dcsimg

Como se manter durante a faculdade

O período durante a faculdade pode se tornar lucrativo, basta deixar a criatividade solta e inovar, buscando agradar um público que se torne cativo e garanta no final do mês um dinheiro extra.

Reflexões sobre a Carreira

É interessante destacar todo o almejo que os estudantes possuem na busca de aperfeiçoar seus conhecimentos. A busca de conhecimento é uma das metas afim de se destacar no mercado de trabalho, seja trabalhando na iniciativa privada ou pública. Há ainda os desbravadores que com o espírito empreendedor consolidam seus sonhos na abertura de um negócio próprio.

Neste âmbito de preparação para a carreira, há diversas estratégias, sobretudo aquelas aliadas ao ensino superior. Porém, muitos alunos possuem dificuldades no percurso de alcançar suas metas, um dos desafios mais comuns é como se manter durante a faculdade. É interessante destacar que mesmo os alunos de universidades públicas também possuem suas dificuldades, mesmo o ensino sendo gratuito, há diversas despesas para se manter na cidade sede da instituição de ensino. Há também os alunos de universidades particulares, que podem obter benefícios dos programas do governo federal (ProUni e Fies), porém também possuem os mesmos desafios dos alunos de universidades públicas.

Vale destacar também que o início dos estudos de ensino superior muitas vezes marca também uma nova etapa de vida das pessoas. É nesta etapa que muitos alunos iniciam o processo de “saída do ninho”, e que darão os primeiros passos rumo a independência. Visando este processo de independência, e talvez muitas vezes por falta de recursos da família, muitos estudantes buscam formas de se manter financeiramente durante o período de estudos, ou mesmo aprimorar sua renda, visando aumentar sua experiência durante o período de graduação aproveitando mais as oportunidades de lazer.

Formas de Aprimorar a Renda durante a faculdade

É fato que a busca por um estágio muitas vezes possui rentabilidade maior, proporcionando ao estudante meio de se manter durante o período de estudos. Porém, no início do curso há certas dificuldades, principalmente pela adaptação a nova rotina de vida, amadurecimento pessoal e inexperiência profissional. Desta forma, há diversas alternativas para os alunos que buscam aprimorar a renda:

  • Venda de alimentos – Para aqueles que sabem cozinhar, a venda de algum produto alimentício é uma das melhores opções. Basta iniciar sua produção e expandir os negócios no maior âmbito que conseguir e assim gerar no final do mês um bom lucro. As sugestões de produtos são: brigadeiro, trufas, chocolates, sanduíches naturais, tortas, salada de fruta, entre outros. Uma dica é procurar pela receita de família que contenha um sabor diferenciado, algum toque que ganhe destaque e você possa conquistar muitos clientes. Caso tenha procura, você pode aceitar encomendas para festas, almoços e outros eventos.
  • Digitador/Tradutor/Editor – Se você tem habilidade na escrita ou possui conhecimento de outro idioma, entre algumas opções de aumentar a renda encontram-se a digitação e/ou edição de trabalhos e tradução de textos. Na faculdade sempre existirão colegas que por falta de tempo preferem pagar para digitar um trabalho ou traduzir um artigo, sem mencionar que muitos destes não possuem conhecimentos ligados as normas da ABNT e pagam para que o trabalho seja editado com qualidade.
  • Cabelos/unhas/maquiagem – Caso o estudante possua habilidades voltadas a aparência, é possível que o mesmo ofereça seus serviços focados principalmente no público feminino. É possível então aprimorar a renda, focado nos serviços de maquiagem, manicure, cabelereiro. É possível também vender produtos cosméticos voltados na área. Com certeza há oportunidades na área devido ao número de festas e churrascos durante o período acadêmico, e a preocupação geral com a aparência.
  • Monitoria/Iniciação Científica – Dentro da faculdade é possível conseguir bolsa de monitoria caso o aluno se destaque com boas notas em uma disciplina, ou mesmo se o seu coeficiente de notas seja favorável. Na mesma linha, é possível conseguir orientação em um trabalho de pesquisa juntamente com um professor e garantir uma bolsa de iniciação de pesquisa junto aos órgãos de fomento.
  • Passear com Cachorros – Se na cidade em que sua faculdade estiver instalada, a maioria dos seus vizinhos for dono de cachorro, que tal negociar com eles e levar os animais para passear? O valor cobrado depende de quantas vezes na semana e quanto tempo de passeio. A procura por este serviço é cada vez maior, e muitas vezes é um serviço agradável quando a cidade comporta parques e jardins.
  • Venda de cosméticos – O Brasil é o segundo maior consumidor de cosméticos, logo, a ideia de vender estes produtos é garantia de sucesso. Existem muitas marcas famosas no Brasil, geralmente ao revender produtos de marcas conhecidas, a pessoa ganha por porcentagem de venda ou no valor do produto vendido.
  • Instrutor de língua estrangeira – Para aqueles que dominam algum idioma, usar este conhecimento para gerar dinheiro é muito fácil. Basta organizar seus horários, preparar um material didático e um esquema de aula, que logo irão aparecer clientes. Saber mais de um idioma é quesito essencial, e muitos optam por aulas particulares. Então é o momento de dividir seu conhecimento e com isso aumentar sua renda.

Na hora de começar qualquer negócio durante a faculdade é essencial que a criatividade ganhe lugar e gere boas ideais e, o principal, que sejam lucrativas. O percurso até a carreira exige muitos desafios, e muitas vezes é neste percurso que aparecem oportunidades que irão destacar o jovem profissional no mercado de trabalho.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin