dcsimg

Saiba como ganhar a Bolsa Permanência do ProUni!

Descubra como fazer para ganhar a Bolsa Permanência do PROUNI, um auxílio financeiro extra para ajudar nas despesas com os estudos!

prouni-ead

A Bolsa Permanência do PROUNI é um benefício criado pelo Governo Federal para permitir que os bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos possam custear suas despesas com educação sem prejudicar o orçamento familiar e continuar a estudar.

Descubra como fazer para ganhar a Bolsa Permanência do ProUni!

Quem pode pedir a Bolsa Permanência do PROUNI ?

Para pedir a Bolsa Permanência do ProUni, é obrigatório que você é seja um bolsista integral do Programa e que esteja matriculados em um curso com as seguintes características:

  • Presencial
  • Com duração de pelo menos 6 semestres e 6 horas diárias de aula

Como pedir a Bolsa Permanência do ProUni?

Se você tem o perfil correto ara pedir a Bolsa Permanência do ProUni, precisa passar por uma seleção.

O processo que seleciona os bolsistas para a Bolsa Permanência é mensal e depende do orçamento do Ministério da Educação.

Além disso, as faculdades interessadas em oferecer esse benefício aos seus estudantes devem se cadastrar, assinando um “Termo de Adesão. Para saber mais sobre como pedir a sua Bolsa Permanência, o melhor é conversar com o departamento da sua faculdade responsável pelo ProUni ou com o coordenador do seu curso.

Uma vez selecionado, o candidato a uma Bolsa Permanência do ProUni deve providenciar uma conta corrente individual em seu nome no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Contas do tipo poupança, eletrônicas (operação 023 da CAIXA), com mais de um titular (contas conjuntas) ou abertas com CPF que não seja o do bolsista (de um parente ou amigo, por exemplo) não são aceitas.

Após providenciar a conta corrente, o bolsista deve levar alguns documentos (RG, CPF e o comprovante bancário com os dados de sua conta) à coordenação do ProUni da faculdade onde tem a bolsa. A coordenação então fará o cadastramento no sistema do ProUni e o estudante assinará alguns documentos para começar a receber a Bolsa Permanência.

O quanto antes você pedir a Bolsa Permanência do ProUni, melhor. Isso porque o pagamento não é retroativo, ou seja, você não receberá valores acumulados referentes ao tempo que estudou na faculdade antes de ter esse benefício.

Por quanto tempo vale a Bolsa Permanência do ProUni?

O benefício da Bolsa Permanência do ProUni dura até o estudante se formar no curso onde tem a bolsa do Programa. Ele pode ser suspenso nos seguintes casos:

  • Encerramento da bolsa do ProUni.
  • Transferência da bolsa do ProUni para um curso que não se enquadre nos critérios da Bolsa Permanência.
  • Utilização dos recursos recebidos pelo estudante para outros fins, que não sejam o custeio de suas despesas educacionais.
  • Falsidade de informações ou documentos apresentados pelo estudante.
  • Solicitação do estudante beneficiado.

Qual o valor da Bolsa Permanência do ProUni?

O valor da Bolsa Permanência do ProUni está ligado à quantia paga para bolsas de iniciação científica. Ele é definido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e publicado em edital.

Para  2015, o valor da Bolsa Permanência do ProUni é de R$ 400,00.

Veja também:

O que é ProUni?

Você se encaixa nos critérios do Bolsa Permanência do ProUni? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin