dcsimg

Tem ProUni no meio do ano? Entenda

Descubra se você pode tentar uma bolsa do ProUni para entrar na faculdade no segundo semestre!

Para milhões de brasileiros, o Programa Universidade para Todos (ProUni) representa o passaporte para uma vida melhor. Criado em 2004, o ProUni distribui bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda.

O critério de classificação é o desempenho na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema é totalmente informatizado e seleciona os estudantes com as maiores notas – a concorrência se dá entre quem faz a mesma opção de curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência (cotas ou não).

O ProUni é o segundo grande processo seletivo nacional a abrir inscrições após a divulgação do resultado do Enem. O primeiro deles é o concorridíssimo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer vestibular.

O Sisu acontece duas vezes por ano, normalmente em janeiro e em junho. Mas e o ProUni? Tem no meio do ano também? Entenda melhor a seguir!

Quando acontece o ProUni?

O ProUni acontece duas vezes ao ano, sempre após sair o resultado do Sisu. A primeira edição geralmente abre inscrições em janeiro, enquanto a segunda ocorre no meio do ano, em junho ou julho.

Como funciona o ProUni do meio do ano?

O ProUni do meio do ano tem os mesmos critérios e regras que o do início do ano. A única diferença é que os bolsistas selecionados iniciam as aulas no segundo semestre.

Quem pode participar do ProUni do meio do ano?

Pode participar do processo seletivo do meio do ano para obter uma bolsa de estudos bancada pelo Governo Federal quem atender aos seguintes critérios:

  • Ter feito a edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Não ter diploma de nível superior.
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é obrigatório cumprir pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura.

Quanto custa a inscrição do ProUni do meio do ano?

Assim como a edição do primeiro semestre, as inscrições para o ProUni do meio do ano são gratuitas.

Como fazer a inscrição para o ProUni do meio do ano?

Só existe um caminho para se inscrever no processo seletivo do Programa: o site oficial do ProUni.

Assim como acontece na edição de janeiro, o candidato deve inserir seu número de inscrição e senha do Enem mais recente, preencher todos os dados solicitados e fazer até duas opções entre as vagas disponíveis.

O prazo é curto e o ideal é garantir sua participação logo no primeiro dia. Vamos explicar o porquê a seguir!

Como funciona a seleção do ProUni do meio do ano?

O processo seletivo do ProUni do meio do ano tem os mesmos critérios da edição de janeiro.

Os candidatos a uma mesma opção de vaga (mesmo curso, turno, faculdade, unidade e modalidade de concorrência) são classificados automaticamente pelo sistema, a partir do desempenho no Enem. Quanto maior a nota no Exame, maiores são as chances de passar.

O sistema do ProUni calcula a classificação diariamente, enquanto durarem as inscrições, e divulga a nota de corte parcial (menor nota que possibilita entrar em uma vaga). Conforme novos candidatos vão entrando na disputa (ou saindo dela), as notas de corte vão mudando.

O ideal é acompanhar essa oscilação e modificar suas escolhas, caso sua nota no Enem seja menor do que a nota de corte para o curso que você quer fazer. É permitido modificar as opções quantas vezes quiser. Para a seleção final, será considerada a última alteração salva no sistema.

Quantas vagas tem no ProUni do meio do ano?

Depende. A quantidade de vagas só é revelada poucos dias antes de abrirem as inscrições e muda a cada edição.

O que se sabe é que a oferta de bolsas é menor no meio do ano. Por outro lado, o número de inscritos também é menos expressivo.

O ProUni do meio do ano tem vagas reservadas às cotas?

Sim. O ProUni do meio do ano reserva cotas para pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

Faculdades que oferecem bolsas do ProUni no meio do ano

A lista de faculdades com vagas disponíveis no ProUni do segundo semestre pode variar a cada edição. Conheça algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que costumam participar:

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

Vai tentar o ProUni no meio do ano? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin