dcsimg

FIES Passo a Passo

Descubra como fazer o FIES em cinco passos simples!

fies-logo

O FIES é o Financiamento Estudantil do Governo Federal. Criado para facilitar o acesso ao ensino superior e ajudar a pagar a faculdade particular, o FIES oferece empréstimos a juros baixos  e o estudante só começa a pagar a dívida depois de se formar.

Confira o passo a passo do FIES, descubra os critérios de participação no Programa e veja se você também pode conseguir o financiamento para pagar a faculdade.

1. Descobrir se você pode pedir o FIES

Um dos principais critérios do FIES é a renda familiar. A partir de 2015, o Programa passou a exigir também um desempenho mínimo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Poderá pedir o FIES quem:

  • Participou do Enem a partir de 2010, obtendo pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
  • Possui renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

2. Fazer a inscrição para o processo seletivo do FIES

A partir de 2015, o FIES diminuiu o número de vagas e passou a fazer um processo seletivo para conceder o benefício. As inscrições abrem duas vezes por ano e devem ser feitas no site do FIES Seleção.

Caso seja selecionado, você terá de fazer um cadastro em outro site para continuar o processo. Confira a seguir.

3. Fazer o cadastro no Sistema do FIES

Ao ser selecionado, é importante ficar de olho nos prazos. Os candidatos aptos a fazerem o financiamento devem prestar uma série de informações no SisFIES.

O FIES não funciona para todas as universidades particulares do País. É necessário que a instituição assine um termo de adesão e seja participante do Programa para que seus alunos solicitem o benefício. Além disso, somente faculdades autorizadas pelo MEC e com avaliação positiva podem participar.

O primeiro passo para pedir o financiamento do Governo, portanto, é descobrir se a universidade onde você estuda participa do FIES. Não se preocupe! São milhares de instituições participantes em todas as regiões do País.

Você pode consultar diretamente a faculdade para saber se ela participa do FIES, ou fazer uma pesquisa no site oficial do Programa, seguindo o passo a passo:

  1. Acesse o site do FIES.
  2. Nos filtros de busca, selecione os itens: UF (seu Estado), Município, Instituição e Local de Oferta.
  3. Clique em “Pesquisar”. Aparecerá uma lista com todas as instituições participantes de acordo com as características que você pesquisou.

4. Validar as informações na faculdade

Após confirmar sua inscrição no site do FIES, você terá um prazo para apresentar a documentação necessária na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua universidade. Toda faculdade participante do FIES tem uma CPSA para apoiar seus alunos no processo de contratação do FIES.

Caso esteja tudo OK com seus documentos, você poderá realizar a fase seguinte.

5. Contratar o financiamento no banco

Após comprovar a documentação na faculdade, ocê terá um prazo para contratar o FIES no banco. São dois os bancos autorizados: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Você deve consultar a documentação necessária e levar tudo até uma agência bancária, dentro do prazo regulamentar, para fazer a contratação do seu financiamento do FIES.

Com isso feito, você já pode usufruir do benefício!

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o FIES

Você vai pedir o FIES para pagar a faculdade? Deixe seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin