dcsimg

Saiba tudo sobre o vestibular da Unicid

Descubra como funciona o vestibular e os demais processos seletivos para entrar na Universidade Cidade de São Paulo, a Unicid!

Vestibular UnicidA Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) tem mais de 40 anos de tradição e oferece cursos muito bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Existem opções nas mais diversas áreas do conhecimento, tanto em cursos presenciais como a distância. A Unicid pertence a um dos maiores grupos educacionais do País – a Cruzeiro do Sul Educacional – e tem mais de 100 polos presenciais espalhados pelo Brasil.

Veja a seguir como conquistar uma vaga na Unicid. Saiba quais são os processos seletivos da universidade e como funcionam.

Como funciona o vestibular da Unicid

Existem processos seletivos diferentes para entrar na Unicid: vestibular tradicional, prova agendada, ingresso direto pela nota do Enem e vestibular para o curso de Medicina.

Cada um deles tem regras específicas. Veja como participar:

Vestibular tradicional da Unicid

O vestibular é o processo seletivo mais conhecido dos estudantes. Para participar é necessário se inscrever e informar em qual curso você deseja a vaga.

Os candidatos devem realizar a prova em data e local determinados pela universidade. Aqueles que obtiverem as maiores pontuações serão aprovados.

A inscrição para o vestibular da Unicid pode ser feita pela internet. O candidato preenche um formulário online com todos os seus dados. Em seguida, deve imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição.

Quem não fizer o pagamento até o prazo estipulado não poderá fazer a prova.

Após o pagamento da taxa, o candidato pode acessar o site da Unicid e imprimir o protocolo de inscrição. Este protocolo deverá ser apresentado no dia da prova, junto com um documento de identificação com foto.

Normalmente a Unicid realiza mais de um vestibular para selecionar candidatos para o mesmo semestre. Funciona assim:

  • É lançado o edital com as datas de todos os vestibulares (um dos editais mais recentes, por exemplo, tinha quatro datas diferentes).
  • Cada uma destas datas representa um processo seletivo independente. Ou seja, o candidato fará a prova em apenas um desses dias.
  • Se ainda restarem vagas após a realização dos vestibulares previstos, a Unicid pode lançar novos editais para o preenchimento destas vagas.

Como é a prova

A prova consiste em uma redação e 35 questões objetivas (de múltipla escolha). O conteúdo cobrado envolve disciplinas do ensino médio. Na prova objetiva são 5 questões para cada uma destas áreas:

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
  • História
  • Geografia
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia

Cada questão vale 2 pontos (totalizando 70 pontos na prova objetiva) e a redação pode valer até 30 pontos. Ao todo a prova tradicional vale 100 pontos.

O candidato terá 3 horas no total para escrever a redação e responder às questões.

No caso de candidatos com a mesma pontuação, o critério de desempate é a nota da redação. Se ainda assim persistir o empate, o candidato mais velho tem prioridade à vaga.

Será eliminado do vestibular quem:

  • Faltar ou chegar atrasado (a tolerância é de 15 minutos após o início da prova).
  • Zerar na prova objetiva.
  • Tiver um aproveitamento inferior a 10% na redação.

Bolsa integral por mérito acadêmico

Quem faz o vestibular tradicional da Unicid tem uma oportunidade e tanto de economizar com as mensalidades. A universidade oferece bolsas integrais a quem acerta 75% ou mais da prova.

É isso mesmo! Se você for bem na prova tem a chance de estudar de graça. Não existe limite de bolsas, todos que atingirem a pontuação mínima ganharão o benefício.

Prova agendada da Unicid

Para fazer a prova agendada o candidato deve se inscrever pela internet e pagar uma taxa. O comprovante de pagamento deve ser apresentado no dia da prova.

No momento de preencher o formulário online ele escolhe o melhor dia e horário para realizar a prova.

As opções são muitas. Normalmente a Unicid disponibiliza cinco horários diferentes por dia (de segunda a sexta) e mais dois horários aos sábados.

A prova consiste apenas em uma redação, que pode valer até 100 pontos. O candidato terá uma hora para realizar a prova. O resultado é divulgado após 48 horas.

O candidato que tirar menos de 10 (dez) pontos na prova será eliminado.

Enquanto existirem vagas as inscrições para a prova agendada ficam abertas.

Ingresso pela nota do Enem na Unicid

Quem participou de alguma edição do Enem a partir de 2010 pode entrar na Unicid sem precisar fazer outra prova.

Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição. O candidato agenda um dia para entregar seu boletim de desempenho do Enem na Unicid.

Para concorrer a uma vaga o candidato não pode ter zerado em nenhuma das provas do Enem.

A pontuação é calculada pela média aritmética de todas as provas. Ou seja, somam-se todos os pontos e divide-se o resultado por 5.

O percentual de acerto é calculado dividindo a pontuação por 10 (dez). Este percentual deve ser de no mínimo 30% para que o candidato permaneça na disputa.

O resultado sai no mesmo dia e o candidato aprovado pode fazer a matrícula logo em seguida.

Vestibular para Medicina da Unicid

Quem deseja entrar para o curso de Medicina deve ficar atento ao edital do vestibular. Isso porque a Unicid realiza um processo seletivo específico para Medicina.

As inscrições são feitas pela internet e é necessário pagar uma taxa. O candidato escolhe o melhor local para realizar a prova (dentre as opções disponíveis).

A grande diferença do vestibular de Medicina para o tradicional é a prova. Para entrar em Medicina os candidatos fazem dois exames:

A prova I é composta por uma redação e 20 questões discursivas sobre Química e Biologia. A duração é de 4 horas.

A prova II é realizada no mesmo dia e é composta por 60 questões de múltipla escolha – 10 questões para cada uma das seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Geografia
  • História
  • Inglês
  • Física

Será eliminado o candidato que tirar zero na redação e/ou na prova de múltipla escolha.

Para saber mais detalhes consulte o edital dos processos seletivos no site da Unicid.

Veja também:

Veja tudo o que você precisa saber sobre os cursos da Unicid

Gostou de saber sobre as diferentes formas de entrar na Unicid? Vai tentar uma vaga? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin