dcsimg

Como utilizar o FIES para pagar a faculdade?

Descubra como conseguir o financiamento do FIES para pagar a faculdade particular!

fies-logo

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para financiar cursos de graduação na educação superior, em instituições não gratuitas, a juros baixos. Desde a sua criação, em 1999, cerca de 2 milhões de estudantes já usaram o FIES para pagar a faculdade particular.

Saiba tudo o que você precisa fazer para conseguir o FIES e pagar uma faculdade para turbinar sua carreira!

Como funciona o FIES?

O FIES está dividido em três fases:

  1. Utilização: vai do momento em que o estudante começa a receber o benefício até a sua formatura no curso financiado. Durante esse período, deve pagar apenas os valores referente aos juros do financiamento, em parcelas trimestrais fixas.
  2. Carência: começa a contar no momento em que o estudante se forma e dura um ano e meio. Durante essa fase, o estudante só precisa pagar as parcelas trimestrais.
  3. Amortização:  um ano e meio depois de formado, o estudante começa a pagar a dívida do financiamento propriamente dita. O prazo é de até três vezes a duração do curso financiado.

Quem pode pedir o financiamento do FIES?

Pode pedir o FIES o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com pelo menos  450 pontos na média das provas e nota maior que zero em redação. A renda familiar bruta mensal também é um requisito para pedir o FIES e não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa.

Quando posso me inscrever para o FIES?

O FIES acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Quais faculdades participam do FIES?

A partir de 2015, o FIES passou a limitar o número de vagas. A quantidade de financiamentos disponíveis varia a cada semestre, assim como as faculdades participantes. Mas uma coisa é certa: todas as faculdades que participam do FIES são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), o que significa que os cursos financiados são de qualidade!

Quais cursos podem ser financiados pelo FIES?

O FIES tem vagas para cursos variados e a oferta varia a cada edição do processo seletivo.

É importante saber, no entanto, que o MEC prioriza cursos ligados à Saúde, Engenharias e Formação de Professores. Essas áreas, juntas, correspondem a cerca de 70% do total de financiamentos concedidos a cada semestre.

Precisa de fiador para conseguir o FIES?

Sim, o processo de concessão do benefício exige um fiador. O estudante será dispensado desta exigência nos seguintes casos:

  • se estiver matriculado em curso de licenciatura;
  • se for bolsista parcial do ProUni;
  • se a renda familiar per capta mensal for de até um salário mínimo e meio.

Nestas condições, ao invés do fiador, o estudante deverá optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) ao fazer a inscrição.

Bolsista parcial do ProUni pode pagar o restante da mensalidade por meio do FIES?

Sim. O estudante pode utilizar recursos do FIES para pagar o restante da mensalidade. Mas precisa aplicar este financiamento no mesmo curso e instituição onde tem a bolsa do ProUni, e a soma dos dois benefícios não deve ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.

Como fazer a inscrição do FIES?

O estudante deve fazer sua inscrição na internet, no site do FIES Seleção.

Caso seja selecionado deve fazer um novo cadastro, no site do Sis FIES. Em seguida, precisará comprovar informações na faculdade, depois comparecer à agência bancária escolhida durante a inscrição levando toda a documentação necessária e contratar o financiamento.

Você pode obter mais informações sobre o FIES pela Central de Atendimento, no telefone 0800 616161, ou no site do FIES.

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o FIES

Vai tentar um financiamento do FIES para pagar a faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin