dcsimg

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda

Descubra se estudar de forma online é uma boa opção para você!

Faculdade a Distância

O ensino a distância (EAD) cresceu muito no País na última década. O Censo da Educação Superior revela que há mais de um milhão de estudantes fazendo faculdade no formato online. Isto representa cerca de 17% de todos os alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil!

Os motivos que levam um estudante optar por um curso EAD são vários: comodidade de estudar em casa, flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis estão entre eles.

Mas as dúvidas sobre esta modalidade de ensino também são muitas e é comum encontrarmos estudantes se questionando se vale a pena investir em uma faculdade a distância.

Para descobrir se esta é uma boa opção para você é preciso entender como funciona uma faculdade online e conhecer as vantagens dessa modalidade de ensino.

Vale a pena fazer uma faculdade EAD?

Depende! Fazer uma faculdade a distância pode ser uma experiência ótima para algumas pessoas, mas para outras pode não ser uma escolha tão interessante.

Tudo depende do seu perfil como estudante, dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Para ajudá-lo a se decidir, vamos responder alguns dos questionamentos mais comuns a respeito do ensino a distância.

Dá pra fazer todas as atividades a distância?

Não! É importante deixar claro que os cursos de graduação a distância não são completamente online. Isto porque o Ministério da Educação (MEC) exige a realização de alguns encontros presenciais para provas finais, aulas práticas, estágios, etc.

Em alguns casos, quase toda a carga horária do curso é cumprida a distância e o aluno só precisa comparecer à universidade para as provas finais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em outros, os encontros presenciais são mais frequentes. Tudo depende da instituição de ensino e do curso que você escolher. Graduações com maior carga horária de aulas em laboratório e atividades de campo, por exemplo, exigem que o aluno se desloque mais vezes até um polo de apoio presencial.

O diploma da faculdade EAD tem validade no mercado de trabalho?

Sim! O diploma dos cursos a distância tem a mesma validade dos presenciais, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC. O certificado não especifica se o aluno fez o curso de forma presencial ou a distância.

Além disso, as faculdades EAD são avaliadas pelo MEC segundo os mesmos critérios e com o mesmo rigor dos cursos presenciais.

Com um diploma de faculdade a distância reconhecido pelo MEC você pode se candidatar a um emprego que exija formação universitária, participar de concursos públicos para cargos de nível superior e seguir seus estudos em uma pós-graduação.

A faculdade EAD é mais fácil que a presencial?

Não! Estudar em casa pode ser mais cômodo, mas não significa que é mais fácil. O que acontece é que estas duas modalidades de ensino exigem perfis diferentes de seus alunos.

Para conseguir acompanhar uma faculdade EAD o estudante precisa ser organizado e disciplinado. Deve ter responsabilidade para cumprir os prazos e ter tempo disponível para estudar.

O conteúdo programático de uma faculdade EAD é bem parecido com o currículo do mesmo curso na modalidade presencial.

Vale lembrar também que os cursos superiores a distância também têm provas, trabalhos e outras atividades acadêmicas que devem ser cumpridas pelos alunos.

É mais barato estudar a distância?

Na maioria dos casos, sim! As mensalidades de cursos EAD costumam ser mais baratas que na modalidade presencial. Além disso, quem estuda a distância economiza tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar diariamente até a universidade.

Também existe a possibilidade de não pagar nada pela graduação, pois muitas universidades públicas já oferecem cursos nesta modalidade de ensino.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos a pessoas de baixa renda, também oferece vagas para cursos a distância.

Quando estudar a distância é uma boa opção?

De modo geral, fazer uma faculdade a distância é uma boa opção quando:

  • É preciso conciliar trabalho e estudos – o EAD é uma boa escolha para quem já está inserido no mercado de trabalho, quer turbinar a carreira com um curso superior e não tem condições de abrir mão do emprego para estudar.
  • Não existe a possibilidade de fazer um curso presencial – se por alguma razão não é possível frequentar as aulas de um curso presencial, seja por morar longe, vestibular muito concorrido, etc.
  • O curso escolhido não é oferecido próximo à sua casa – uma das vantagens do EAD é que existe uma variedade enorme de cursos. Você não precisa ficar limitado apenas a opções de cursos presenciais próximos à sua casa.
  • É a única opção que encaixa no orçamento – mesmo que você tenha bastante tempo disponível para um curso presencial, é preciso considerar os custos com mensalidades, deslocamentos e alimentação.

Antes de escolher entre um curso presencial ou a distância é importante que você reflita sobre a profissão que gostaria de seguir. Escolha uma faculdade que se encaixe em seus interesses, e não apenas por parecer mais fácil!

Universidades que oferecem cursos a distância

Tão importante quanto escolher o curso e a modalidade de ensino é decidir em qual universidade estudar. Verifique se a faculdade é reconhecida pelo MEC antes de se matricular.

Confira algumas instituições autorizadas MEC a oferecer cursos a distância:

Melhores faculdades EAD

Ainda está em dúvida sobre fazer uma faculdade a distância? Compartilhe seus questionamentos conosco!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin