dcsimg

Tabela Periódica dos Elementos

Formada por metais, líquidos e gases, a tabela periódica agrupa os elementos qúmicos de acordo com suas propriedades e características. Confira a tabela completa, sua história e também uma versão especial para download.

História da Tabela Periódica

Atomos: Compostos por prótons e elétrons, os atomos compõe toda a matéria conhecida

A Tabela Periódica dos Elementos consiste ema uma tabela que lista e ordena todos os elementos químicos do Universo Conhecido.

Composta por metais, líquidos, gases e elementos artificiais, a tabela periódica agrupa os elementos de acordo com suas propriedades químicas e físicas.

Atualmente, a configuração, layout e evolução da tabela são de responsabilidade da IUPAC ( International Union of Pure and Applied Chemestry ).

Criada em 1919 na Suiça, a IUPAC é uma organização não governamental internacional ( ONG ) que contruibui para o avanço das ciências e tecnologias químicas para a humanidade.

A IUPAC organiza os conhecimentos sobre química desenvolvidos pelos cientistas de diversos países de um modo unificado, tornando possível que os trabalhos de um cientista sejam utilizados por outras equipes.

Tabela Periódica dos Elementos do Universo Conhecido ( Versão Reduzida )

Tabela Periódica dos Elementos: Versão Simplificada

Download e Versão Completa

A Evolução da Tabela Periódica dos Elementos Moderna

Dimitri Mendeleev, Cientista e Químico Russo

A Tabela Periódica Moderna ( do modo com que conhecemos hoje ) foi proposta em 1869 pelo cientista russo Dimitri Ivanovich Mendeleev. Antes desta proposta, muitos outros cientista já haviam tentado organizar os elementos químicos, mas nenhuma proposta havia sido tão prática.

A organização da tabela periódica de Mendeleev era mais prática que a dos seus outros colegas cientistas, pelos seguintes motivos:

  • Ao contrário dos seus colegas que tentaram dividir os elementos de acordo com suas propriedades ou aparência física, Mendeleev propôs organiza-los de acordo com um critério mais neutro e científico, organizar a tabela periódica através da massa atômica ( peso médio dos átomos de cada elemento ).
  • A organização em um formato de tabela bidimensional, com linhas e colunas, facilita a impressão e também a interpretação dos dados.
  • Do modo com que foi construida, a tabela periódica de Mendeleev permitia futura expansões, caso novos elementos químicos naturais ou artificiais fossem descobertos ( na época de Mendeleev, existiam apenas 60 elementos químicos conhecidos, mas ele previa que existissem mais ).

Em 1913, o físico Inglês, Henry G. J. Moseley, usando uma tecnologia mais avançada ( Raios X ) complementou o trabalho original de Mendeleev e corrigiu alguns erros de classificação dos elementos, trocando alguns elementos de lugar e colocando no local certo na tabela periódica.

A principal contribuição que Moseley deu ao trabalho original foi ordenar os elementos pelo número atômico ( número de prótons do átomo ), ao invés da massa atômica. Organizar a tabela periódica pelo número atômico é melhor pois o número de prótons é mais fácil de medir que o peso dos átomos.

Carreiras Relacionadas a Este Artigo Científico

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin