dcsimg

O que preciso saber sobre Caderno de Prova Fuvest 2017

Confira agora mesmo nosso guia sobre os cadernos de prova da Fuvest 2017 e saiba como usá-los para turbinar seus estudos!

Para muita gente, basta ouvir a palavra Fuvest para tremer na base. E não é por acaso. Esse vestibular, que permite entrar na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), tem a fama de ser um dos mais complicados e concorridos do Brasil.

A edição de 2017 parece que se superou. Foi considerado um dos mais difíceis dos últimos anos. Resultado? O desempenho geral caiu e, com ele, também a quantidade de acertos necessária para passar.

Mas a Fuvest não precisa ser um bicho-papão. As provas e gabaritos estão disponíveis gratuitamente para você estudar e se familiarizar com o modelo e o grau de dificuldade. Por isso, se você pretende fazer a Fuvest um dia (ou mesmo qualquer outro vestibular), fique aqui com a gente.

Vamos explicar tudo o que você precisa saber para usar o caderno de prova da Fuvest 2017 como forma de turbinar seus estudos. Confira!

Como é o caderno de prova da primeira fase da Fuvest 2017

A Fuvest é dividida em duas fases e em cada uma delas a prova é diferente. Vamos começar com algumas informações sobre a primeira etapa.

A primeira fase da Fuvest 2017 aconteceu em novembro de 2016. Dos mais de 136 mil candidatos, cerca de 20 mil passaram para a segunda etapa.

Os participantes tiveram cinco horas para resolver 90 questões objetivas de:

  • Língua Portuguesa
  • Inglês
  • História
  • Geografia
  • Química
  • Biologia
  • Física
  • Matemática

Os cadernos de prova da Fuvest 2017 têm 28 páginas. Isso mesmo. Não é pouca coisa. As questões têm longos enunciados, gráficos, esquemas, ilustrações, etc. Em média, o candidato tem 3 minutos para ler e responder cada questão.

Para evitar fraudes (e a famosa cola!), existem cinco modelos de prova: V, Q, K, X e Z. As questões são exatamente as mesmas, o que muda é a ordem em que são apresentadas e, consequentemente, o gabarito.

E por falar nele, é importante lembrar que o caderno de prova não é corrigido. O candidato precisa passar todas as respostas para a “folha óptica de respostas” e entregá-la ao fiscal. É essa folha que será considerada para a classificação.

Como usar o caderno de prova da primeira fase da Fuvest 2017 para estudar

Seja para quem vai fazer a Fuvest ou para quem precisa dar uma turbinada nos estudos, o caderno da primeira fase é uma mina de ouro!

As questões abrangem o conteúdo dos três anos do ensino médio e exigem boa capacidade de interpretação – competência exigida no Enem e em 10 entre 10 vestibulares e concursos pelo Brasil afora.

Uma das formas de usar o caderno é resolver questões específicas de determinada matéria ou tema. Vamos supor que você precise estudar Química, mais especificamente a parte de cálculo de pH. É só procurar a questão, resolver e depois conferir o gabarito. Dá para fazer a mesma coisa para todas as matérias.

Outra forma bem interessante de usar a prova é para fazer seu próprio simulado. Nesse caso, o ideal é reproduzir ao máximo as condições do dia da prova, ou seja: nada de celular, computador, distrações, equipamentos eletrônicos e, claro, zero de materiais de consulta, combinado?

Baixe e imprima o caderno de prova, reserve um local sossegado e responda às 90 questões dentro do prazo de cinco horas. Depois, confira o gabarito. Avalie questão por questão e seja bem sincero com você mesmo: acertou no chute ou sabia bem a matéria? Das questões que errou, procure saber o porquê. É uma ótima oportunidade para entender melhor aqueles assuntos que você não domina muito bem.

Onde baixar o caderno da primeira fase da Fuvest 2017

Você pode baixar aqui o caderno de prova da primeira fase da Fuvest 2017, de graça.

O modelo disponibilizado pela Fuvest é o da prova V.

Onde encontrar o gabarito da primeira fase da Fuvest 2017

Encontrar o gabarito é mais fácil ainda. Fizemos toda a cobertura do vestibular e temos tudo registrado:

Confira agora mesmo o gabarito da Fuvest 2017.

Lembre-se de olhar o gabarito da prova do tipo V.

Como é o caderno de prova da segunda fase da Fuvest 2017

O caderno de prova da segunda fase da Fuvest 2017, na verdade, são três. É que nessa etapa os candidatos participam de uma verdadeira maratona: três dias consecutivos de provas discursivas, com quatro horas de duração cada.

Veja a seguir o que é cobrado em cada dia e baixe um exemplo de prova

Primeiro dia

  • Redação
  • 10 questões de Língua Portuguesa (Interpretação de Texto, Literatura e Gramática)

Baixe aqui a prova do primeiro dia.

Segundo dia

16 questões envolvendo:

  • Química
  • Matemática
  • Inglês
  • História
  • Geografia
  • Física
  • Biologia

Baixe aqui a prova do segundo dia.

Terceiro dia

12 questões sobre 2 ou 3 disciplinas. O conteúdo depende da carreira escolhida pelo candidato.

Baixe aqui a prova do terceiro dia.

A Fuvest não divulga gabarito para a segunda fase. Mas isso não significa que você vai ficar a ver navios. Dá para fazer o simulado e treinar as matérias, assim como na primeira fase. A diferença aqui é que, em vez de consultar uma tabela com as respostas, você deve procurar a resolução comentada ou correção feita por professores. Vários portais, cursinhos e canais do Youtube divulgam vídeos com as respostas.

Outras boas faculdades onde você pode estudar

A concorrência da Fuvest é feroz. Para cada vaga ocupada, pelo menos 14 candidatos ficam de fora. Por isso, se acontecer de você não passar, não desanime!

Você pode tentar novamente no ano seguinte ou buscar alguma outra faculdade para conquistar seu diploma. O mais importante é assegurar-se de que a instituição seja reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Conheça alguns exemplos:

Veja também:

Enem ou vestibular? Descubra qual a melhor opção para você

O que achou das provas da Fuvest 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin