dcsimg

Descubra como ver seu resultado no Enem 2016

Saiba quando saem os gabaritos e o resultado do Enem 2016. Veja o que fazer para consultar seu desempenho e como usá-lo para entrar na faculdade!

Resultado Enem

Se você participou do Enem 2016, nada mais natural do que ficar pensando na pontuação. Afinal, o desempenho do Exame pode permitir uma grande conquista: ingressar na faculdade dos seus sonhos.

O MEC já definiu  data de liberação do resultado do Enem 2016!

Vamos ver como descobrir suas notas e, principalmente, como usá-las para entrar na faculdade!

Quando saiu o gabarito do Enem 2016

O gabarito oficial do Enem foi divulgado pelo MEC no dia 9 de novembro.

Mas vale um alerta: as notas do Enem são calculadas de uma forma mais complexa do que somar a quantidade de acertos. Por isso, conhecer o gabarito é apenas uma referência de como será o seu desempenho. Nada substitui o resultado oficial.

Quando sai o resultado do Enem 2016

O resultado do Enem 2016 sai no dia 19 de janeiro de 2017.

Onde e como consultar o resultado do Enem 2016

Os resultados são divulgados no site oficial do Enem.

Lá você poderá consultar seu Boletim de Desempenho Individual. Para ter acesso, basta informar o seu número de inscrição ou CPF e a senha.

Como é calculada a nota do Enem 2016

O cálculo dos resultados do Enem é um pouco diferente do que estamos acostumados nas provas da escola.

Não basta somar as questões que você acertou. O Enem utiliza um modelo mais complexo, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a dificuldade de cada questão e a coerência do participante em relação ao conjunto da prova.

Já a redação é corrigida manualmente por avaliadores certificados pelo MEC. Eles observam cinco competências, desde o domínio da norma padrão da língua escrita até a capacidade de elaborar uma proposta de solução para o problema abordado. Cada competência vale 200 pontos e a redação pode chegar à nota máxima de 1.000 pontos.

Como usar o resultado do Enem 2016

A nota do Enem tem sido usada por universidades federais e estaduais para preenchimento de todas as suas vagas – ou uma parte delas – por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, muitas universidades públicas ainda mantêm seus vestibulares próprios, mas com a opção de combinar com a pontuação do Enem.

Quem pretende ingressar em uma universidade particular pode tentar custear seus estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal voltada a estudantes de baixa renda que concede bolsas integrais ou que cobrem metade do valor das mensalidades. A nota do Enem mais recente é um dos critérios para participar.

Outra iniciativa do Governo Federal é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Estudantes de baixa renda e com boas notas do Enem podem tentar financiar seus estudos a juros baixos e com prazo longo para pagar.

Tanto o ProUni como o FIES são aceitos por instituições privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Muitas universidades privadas também usam a nota do Enem como forma de ingresso direto. Não é necessário fazer vestibular, basta apresentar o desempenho no Exame.

Confira algumas as instituições que participam do ProUni, do FIES e também aceitam o resultados do Enem:

Quais são as datas das provas do Enem 2016

As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro de 2016, sábado e domingo. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h pelo horário de Brasília.

No dia 5 de novembro, o candidato tem quatro horas e meia para resolver as provas de:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Para a etapa de domingo, 6 de novembro, o prazo é um pouco maior: cinco horas e meia. Neste dia são aplicadas as provas de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação
  • Matemática e suas Tecnologias

Nunca é demais prestar atenção em alguns detalhes:

  • Confira com atenção qual é o seu local de prova. Se possível, faça o trajeto antes do Exame, para saber quanto tempo irá gastar no deslocamento.
  • Tenha em mãos a documentação necessária para poder entrar no local da prova. Lembre-se de levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente!
  • Programe-se para chegar ao local antes da abertura dos portões.
  • Lembre-se que a programação de abertura e encerramento do Enem segue o horário oficial de Brasília.
  • Antes de entregar a prova ao fiscal, anote seus resultados para conferir depois com o gabarito da prova.

Veja também:

Tudo o que você precisa saber sobre o Edital do Enem 2016

Está ansioso para saber seu resultado no Enem? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin