dcsimg

Resultado do ENEM 2009 sai Nesta Quinta Feira

O MEC deve divulgar o resultado final do ENEM 2009 nesta quinta feira. Este ano, os alunos vão poder usar a nota do ENEM 2009 em 51 instituições Federais.

Resultado Final do ENEM 2009: Redações e Provas Devem Estar Corrigidas até Quinta

Especial Novo ENEM do Guia da Carreira: Fique por dentro das novidades

O resultado final da prova do ENEM 2009 que foi realizada nos dias 05 e 06 de dezembro, estará disponível para a consulta dos alunos já na quinta-feira desta semana ( 28/01/2010 ).

Embora a correção da prova tenha sido eletrônica e realizada em poucos dias, o resultado do enem 2009 só saiu agora porque as redações foram corrigidas a mão. Foram mais de 3 milhões de redações corrigidas a mão por aproximadamente 1500 professores.

Assim que as notas do ENEM 2009 saírem nesta quinta-feita, já nesta sexta-feira ( 29/01/2010 ) o MEC deve abrir as inscrições para 47.913 vagas em instituições de ensino que substituiram o seu vestibular pelo ENEM 2009.

Estas vagas serão distribuidas através de um novo sistema, o Sistema SISU.

Sistema de Seleção Unificada ( SISU ) e o ENEM 2009

O novo sistema de inscrição para as Universidades Federais a partir do ENEM 2009, que foi chamado pelo governo de SISU ( Sistema de Seleção Unificada ), vai permitir o ingresso automático nas Federais se o aluno tiver nota suficiente.

O SISU vai ser um sistema totalmente informatizado e democrático com as inscrições feitas pela internet e a classificação feita a partir das notas do ENEM do aluno.

Aluno X que fez o ENEM 2009 e quer usar esta nota no SISU

Para exemplificar o funcionamento básico do SISU criamos um aluno fictício ( Aluno X ), confira as situações que ele pode encontrar:

  • Caso 1: O aluno tem nota suficiente no ENEM 2009 para entrar no curso e na Universidade Federal escolhida. Neste caso o aluno entrará automaticamente na escola.

Caso 1: O aluno já tem nota suficiente para ser aprovado diretamente no SISU

  • Caso 2: O aluno não tem nota suficiente no ENEM 2009 para entrar na Universidade Federal que escolheu. Neste caso o aluno poderá tentar entrar em outra Federal com nota mais baixa ou então em um curso mais fácil ( com menor nota de acesso ).

Caso 2: O aluno é aprovado de maneira indireta no SISU

  • Caso 3: O aluno não tem nota suficiente no ENEM 2009 para passar em nenhuma Federal participante do SISU. Caso não tenha nota mínima para entrar em nenhuma Federal, neste caso sim, o aluno ficará de fora.

* Importante: Este é o sistema de funcionamento básico do SISU, algumas faculdades Federais poderão adicionar regras extras, tornando o sistema um pouco diferente.

Caso o MEC não consiga deixar o sistema do SISU preparado até a sexta-feira desta semana, ele abrirá as inscrições na segunda ou terça da semana que vem. A partir do dia da abertura do SISU, todos os candidatos que fizeram a prova do ENEM 2009 poderão acessa-lo e escolher as suas Universidades Federais. Os alunos terão 4 dias úteis para decidir e montar a sua lista de Federais.

Resultado do ENEM 2009 terá 5 Notas Diferentes

O INEP, que organizou o ENEM 2009 vai divulgar 5 notas para cada aluno: uma nota para redação e uma para cada área do conhecimento ( linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas ).

O INEP optou por quebrar o resultado do ENEM 2009 em 5 notas para que essas notas possam ter pesos diferentes ( para entrar em um curso de Engenharia a nota de matemática, pode ter um peso maior que ciências da natureza por exemplo ). Dentro do SISU as instituições Federais vão poder variar este peso de acordo com seus critérios.

Até o momento em que foi escrita esta matéria ( dia 27/01/2010 ), o site do SISU ainda estava passando por reformas. Durante os próximos dias o MEC dará mais detalhes sobre como ele irá funcionar e de como usar a nota do ENEM 2009.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin