos são escuros e líquidos, alguns podem ser quase tão duros como rochas e outros podem ser tão ralos quanto água.

A cor também varia desde negro escuro ( boa qualidade ) até quase transparente ( má qualidade ).

O tipo de petróleo mais procurado pelas empresas e mais desejado pelos profissionais de Engenharia de Petróleo é o escuro e líquido, esse é o melhor de se trabalhar.

Refinarias de Petróleo: Transformando Óleo em Produtos

Muita gente não sabe mas as Refinárias de Petróleo além de gasolina e óleo diesel também fabricam dezenas de tipos diferentes de produtos.

Por causa dessa flexibilidade alguns especialistas dizem que as refinarias de petróleo são a Base Indústrial da Era Moderna.

Em outras palavras, se elas não existissem muitas das coisas que temos em casa hoje em dia também não poderiam ser fabricadas.

Confira abaixo alguns produtos que os profissionais de Engenharia do Petróleo conseguem tirar dele:

Principais Produtos Obtidos a partir do Petróleo

Principais Produtos e Subprodutos Vindos do Petróleo

Embora sejam feitos grandes trabalhos Químicos e de Engenharia de Petróleo dentro das Refinarias de Petróleo, o processo básico de se obter os produtos até que é simples.

Esse processo se chama Destilação Fracionada.

Na destilação fracionada basicamente o que é feito é aquecer o petróleo e ir colhendo os produtos obtidos através de um sistema de torre.

Dependendo da temperatura sai um tipo diferente de produto, esse processo é interessante do ponto de vista de Engenharia de Petróleo pois permite que muitas coisas sejam fabricadas ao mesmo tempo.

Confira abaixo o processo de funcionamento da Destilação Fracionada:

Engenharia de Petróleo: Destilação Fracionada

Destilação Fracionada: Processo e Produtos Obtidos

É importante notar, no entanto, que nem todos os produtos saem diretamente prontos da coluna de destilação, a gasolina por exemplo, um dos principais produtos do Petróleo só vai sair depois que o Nafta for processado.

O Petróleo está Acabando: o que Vamos Fazer ?

Esta é uma pergunta muito séria, já que segundos os profissionais de Engenharia de Petróleo, a cada hora que passa, a cada dia o Petróleo que ainda resta no mundo está acabando…

Mas e ae ?? O que nós poderemos fazer ? Como a sociedade vai sobreviver sem sua maior fonte de energia ?

A resposta é simples: adotando novas tecnologias. Confira abaixo algumas tecnologias muito interessante que vão estar presentes em nossas vidas nos próximos anos:

Bioplástico: Plantando a Nossa Matéria Prima

Como todos sabem uma das principais funções do Petróleo além de virar combústivel é fornecer matéria prima para a fabricação de plásticos.

Mas e quando o Petróleo acabar, não vamos mais poder fabricar plástico ? A resposta é sim !

A resposta mais indicada pela Engenharia de Petróleo e Química para quando acabar o Petróleo é o Bioplástico. Ele vai ser produzido a partir de vegetais como a cana de açucar.

Sua principal vantagem é o fato de ser mais biodegradável ( poluir menos a natureza quando virar lixo ) e também o fato de poder ser reciclado mais facilmente.

Combustíveis da Era Pós-Petróleo

Para poder substituir a gasolina e diesel a humanidade vai ter de desenvolver uma nova geração de combustíveis e motores.

Entre as opções de combustíveis da era pós petróleo apontados por profissionais de Engenharia de Petróleo temos os seguintes:

  • Energia Elétrica: A fonte de energia mais limpa que conhecemos para motores, não gera poluição somente calor e barulho. A desvantagem da energia elétrica é que ainda não existem baterias boas o suficiente para fazer um veículo de grande porte, como um caminhão por exemplo, rodar por muito tempo. Os motores elétricos atuais também não são muito poderosos.
  • Hidrogênio: O melhor combustível químico que temos, gera uma grande potência e energia com pouquíssimo gasto de combustível e gerando apenas água como resíduo ( 100% limpo ). A desvatantagem é que ainda não existe um método barato de se obter hidrogênio e também o fato dos poderosos motores de hidrogênio ainda não serem lá muito seguros ( risco de explosão e colapso ).
  • Álcool: Vindo da cana de açucar pode ser replantado e colhido infinitas vezes, embora ainda gere poluição é muito menor que a gasolina, já vem sendo muito usado no mundo. A desvantagem do alcool é a necessidade de grandes áreas de plantio de cana para sua obtenção e também o fato dos motores renderem menos que os de gasolina. Especialistas e profissionais de Engenharia de Petróleo afirmam que será substituido pela Energia Elétrica e Hidrogênio nos próximos 50 anos.

A Engenharia de Petróleo Sobreviverá ao Fim do Petróleo ?

Uma pergunta que muitos podem estar se fazendo é o que vai acontecer com os Engenheiros de Petróleo quando o Petróleo acabar… a resposta é simples, essa carreira vai ter que se reinventar.

A experiência da Engenharia de Petróleo em refinar combustíveis e estoca-los vai ser sim muito útil no futuro, no entanto a carreira terá de mudar de nome, de Engenharia de Petróleo para Engenharia de Energia por exemplo.

Embora o Petróleo um dia acabe, a necessidade humana por energia, essa vai nos acompanhar sempre.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin