dcsimg

Sisu – Você Sabe Como Irá Funcionar o Programa do MEC ?

Descubra como funciona o Sisu, sistema de seleção que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas!

sisu

Agora que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 já passou está na hora de pensar quais são as universidades que estão abertas ao método de ingresso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão que gerencia o Sisu, um sistema informatizado que une as vagas que são disponibilizadas para os candidatos que participam do ENEM, das instituições públicas de ensino superior, principalmente as universidades federais.

Algumas questões que são importantes e devem ser levadas em consideração são :

1 – Você já sabe como funcionará o Sisu 2013?

Assim como nos outros anos o Sisu possuirá uma única etapa de inscrição. O candidato deverá fazer suas opções dentre as vagas que são ofertadas nas universidades participantes do sistema, informando se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou vagas destinadas a políticas afirmativas. Enquanto estiver no período de inscrição o candidato poderá alterar suas opções. Será considerada apenas a última opção escolhida.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema irá selecionar automaticamente os candidatos que forem mais bem classificado em cada curso, de acordo com as notas no ENEM e eventuais ponderações. Serão apenas considerados classificados os candidatos que preencherem o determinado número de vagas do Sisu em cada curso. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuarem a matrícula na instituição escolhida.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu formará e disponibilizará uma lista de espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento de vaga eventualmente não ocupada. Para participar da lista de espera o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

2 – Como fazer a inscrição ?

Para fazer a inscrição no Sisu 2013 o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e senha do ENEM 2012. Caso não lembre da senha é possível recuperá-la na página do Inep.

O período de inscrição do Sistema de Seleção Unificada de 2013, se iniciará no mês de Janeiro de 2013.

É necessário que o candidato ao fazer a sua inscrição, fique atento aos documentos exigidos pelas instituições para efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Está informação estará disponível no sistema no momento da inscrição.

3 – Como o Sisu busca as notas dos candidatos do ENEM?

No momento em que o candidato acessa o sistema e informa o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada já recupera automaticamente as notas obtidas no exame de 2012.

4 – Quais as instituições e cursos participantes?

As instituições participantes e as vagas oferecidas estarão disponíveis no processo de seleção do Sisu, e serão disponibilizadas assim que iniciarem as inscrições para o mesmo.

5 – Candidatos que se inscreveram para o Prouni podem se inscrever para o Sisu?

Sim, os candidatos que se inscreveram no Programa de Universidade para Todos (Prouni) podem se inscrever no Sisu, desde que se enquadrem nas regras específicas do programa. Ambos os programas utilizam a nota do ENEM como critério de avaliação dos candidatos. Porém se fizer a opção pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Programa, pois é terminantemente proibido que o estudante utilize a bolsa e estar, ao mesmo tempo, matriculado em uma instituição de ensino superior pública e gratuita. Portanto, os candidatos pré-selecionados no Programa só devem solicitar o cancelamento da matrícula em universidades públicas após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

6 – Quanto ao critério de desempate.

Caso haja empate entre as notas como notas iguais, o desempate do candidato se dará da seguinte forma:

– Maior nota na redação;

– Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

– Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

– Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

7 – É possível solicitar transferência de curso ?

Sim, o processo de transferência dos cursos de graduação em uma mesma instituição de ensino regulamentado em cada Universidade. Dessa forma, cada candidato deve se informar junto à instituição de ensino que está matriculado sobre as regras e procedimentos.

8 –  O Ministério da Educação (MEC) oferece auxilio aos estudantes selecionados?

O Ministério da Educação (MEC) destina às instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) alguns recursos específicos para aplicação em programas especiais de assistência estudantil. Tais programas, entretanto, são direcionados exclusivamente para cada um das instituições, por isso os candidatos devem se informar sobre o auxilio diretamente na Universidade que estiver regularmente matriculado.

Quer saber mais informações sobre o Sisu, fique de olho nas publicações do Guia da Carreira!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin