dcsimg

Saiba como funciona e quando ocorre o vestibular do UDF

Confira todos os detalhes sobre o vestibular do UDF e comece a colocar em prática seus planos de entrar na faculdade!

Vestibular

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é uma das instituições mais tradicionais da capital brasileira.

Tudo começou em 1967, com o curso de Administração. Hoje são quase 80 graduações, entre presenciais e a distância, além das pós-graduações. A instituição faz parte do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que atua em todo o País.

O UDF oferece várias formas para ingressar em seus cursos de graduação: vestibular tradicional, provas agendadas e nota do Enem. Há oportunidades também para quem já estuda em outra universidade e até para quem já se formou e quer recomeçar em outra área.

Conheça o vestibular e os outros caminhos que o UDF oferece para quem quer entrar na faculdade. Veja quando se inscrever no processo seletivo, como preencher o formulário e o que esperar da prova!

Quais são as formas de entrar no UDF

O Centro Universitário do Distrito Federal oferece dois tipos de vestibular:

  • Tradicional: as provas acontecem em datas estabelecidas pela faculdade, simultaneamente para todos os inscritos naquela edição. A vantagem é poder participar do programa que oferece bolsas integrais para quem obtém um aproveitamento mínimo de 75% da prova.
  • Agendado: nesta opção você é quem define a data em que quer realizar a prova.

Existem também outras formas de entrar no UDF, especialmente para quem já passou por algum processo seletivo (Enem ou Vestibular). Confira:

  • Enem: se você participou de algum Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e alcançou um desempenho mínimo de 30%, pode utilizar sua nota para disputar uma vaga no UDF sem precisar fazer vestibular.
  • Transferência: quem já está matriculado em outra universidade e quer se transferir para o UDF não precisa fazer um novo vestibular. Basta tentar uma vaga através do edital específico para transferência.
  • Segunda graduação: o UDF dispensa o vestibular para candidatos que já têm diploma de curso superior. Além de descontos, em alguns casos dá até para aproveitar disciplinas já cursadas.
  • Retorno: para quem já foi aluno do UDF e teve que se afastar, a volta aos estudos também é facilitada – e sem vestibular.

Como funciona o vestibular do UDF

Se você quer tentar sua vaga no UDF pelo vestibular, comece a se preparar entendendo como funciona a prova.

No vestibular do UDF você terá três horas para elaborar uma redação e resolver 35 questões objetivas, na forma de teste de múltipla escolha. São cinco questões para cada uma das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa e Literatura
  • História
  • Geografia
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia

O conteúdo do vestibular do UDF é o que se estuda no Ensino Médio, o chamado núcleo comum obrigatório. Se você tem dúvidas sobre o que estudar, consulte o Manual do Candidato no site do UDF. As páginas finais trazem uma lista detalhada dos tópicos que podem ser cobrados no vestibular.

A nota máxima é 100 pontos, distribuídos da seguinte forma:

  • A redação vale até 30 pontos.
  • A prova objetiva vale até 70 pontos (2 pontos por questão).

Para não ser eliminado é preciso obter nota acima de zero na prova objetiva e conseguir pelo menos 3 pontos na redação. Se depois da prova você quiser ter uma ideia do seu desempenho, consulte os gabaritos que são publicados poucos dias depois no site da universidade.

Quais são os pré-requisitos para se matricular no UDF

Para ingressar nos cursos do UDF, você deve ter o diploma de conclusão do Ensino Médio – este é o pré-requisito para entrar em qualquer faculdade.

Se você ainda não concluiu o Ensino Médio mas está prestes a se formar, pode fazer o vestibular, desde que apresente o diploma na hora de fazer a matrícula.

Quando se inscrever e fazer o vestibular do UDF

Para o vestibular agendado, há uma flexibilidade grande nas datas em que você pode se inscrever e participar. Para as vagas do primeiro semestre, por exemplo, as inscrições começam no final de agosto do ano anterior.

Já o vestibular tradicional estabelece datas fixas. Mas fique tranquilo, pois são pelo menos quatro edições por semestre. Para ingresso no primeiro semestre, as inscrições ocorrem na segunda metade do ano anterior, com provas marcadas para setembro, outubro, novembro e dezembro.

Onde se inscrever para o vestibular do UDF

O local mais prático para se inscrever é pelo site do UDF.

É possível também fazer a inscrição pessoalmente no edifício-sede do UDF. O endereço é:

SEP SUL

EQ 704/904 Conjunto A

Brasília (DF)

Como se inscrever para o vestibular do UDF

O passo a passo para se inscrever no vestibular do UDF é bem simples e vale para inscrições online e presenciais:

  1. Preencha uma ficha com seus dados pessoais e de contato.
  2. Nesta ficha, escolha o curso que você quer fazer e também uma segunda opção.
  3. Imprima o boleto da taxa de inscrição. Pague até a data de vencimento.
  4. A partir de 72 horas após o pagamento (tempo necessário para o sistema ser atualizado e reconhecer a quitação), acesse o site e imprima o protocolo de inscrição.

Este último passo é muito importante, por dois motivos: é a certeza de que você está inscrito no vestibular e também é o passaporte que dará acesso ao local da prova, pois você terá que apresentá-lo ao fiscal do vestibular, junto com documento de identificação original com foto.

Quanto custa a inscrição do vestibular do UDF

O valor da taxa de inscrição pode variar a cada edição do vestibular e também de acordo com a prova – tradicional ou agendada. Para saber o valor atual, consulte o site do UDF.

Vale destacar que, uma vez paga, a taxa de inscrição não pode ser devolvida. O pagamento só vale para o processo seletivo no qual você está se inscrevendo.

Como funciona o vestibular dos cursos EAD do UDF

Além das graduações presenciais, o UDF oferece dezenas de cursos a distância e semipresenciais nas mais diversas áreas. A inscrição para o vestibular na modalidade EAD é feita pelo portal da Cruzeiro do Sul Educacional, grupo do qual o UDF faz parte.

Para se inscrever no vestibular EAD, você deve:

  1. Entrar no site do UDF.
  2. Acessar a área Educação a Distância.
  3. Clicar na opção Graduação a Distância para ver a lista completa de cursos EAD oferecidos pelo UDF.
  4. Escolher o curso. Você será transferido para o site da Cruzeiro do Sul Virtual.
  5. Conferir os dados do curso e clicar na opção de se inscrever.
  6. Você terá que escolher a forma de ingresso. São diversas opções:
  • Prova Agendada: esta é a única opção em que você terá que fazer uma prova de vestibular, que consiste em uma redação de no mínimo 20 linhas.
  • Enem: você pode utilizar sua nota de alguma edição do Enem a partir de 2009.
  • Segunda Graduação: nesta alternativa, você apresenta seu diploma de curso superior para ingressar no processo seletivo.
  • Transferência: quem já faz alguma faculdade não precisa prestar vestibular para tentar uma vaga nos cursos EAD do UDF.
  • R2-Formação de Professores: são cursos que preparam graduados para dar aula. Para tentar uma vaga basta apresentar o diploma de graduação.
  • Pedagogia para Licenciados: esta opção é destinada a quem tem diploma de graduação em algum curso de Licenciatura.

Depois de escolher a forma de ingresso, agende a prova ou a entrega da documentação. Se for o caso, gere o boleto da inscrição. No dia marcado, compareça ao UDF, seja para realizar a prova ou apresentar a documentação.

Veja também:

Qual profissão seguir?

O que achou das dicas sobre o vestibular do UDF? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin