dcsimg

Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do FIES 2018

As vagas remanescentes são a última esperança para quem quer conseguir o FIES. Veja aqui como conquistar uma delas em 2018!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o maior programa de financiamento do Brasil. Em 2018, oferece cerca de 310 mil novas vagas para estudantes de todo o país, divididas entre as duas edições!

Quem não consegue passar direto pode ficar na lista de espera. E quem não é chamado na lista de espera não precisa perder as esperanças, pois ainda existe a possibilidade de ocupar uma das vagas remanescentes.

Mesmo quem não participou do FIES pode concorrer às vagas remanescentes. Para o primeiro semestre de 2018, elas são divulgadas em março e significam uma chance de ouro para quem sonha em ter um diploma universitário.

Confira aqui o que são as vagas remanescentes, como funcionam, quando e como se inscrever para conquistar seu financiamento do FIES em 2018!

O que são as vagas remanescentes do FIES?

Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nem na primeira chamada do FIES nem pela lista de espera. Os motivos da “sobra” são diversos: há candidatos que não conseguem reunir a documentação necessária, há os que perdem os prazos e outros que ainda simplesmente desistem no meio do processo.

Por isso, se você não for classificado na chamada regular do FIES nem aparecer na lista de espera, mesmo assim pode manter a esperança. Ainda existe a chance de se inscrever para concorrer às vagas remanescentes.

Quando aparecem as vagas remanescentes do FIES 2018?

Nem o Ministério da Educação (MEC) sabe ainda quando aparecerão as vagas remanescentes do FIES 2018. Essa data só é divulgada mais tarde, pois é preciso esperar que os candidatos da lista de espera cumpram os procedimentos para contratar o financiamento.

Como o calendário do FIES 2018 ainda não foi definido, não se tem essa data. Porém, se o processo de 2018 seguir o esquema dos últimos anos, as vagas remanescentes devem ficar disponíveis por volta do mês de março, no processo seletivo do primeiro semestre, e em agosto, no segundo.

Quando é possível se inscrever para as vagas remanescentes do FIES 2018?

O calendário de inscrições para as vagas remanescentes ainda não foi definido pelo MEC. Assim que o cronograma for divulgado, vamos contar para você por aqui!

Como se inscrever para as vagas remanescentes do FIES 2018?

O processo de inscrição para as vagas remanescentes de 2018 segue o mesmo procedimento das inscrições normais para o FIES. O único caminho é o site oficial do FIES Seleção.

Quem pode concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2018?

As vagas remanescentes do FIES 2018 estão abertas a quem participou e também a quem não participou do processo normal do FIES. Por isso, mesmo quem não tenha feito o FIES pode entrar na briga por essas vagas.

Os requisitos para se inscrever são os mesmo do FIES regular. Um deles é ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado na redação (vale qualquer Enem a partir da edição de 2010). O outro é ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Faculdades que aceitam o FIES

Muitas faculdades de todas as regiões do Brasil aderiram ao FIES. Todas elas são privadas e, antes de entrarem no programa, passaram por rigorosa avaliação do Ministério da Educação (MEC) e obtiveram notas altas em conceitos que medem a qualidade educacional.

A lista definitiva das faculdades que participam de cada edição só é divulgada no período de inscrições. Mas podemos adiantar para você uma pequena seleção com ótimas instituições que há anos vêm fazendo parte do programa:

Veja também:

Confira o calendário com as principais datas do FIES 2018

As vagas remanescentes aumentaram sua esperanças de conseguir o FIES em 2018? Que curso você quer fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin