dcsimg

Saiba como é e quando ocorre o vestibular da Cruzeiro do Sul

Veja como conquistar seu lugar em uma graduação da Cruzeiro do Sul. Entenda como funciona o vestibular e o passo a passo para se inscrever na prova!

Vestibular

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) tem mais de 40 anos de experiência e o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

São mais de 50 cursos presenciais de graduação. Um dos diferenciais da Cruzeiro do Sul, além da boa avaliação perante o MEC, é o investimento em recursos tecnológicos que facilitam a aprendizagem e permitem ao aluno estudar no horário que for mais conveniente. São cursos a distância e semipresenciais em várias áreas do conhecimento.

Se você busca uma vaga na Cruzeiro do Sul, a boa notícia é que existem diversas formas de ingresso: vestibular tradicional, provas agendadas, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras opções.

Veja as maneiras de ingressar na Unicsul e saiba como funciona o vestibular. Você vai conhecer as informações essenciais para fazer a prova e, assim, poderá sair na frente nesta disputa!

Quais são as formas de entrar na Universidade Cruzeiro do Sul

A Cruzeiro do Sul oferece vários caminhos para que você possa entrar em um dos cursos de graduação presencial:

  • Vestibular tradicional: são provas marcadas em datas predefinidas. A vantagem desta modalidade é que o estudante pode se candidatar ao programa de bolsa integral da Unicsul.
  • Vestibular agendado: nesta opção você escolhe a data mais conveniente para fazer a prova.
  • Enem: a Unicsul aceita seu desempenho no Enem como forma de ingresso direto. Para se inscrever e disputar uma vaga, é preciso ter participado de alguma edição do Exame a partir de 2009 e obtido no mínimo 30% da nota.
  • Transferência: se você já está cursando uma graduação em outra universidade, não precisa passar pelo vestibular para entrar na Unicsul. Neste caso, inscreva-se através do processo de transferência.
  • Segunda graduação: pessoas que já têm diploma de curso superior também não precisam passar pelo vestibular. Podem até eliminar disciplinas já cursadas que tenham relação com o curso atual.
  • Retorno: se o estudante interrompeu sua graduação na Unicsul, pode retornar sem precisar fazer novo processo seletivo.

Como funciona o vestibular da Universidade Cruzeiro do Sul

Uma redação e 35 questões objetivas: este é o formato da prova do vestibular da Cruzeiro do Sul. Você deve estudar os conteúdos que fazem parte do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio. A prova abrange as seguintes disciplinas, cada uma com cinco questões:

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
  • História
  • Geografia
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia

O total da prova é de 100 pontos: 30 para a redação e dois pontos por questão. Para não ficar de fora da disputa, o candidato não pode zerar na prova de múltipla escolha e nem tirar menos que 3 na prova de redação.

Você terá três horas para resolver as 35 questões e elaborar a sua redação. Uma dica é fazer uma simulação para avaliar se o prazo será suficiente ou se você terá que adotar alguma estratégia para gerenciar melhor seu tempo durante a prova.

Se quiser saber como foi seu desempenho no vestibular, basta visitar o site da Unicsul e consultar os gabaritos.

Quais são os pré-requisitos para ingressar na Universidade Cruzeiro do Sul pelo vestibular

Para disputar uma vaga nos vestibulares da Cruzeiro do Sul, o candidato deve ter concluído ou estar no último ano do ensino médio. Isso porque na hora de fazer a matrícula, entre os vários documentos obrigatórios, um deles está o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Outra condição é seguir todos os passos da inscrição no vestibular, fazer a prova e obter a pontuação necessária para ingressar no curso.

Quando se inscrever para o vestibular da Universidade Cruzeiro do Sul

Com o vestibular agendado da Cruzeiro do Sul, você pode se inscrever a qualquer momento. Já o vestibular tradicional estabelece datas fixas. Mas a boa notícia é que são várias oportunidades de fazer a prova. Para as turmas que vão iniciar as aulas no primeiro semestre, por exemplo, as provas podem ser feitas em setembro, outubro, novembro ou dezembro.

Onde se inscrever para o vestibular da Universidade Cruzeiro do Sul

O jeito mais fácil de se inscrever no vestibular é pela internet, no site da faculdade.

É possível também se inscrever pessoalmente nos três campi da Unicsul localizados na cidade de São Paulo (SP). Esta opção é legal para quem quer aproveitar para conhecer melhor a instituição onde vai estudar! Confira os endereços:

  • Campus São Miguel: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 – São Miguel Paulista
  • Campus Anália Franco: Av. Regente Feijó, 1295 – Tatuapé – Jardim Anália Franco
  • Campus Liberdade: Rua Galvão Bueno, 868 – Liberdade

Na hora da inscrição, você terá que escolher uma dessas unidades como o seu local de prova.

Como se inscrever para o vestibular da Universidade Cruzeiro do Sul

Tanto na inscrição pela internet quanto pessoalmente, é preciso preencher uma ficha. É nesse momento que você irá definir o curso que pretende fazer e o campus onde vai estudar. Escolha também uma segunda opção de curso. Outro passo importante é gerar o boleto e pagar a inscrição até a data do vencimento.

O último passo é acessar o site para imprimir o protocolo de inscrição. Este protocolo é fundamental para participar do vestibular: você terá que apresentá-lo ao fiscal na hora de fazer a prova, junto com sua carteira de identidade original.

Se nas datas de inscrição você não puder ir à Unicsul nem se inscrever pelo site, basta fazer uma procuração para alguém de sua confiança. Peça para essa pessoa realizar todo o processo de inscrição por você, para garantir a sua vaga na disputa!

Em resumo: se você preencheu a ficha de inscrição, quitou o boleto bancário e depois imprimiu o protocolo, está tudo pronto para participar do vestibular da Unicsul!

Quanto custa a inscrição do vestibular da Universidade Cruzeiro do Sul

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o processo seletivo (vestibular tradicional ou agendado). Para saber o valor atualizado, consulte o site.

É importante lembrar que, uma vez paga, a taxa de inscrição não pode ser devolvida e só vale para o processo seletivo no qual você está se inscrevendo.

As inscrições costumam ser gratuitas para quem ingressa com a nota do Enem, para transferências, retornos e para quem está buscando uma segunda graduação.

Como funciona o vestibular dos cursos EAD da Universidade Cruzeiro do Sul

O vestibular para ingressar nos cursos a distância e semipresenciais da Cruzeiro do Sul é denominado Prova Agendada.

Para se inscrever, o candidato deve entrar no site da Unicsul. Lá, terá que escolher o curso e o local onde pretende estudar. Deve também agendar a data da avaliação e quitar o boleto de inscrição. No dia acertado, é preciso comparecer ao local e resolver a prova, que consiste em uma redação de 20 linhas, no mínimo.

Os cursos EAD dispensam a participação no vestibular para candidatos que se enquadrem em uma das situações:

  • Para quem prestou provas do Enem a partir de 2009
  • Aqueles que já têm diploma superior e querem fazer uma segunda graduação
  • Alunos que queiram se transferir para a Unicsul
  • Graduados que queiram se tornar professores, nos cursos denominados R2-Formação de Professores
  • Pessoas com diploma de graduação em licenciatura que queiram se inscrever no curso de Pedagogia para Licenciados

Acesse o site da Universidade Cruzeiro do Sul para saber mais detalhes.

Veja também:

Saiba tudo sobre os cursos da Universidade Cruzeiro do Sul

Gostou de conhecer como funciona o vestibular da Universidade Cruzeiro do Sul? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin