dcsimg

Veja o calendário do vestibular Unicamp 2017

Para entrar na Unicamp em 2017 é preciso se inscrever no vestibular no ano anterior. Confira as datas!

Vestibular

Se você quer entrar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2017, fique atento às datas do vestibular! É preciso se inscrever com bastante antecedência, em agosto de 2016, e realizar as provas da primeira fase também neste ano.

O processo seletivo da Unicamp está entre os mais concorridos do Brasil. A instituição é uma das principais universidades públicas do País e oferece 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação. Mais de 77 mil candidatos se inscreveram na última edição do concurso, que acontece anualmente.

Não perca a chance de participar! Estudar na Unicamp é uma oportunidade de construir a base para uma carreira de sucesso. Confira as datas do vestibular para ingresso no ano letivo de 2017!

Principais datas da Unicamp 2017

O processo seletivo da Unicamp é organizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Por ser uma instituição que oferece muitas vagas e opções de cursos, todos os anos registra um número elevado de inscrições.

A exemplo de outras universidades muito disputadas, o concurso da Unicamp é dividido em duas fases. A primeira etapa acontece ao final do segundo semestre e funciona como um grande filtro. Pouco menos de um terço dos candidatos conseguem se classificar para a segunda fase, que é realizada no começo do ano seguinte, quando ocorre o ingresso dos estudantes.

Se você quer disputar uma vaga nesta importante instituição, deve se organizar para cumprir os requisitos do processo ainda em 2016. Anote as principais datas do calendário Unicamp 2017:

O que fazer em 2016

  • Inscrições: 8º de agosto a 1º de setembro de 2016
  • Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I: de 2 a 9 de setembro; Etapa II: dias 9 e 10 de outubro de 2016
  • Prova da primeira fase: 20 de novembro de 2016

O que fazer em 2017

  • Provas da segunda fase: 15, 16 e 17 de janeiro de 2017
  • Provas de Habilidades Específicas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança: 23 a 26 de janeiro de 2017
  • Divulgação da 1ª chamada: 13 de fevereiro de 2017
  • Matrícula não presencial: 14 e 15 de fevereiro de 2017

Como funciona o vestibular da Unicamp

O processo seletivo da Unicamp se estende por cerca de seis meses e mobiliza milhares de pessoas entre candidatos, organizadores, fiscais e outros profissionais. As provas acontecem em mais de 20 cidades do estado de São Paulo, distribuídas entre o interior e a região da capital.

A primeira fase conta com uma única prova, objetiva, sobre conhecimentos gerais. Muitos candidatos consideram este exame bastante difícil. A boa notícia é que é possível complementar a pontuação da prova usando a nota do Enem. Os estudantes que se classificam para a segunda fase precisam encarar três provas dissertativas, em três dias seguidos. A nota zero, em qualquer uma delas, causa a desclassificação do candidato.

Todas as normas e procedimentos deste processo seletivo estão no Manual do Candidato Unicamp, que será disponibilizado no site da Comvest. É muito importante que você dedique algum tempo à leitura do manual para participar do vestibular com mais segurança e tranquilidade.

Para conhecer mais de perto este importante concurso, confira o que cai nas provas da primeira e segunda fase!

Prova da primeira fase da Unicamp

Esta prova apresenta 90 questões de assinalar sobre conhecimentos gerais, envolvendo disciplinas do ensino médio. Cada pergunta traz quatro alternativas de resposta. Apenas uma é correta.

Veja a distribuição de questões entre as disciplinas:

  • Língua Portuguesa e Literatura – 14 questões
  • Matemática – 14 questões
  • História – 10 questões
  • Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia) – 10 questões
  • Física – 10 questões
  • Química – 10 questões
  • Biologia – 10 questões
  • Inglês – 8 questões
  • Interdisciplinares (mais de uma disciplina) – 4 questões

Provas da segunda fase da Unicamp

Todas as questões das três provas da segunda fase exigem respostas por escrito (dissertativas). Os candidatos precisam estar atentos ao conteúdo do que estão escrevendo e também à forma, respondendo de forma legível e gramaticalmente correta.

Veja o que cai nas provas da segunda fase:

  • Primeiro dia: Prova de Redação (desenvolvimento de dois textos) e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (6 questões dissertativas).
  • Segundo dia: Provas de História, Matemática e Geografia (cada uma com 6 questões dissertativas).
  • Terceiro dia: Provas de Química, Física e Biologia (cada uma com 6 questões dissertativas).

Leituras obrigatórias da Unicamp 2017

Para se sair bem na primeira e segunda fase da Unicamp 2017, comece a ler as obras obrigatórias com antecedência. A Comvest já divulgou a lista dos livros que serão cobrados no vestibular. Confira:

Poesia:

Sonetos – Luís de Camões

Poemas Negros – Jorge de Lima

Contos:

Amor, do livro Laços de Família – Clarice Lispector

A Hora e a Vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana – Guimarães Rosa

Negrinha, do livro Negrinha – Monteiro Lobato

Teatro:

Lisbela e o Prisioneiro – Osman Lins

Romance:

O Cortiço – Aluísio Azevedo

Coração, Cabeça e Estômago – Camilo Castelo Branco

Caminhos Cruzados – Érico Veríssimo

Til – José de Alencar

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Terra Sonâmbula – Mia Couto


Como garantir a inscrição na Unicamp 2017

A inscrição deve ser feita pela internet. Você deve entrar no site da Comvest e preencher um formulário eletrônico. Ao concluir o processo, o sistema vai emitir um boleto com uma taxa, que você deve pagar na rede bancária para confirmar sua inscrição.

Quem obteve a isenção da taxa não está automaticamente inscrito no vestibular. Os estudantes beneficiados também precisam preencher o formulário eletrônico de inscrição, usando o código de candidato isento.

Veja também:

Calendário Fuvest 2017

Vai participar do vestibular da Unicamp 2017? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin