dcsimg

Descubra quais são as vagas remanescentes do ProUni 2017

Ainda dá tempo de conseguir bolsa de estudos do ProUni neste semestre. Veja tudo o que é preciso fazer!

A segunda edição do ProUni 2017 abre inscrições entre os dias 6 e 9 de junho. Os pré-selecionados em primeira e segunda chamadas devem ser conhecidos até os dias 12 e 26 de junho, respectivamente.
Depois disso, tem lista de espera até o dia 10 de julho. Mas quem não ganhou bolsa nas chamadas regulares e lista de espera ainda tem uma nova chance!

São as vagas remanescentes do ProUni – aquelas que por algum motivo não foram ocupadas nas chamadas regulares.

É a terceira – e última – oportunidade de conseguir entrar na faculdade privada com bolsa de estudos bancada pelo Governo Federal ainda este semestre.

Se você  está de olho nessa chance, confira todas as datas, vagas e processos necessários para obter sua bolsa.

Quais são as vagas remanescentes do ProUni 2017

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas após as chamadas regulares e a lista de espera.

Elas podem ser consultadas no sistema de inscrições do ProUni, em data a ser definida pelo MEC – provavelmente na segunda metade de julho.

Como concorrer a uma vaga remanescente do ProUni 2017

A participação do processo seletivo por uma vaga remanescente do primeiro semestre do ProUni 2017 é feita também pela internet, no site do ProUni.

Antes de fazer a inscrição propriamente dita, é preciso se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes, que estará disponível após o encerramento do processo regular. O cadastro exige que o candidato informe seu CPF e um e-mail válido. É nesse e-mail que vai receber um link para ativar seu cadastro.

O sistema verifica automaticamente se o candidato participou de alguma edição do Enem a partir de 2010 e se tem nota suficiente para concorrer: pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Professores da rede pública de ensino, concorrendo a uma vaga remanescente em curso de licenciatura, não precisam ter feito o Enem. Basta informar a condição de professor no sistema e prosseguir com a inscrição.

Após fazer o cadastro, o candidato precisa acessar o site de inscrições do ProUni com seu CPF e senha para escolher a vaga à qual pretende concorrer.

Em seguida, é preciso correr para não perder o prazo! Em até dois dias úteis, é preciso levar toda a documentação exigida (a lista está no site do ProUni) até a faculdade onde requereu a vaga.

A faculdade vai analisar a veracidade das informações e indicar se o candidato foi aprovado ou reprovado. O resultado pode ser consultado no site de inscrições do ProUni.

Quem pode concorrer a uma vaga remanescente do ProUni 2017

Para se candidatar a uma vaga remanescente do ProUni 2017, você deve cumprir pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ser professor da rede pública de ensino básico, no efetivo exercício do magistério, concorrendo a vaga em curso de licenciatura.
  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.
  • Não ter sido aprovado no processo regular do ProUni 2017 (primeira chamada, segunda chamada, lista de espera)

A renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa. Professores da rede básica concorrendo a vagas em licenciatura estão dispensados de comprovar renda.

Além disso, é preciso se encaixar em pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola particular, na condição de bolsista integral.
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, no efetivo exercício do magistério, concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura.

Calendário das vagas remanescentes do ProUni 2017

O MEC ainda não divulgou o calendário do processo seletivo para bolsas remanescentes da segunda edição do ProUni 2017. Assim que as datas forem definidas, você ficará sabendo por aqui.

Onde estudar com bolsa do ProUni 2017

O ProUni só oferece vaga em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC. Na segunda edição de 2017 foram mais de 147 mil bolsas em instituições de todo o Brasil.

Selecionamos a seguir algumas sugestões interessantes de onde estudar com bolsa do ProUni. Dê uma olhada:

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

Está de olho nas vagas remanescentes do ProUni 2017? Conte para a gente em qual curso você vai concorrer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin