dcsimg

Saiba como e quando sairá o resultado do FIES 2017/2

A edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) veio com tudo.

O Ministério da Educação está distribuindo 75 mil vagas num dos programas de ampliação de acesso ao ensino superior mais importantes do Brasil – totalizando 225 mil contratos em 2017.

O processo seletivo para conseguir o benefício acabou de acontecer e agora é o momento de aguardar os resultados. As convocações podem se estender até setembro – uma esperança a mais para quem não aparecer entre os escolhidos na primeira chamada.

Aqui vamos revelar como e quando sairá o resultado da seleção do segundo semestre de 2017 – e, de quebra, ainda vamos dar sugestões de faculdades bacanas onde você pode estudar com o benefício – este ano ou no ano que vem!

Quando acontece a seleção do FIES 2017/2

O processo seletivo do FIES para o segundo semestre de 2017 acontece entre os dias 25 de julho (terça-feira) e 28 de julho (sexta-feira).

Infelizmente, o Ministério da Educação não vai dar colher de chá para os atrasados. Quem perdeu o prazo terá que esperar a próxima edição, que deve ocorrer na segunda metade de fevereiro de 2018.

Se você participou desta edição do FIES, é hora de cruzar os dedos. O resultado sai poucos dias depois do encerramento das inscrições. Veja mais detalhes seguir.

Quando sai o resultado do FIES 2017/2

O resultado da seleção do FIES do segundo semestre de 2017 é divulgado na segunda-feira seguinte ao encerramento do processo seletivo.

Neste caso, é no dia 31 de julho.

A relação traz os nomes dos convocados em chamada única. Mas quem não estiver nesta lista não precisa ficar choramingando pelos cantos. As chances de conseguir o financiamento ainda se estendem por mais um mês.

Fique ligado que iremos explicar tudo!

Onde vai sair o resultado do FIES 2017/2

A partir do dia 31 de julho os participantes do FIES 2017/2 podem acessar o site do FIES Seleção, digitar o número do CPF e a senha e entrar no sistema.

Lá eles poderão saber se foram contemplados ou não com um financiamento estudantil.

O MEC não divulga um listão com os nomes dos aprovados nem envia qualquer tipo de comunicado. É responsabilidade do candidato fazer essa checagem.

Fui selecionado para um financiamento do FIES 2017/2, e agora?

Estar entre os selecionados do FIES é apenas o primeiro passo para efetivar o financiamento – tanto que o MEC chama os alunos de “pré-selecionados”.

Ainda há um certo caminho burocrático pela frente. Para garantir o benefício, o candidato terá que redobrar a atenção aos prazos e aos procedimentos seguintes.

Vamos ao passo a passo, com os prazos:

De 01 de agosto a 08 de setembro os selecionados devem concluir o financiamento.

O primeiro passo é se inscrever no SisFIES, o sistema que conecta dados do candidato com a faculdade escolhida e as instituições bancárias. Fique de olho, pois dependendo da época em que for chamado (primeira chamada ou lista de espera), o prazo pode ser diferente. Ele é calculado a partir da data de convocação.

Nesta etapa será preciso preencher um formulário mais longo e detalhado. Além de dados pessoais, o pré-aprovado precisa fazer a comprovação de renda das pessoas da família que vivem sob o mesmo teto que ele.

Aqui é preciso muita atenção. Um errinho qualquer pode complicar a concessão do financiamento mais adiante. E nem pensar em colocar informações falsas – tudo precisará ser comprovado diante de uma comissão especial.

Depois de se inscrever no SisFIES, o candidato deve entregar toda documentação necessária na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, que fica na faculdade onde conseguiu o financiamento.

Por fim, e com toda documentação validada pela CPSA, ele deve se dirigir a uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (a mesma que foi escolhida no processo de cadastro) para finalizar os procedimentos e ativar o financiamento.

Não marque bobeira: o MEC dá mais de um mês para fazer todo o processo, mas cada etapa tem um prazo curto a cumprir. Quem perder cede a vaga para o próximo candidato da fila.

Não fui selecionado para um financiamento do FIES 2017/2, e agora?

Caso seu nome não apareça na primeira lista de aprovados do FIES 2017/2, fique de olho nas semanas seguintes. O FIES pode convocar os candidatos em lista de espera a qualquer momento. A partir do dia seguinte à divulgação dos resultados, as chances já estão rolando.

As convocações da lista de espera vão até o dia 3 de setembro de 2017.

Última chance para ganhar o FIES 2017/2

Depois de chamar os candidatos aprovados em chamada única e, na sequência, os inscritos na lista de espera, o FIES ainda dá uma terceira colher de chá àqueles que não conseguiram vaga.

São o que o MEC chama de vagas remanescentes – aquelas que eventualmente sobram depois da chamada única e da lista de espera.

O edital das vagas remanescentes deve ser publicado até o dia 18 de agosto. As inscrições devem abrir durante dois dias apenas: 11 e 12 de setembro. Guarde tudo na agenda para não perder essa última oportunidade de financiar o curso ainda este semestre.

As regras do novo FIES se aplicam à edição 2017/2?

No dia 6 de julho de 2017, o Ministério da Educação anunciou uma mudança radical no FIES. O ministro Mendonça Filho revelou que o programa será dividido em três modalidades – uma das quais com juro zero!

No entanto, essas mudanças só devem ser implementadas na próxima edição, que ocorre no primeiro semestre de 2018.

Na do segundo semestre de 2017 ainda ficam valendo as regras antigas.

Faculdades legais que aceitam o FIES

Um ponto muito positivo do FIES é que o financiamento só é liberado em cursos que tenham boa avaliação junto ao MEC. Essa é uma garantia e tanto de que o aluno está investindo tempo, dinheiro e dedicação para conseguir um diploma que será aceito em todo o território nacional.

Por isso, selecionamos abaixo algumas instituições bem avaliadas onde você pode tentar vaga e garantir, mais adiante, um diploma super bem visto no mercado de trabalho.

Todas elas costumam participar do FIES:

Veja também:

Descubra como conseguir uma vaga remanescente do FIES em 2017

Participou do FIES? Conte para a gente como você se saiu no processo seletivo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin