dcsimg

Confira o calendário do vestibular Unesp 2017

Veja quando se inscrever no processo seletivo para entrar na Unesp no início de 2017, as datas das provas e muito mais!

VestibularA Universidade Estadual Paulista (Unesp) está entre as maiores instituições públicas de ensino superior do País. Conta com 179 cursos de graduação gratuitos e uma das mais modernas e completas estruturas, com unidades distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo.

Se você quer estudar na Unesp, precisa se organizar com antecedência para prestar o vestibular. Para ingressar na instituição no primeiro semestre de 2017, deve participar do processo seletivo em 2016. Tanto as inscrições quanto as provas da primeira e segunda fase acontecem no ano anterior ao nome do concurso.

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), que organiza todo o processo, divulgou as principais datas da próxima edição. Confira o calendário da Unesp 2017 e saiba como funciona este concurso, que é um dos mais concorridos do Brasil!

O calendário Unesp 2017

As principais datas do processo seletivo para ingresso na Unesp no primeiro semestre de 2017 já foram divulgadas pela organização do vestibular. O candidato terá cerca de um mês para se inscrever, depois fará as provas da primeira e segunda fase em novembro e dezembro de 2016, respectivamente. Confira:

  • Inscrições: 12 de setembro a 10 de outubro de 2016
  • Primeira fase: 13 de novembro de 2016
  • Segunda fase: 18 e 19 de dezembro de 2016
  • Resultados: 3 de fevereiro de 2017

Outras datas e informações importantes serão divulgadas pela Fundação à medida que o período de inscrições for se aproximando. Fique ligado para não perder esta chance! O Manual do Candidato Unesp 2017 também será disponibilizado no site oficial do vestibular e deve ser conferido por quem pretende participar!

Como se inscrever na Unesp 2017?

As inscrições são feitas pela internet, no site da Fundação Vunesp. Os candidatos devem preencher uma ficha de inscrição, fornecendo dados pessoais, indicando a opção de curso e a cidade onde desejam realizar as provas. Depois, basta imprimir o boleto bancário e fazer o pagamento da taxa.

O valor para a edição do vestibular 2017 ainda não foi divulgado. A Fundação vai publicar esta informação no site oficial, assim como as condições para obter a isenção ou redução da taxa.

Como funciona o vestibular da Unesp?

O processo seletivo da Unesp é um dos maiores do País. A última edição do vestibular registrou 103 mil inscrições na disputa por 7,3 mil vagas da instituição. O curso mais concorrido foi o de Medicina, com 243,8 candidatos por vaga.

É preciso estar bem preparado para encarar as diferentes etapas deste desafio! A primeira fase conta com uma única prova sobre conhecimentos gerais. As perguntas são objetivas, com respostas de assinalar. Na segunda fase os candidatos realizam duas provas discursivas, que exigem respostas por escrito, em dois dias seguidos.

A pontuação dos candidatos no Enem pode ser utilizada como complemento da nota da prova da primeira fase. Consulte o edital no site da Vunesp para entender como é feito este cálculo.

A primeira fase do vestibular da Unesp

A prova da primeira fase funciona como uma pré-seleção. Ela é totalmente objetiva e conta com 90 questões sobre conhecimentos gerais. Cada questão apresenta cinco alternativas de resposta e apenas uma é correta. O tempo total de realização da prova é de quatro horas e meia.

O exame é dividido em três áreas do conhecimento. Confira as disciplinas e a quantidade de questões de cada uma delas:

  • Linguagens e Códigos (30 questões): Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.
  • Ciências Humanas (30 questões): História, Geografia e Filosofia.
  • Ciências da Natureza e Matemática (30 questões): Biologia, Química, Física e Matemática.

A segunda fase do vestibular da Unesp

As provas da segunda fase exigem respostas por escrito em todas as questões. O tempo de realização de cada exame é igual ao da primeira fase: quatro horas e meia.

No primeiro dia, os candidatos respondem a 12 questões da área de Exatas ou Humanas, dependendo do curso escolhido. No segundo dia, acontece a prova de Língua Portuguesa, também com 12 questões dissertativas, mais a prova de redação. Confira o conteúdo de cada uma delas:

Primeiro dia: Questões sobre Matemática, Biologia, Física e Química, para candidatos a cursos das Ciências Exatas ou Biológicas. Questões sobre História, Geografia e Filosofia, para candidatos a cursos da área de Humanas.

Segundo dia: Questões sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física, Arte e produção de um texto dissertativo.

Onde são realizadas as provas do vestibular da Unesp?

Em São Paulo, os candidatos podem realizar os exames em 31 cidades, bem distribuídas entre o interior e a região da capital. Mas o vestibular da Unesp atrai também um grande número de estudantes de outras regiões do País e conta com locais de prova em diferentes estados. É possível realizar os exames em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

Por que tentar uma vaga na Unesp?

Criada em 1976, a Unesp é hoje uma das principais universidades públicas do Brasil. A qualidade do seu sistema de ensino tornou-se reconhecida também internacionalmente ao longo destes anos.

Presente em praticamente todo o território paulista, conta com 24 campi: um na capital, outro no litoral, em São Vicente, e outros 22 no interior do estado. A Universidade possui 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas.

Sua infraestrutura conta ainda com museus, hortos, biotérios, jardins botânicos, fazendas experimentais, hospitais veterinários, clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, além do importante Hospital das Clínicas, em Botucatu.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no Disque Vunesp: (11) 3874-6300.

Veja também:

Descubra como e quando fazer a inscrição pra Fuvest em 2016

Vai prestar o vestibular da Unesp? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin