dcsimg

Saiba tudo sobre a segunda chamada do ProUni 2016

Ainda dá tempo de ser aprovado no ProUni 2016! Descubra como funciona a segunda chamada!

prouni_small

No primeiro semestre de 2016, o Programa Universidade para Todos (ProUni) está distribuindo 203.602 bolsas de estudo a pessoas de baixa renda. É uma oportunidade e tanto para cursar uma universidade particular sem comprometer o orçamento!

As cinco regiões do País são contempladas pelo ProUni que, nesta edição, tem vagas para 30.931 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento e oferece a possibilidade de estudar nas modalidades presencial e a distância.

As chamadas regulares do ProUni funcionam como uma pré-seleção. Os candidatos aprovados nesta etapa precisam ainda cumprir alguns procedimentos para garantir a vaga.

O resultado da primeira chamada foi divulgado no dia 25 de janeiro e o período de matrícula para os pré-selecionados está aberto. Se você não foi aprovado, não desanime. A segunda chamada ainda está por vir!

Se você já se inscreveu no ProUni 2016, ou vai tentar uma bolsa no segundo semestre, descubra como funciona a segunda chamada do ProUni e conheça as demais etapas deste processo seletivo!

Quando sai a segunda chamada do ProUni 2016?

O resultado da segunda chamada será divulgado no site do ProUni no dia 12 de fevereiro.

É de inteira responsabilidade do candidato conferir se foi aprovado nesta etapa. Portanto, saiba como consultar a lista dos pré-selecionados na segunda chamada.

Através do site oficial do ProUni, é possível conferir o resultado de duas formas:

  • No campo “Ver Resultado”, digite seu número de inscrição e senha do Enem 2015. Você verá o resultado de sua inscrição.
  • No campo “Lista de Selecionados”, é preciso selecionar a instituição de ensino, o local, o curso, o turno e o tipo de bolsa para a qual você se inscreveu. Marque a opção “segunda chamada”, e aparecerá a lista com o nome de todos os pré-selecionados nesta etapa. Não esqueça de fazer esta busca para as duas opções de curso que você marcou na inscrição.

Você também pode verificar o resultado das seguintes maneiras:

  • Nas instituições de ensino participantes do ProUni.
  • Através da central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

O que fazer depois que sai o resultado da segunda chamada?

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada precisam efetuar sua matrícula na instituição de ensino onde conseguiu a vaga. É hora de comprovar as informações fornecidas durante o período de inscrição.

O prazo para a matrícula vai de 12 a 18 de fevereiro. Mas atenção! Cada universidade define as datas, locais e horários de atendimento aos bolsistas do ProUni. Portanto, não deixe para o último dia, informe-se sobre quando e onde deve comparecer.

Os documentos que o pré-selecionado deve apresentar podem variar de uma universidade para a outra. O ProUni exige alguns comprovantes e a instituição de ensino pode pedir mais alguns. Para evitar qualquer transtorno, vale a pena entrar em contato com a universidade e tirar suas dúvidas sobre a documentação exigida.

Quem não apresentar todos os documentos ou não respeitar a data-limite de entrega, perde o direito à vaga.

Quem passou no ProUni precisa fazer outro processo seletivo?

Em alguns casos, sim! Conforme a vaga para a qual o candidato se inscreveu, pode ser exigido um processo seletivo próprio da universidade em questão.

Esta informação está disponível no momento da inscrição e faz parte da descrição das vagas ofertadas.

Cada universidade é livre para escolher se vai aplicar outro processo seletivo (que pode ser diferente do vestibular tradicional) aos bolsistas do ProUni. Em caso afirmativo, elas têm um prazo de até 24 horas a partir da divulgação da segunda chamada para informar aos candidatos como vai acontecer este processo seletivo e quais serão os critérios avaliados.

Nenhuma taxa poderá ser cobrada aos candidatos nesta etapa da seleção.

E quem não passou na segunda chamada? O que fazer?

Se você não passou na segunda chamada do ProUni, não desanime! Ainda existe a chance de conseguir uma bolsa através da lista de espera.

Quem tiver interesse em esperar por uma vaga deve acessar o site do ProUni entre os dias 26 e 29 de fevereiro e escolher até duas opções de curso. Estas escolhas podem ser diferentes daquelas realizadas no período de inscrição.

Podem participar da lista de espera, os candidatos:

  • Não pré-selecionados nas chamadas regulares.
  • Pré-selecionados nas chamadas regulares, mas reprovados por não formação de turma (isto acontece quando não há uma quantidade suficiente de alunos interessados no curso em questão).

No dia 3 de março será divulgada a relação dos candidatos participantes da lista de espera. Todos eles precisam comprovar as informações fornecidas, apresentando a documentação na universidade onde foram selecionados nos dias 8 e 9 de março.

Próxima edição do ProUni 2016

Quem perdeu o período de inscrição da primeira edição do ProUni 2016, ou não conseguiu uma bolsa, pode tentar uma vaga para o segundo semestre.

No mês de junho, o ProUni abrirá um novo processo seletivo e vai classificar candidatos para entrarem na universidade no segundo semestre letivo de 2016.

As datas da segunda edição ainda não foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que o cronograma for divulgado, você fica sabendo de todos os detalhes aqui!

Veja também:

Tudo que você precisa saber sobre o ProUni 2016

Está tentando uma bolsa pelo ProUni? Essas informações foram úteis? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin