dcsimg

SISU 2010: MEC deve Abrir uma Nova Etapa em Junho

O SISU 2010, que seleciona alunos para entrar nas Faculdades Federais a partir da nota do ENEM deverá ter uma nova etapa ainda este ano. Confira como ela será realizada.

MEC Confirma Planos de Realizar Nova Etapa do SISU em Junho

Especial SISU do Guia da Carreira

Maria Paula Dallari, secretária do MEC para a Educação Superior, divulgou na terça-feira desta semana ( 23/03/2010 ) que o Ministério da Educação pretende realizar uma nova etapa do SISU agora no meio do ano ( início de Junho ).

Devem particpar desta nova etapa do SISU todas as Faculdades Federais que tiverem vestibulares no meio do ano, as Federais vão ter do final de Abril até o meio de Maio para informar ao MEC se querem participar.

Devido ao sucesso da primeira etapa do SISU, o MEC espera que algumas das Federais que não aderiram na primeira etapa agora passem a fazer parte do sistema.

A nota de seleção utilizada nesta nova etapa do SISU, assim como aconteceu na primeira etapa deste ano, será a nota da prova do ENEM 2009.

Etapa do Meio do Ano do SISU Deverá Apresentar Algumas Diferenças

Após estudar os acontecimentos da primeira etapa do SISU 2010 e de se reunir com representantes de reitores de algumas Universidades Federais, o MEC decidiu que vai implementar algumas mudanças para melhorar o sistema.

A principal mudança será relativa a quantidade de rodadas do SISU: ao invés de termos 3 rodadas como foi feito na primeira etapa, o SISU do meio do ano terá apenas 1 rodada.

Deste modo o MEC evita que os alunos tenham que ficar se inscrevendo várias vezes e que o site do SISU fique congestionado, o que foi uma grande reclamação por parte dos alunos este ano.

Segundo a secretária Maria Paula, no final desta rodada única será gerada pelo SISU uma lista de espera unificada.

Os alunos que participarem do SISU vão poder consultar esta lista durante todo o semestre e ela será atualizada diariamente com base nos alunos que forem fazendo as suas matrículas ou então desistindo dos cursos.

Esta lista de espera unificada do SISU deve ser atualizada diversas vezes, até que todas ( ou pelo menos a maioria das vagas ) oferecidas pelas Universidades Federais sejam preenchidas.

Ainda faltam algumas definições, a quantidade de opções de curso que o aluno poderá fazer por exemplo, mas a secretária Maria Paula afirma que estão havendo bons avanços: “ São ajustes operacionais que eram esperados, um processo dessa natureza passa por ajustes. Essa é a sexta reunião com reitores que a gente faz, o sistema foi desenhado com a participação das universidades e será assim em suas edições sucessivas ”.

ENEM 2010 Começa a ser Desenhado

Aproveitando a reunião com os reitores sobre o SISU, o MEC já divulgou algumas propostas de datas para o ENEM 2010.

Segundo a proposta do ministério, as inscrições para o ENEM devem começar em Junho e o resultado final deve sair até no máximo Janeiro de 2011.

Como este ano vamos ter também eleições, a prova do ENEM 2010 deve ser realizada logo após as votações ( final de Outubro ), as datas no entanto ainda estão sendo discutidas e não há nada certo para ser divulgado.

Devido ao episódio do roubo da prova do ENEM 2009 este ano a segurança também deve ser reforçada, com a impressão e distribuição da prova sendo acompanhadas de perto pelo MEC.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin